Crianças poderão conhecer e aprender as lendas da floresta no sábado (5) e participar de um baile de carimbó, no domingo (13)
Kelly Orasi |
Créditos: Sattva Orasi |
A Casa Museu Ema Klabin realiza no mês de outubro uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças. Neste sábado, 5 de outubro, das 15h às 16h, a contadora de histórias Kelly Orasi e o músico Décio Gioielli apresentam o espetáculo Lendas da Floresta, transportando o público para o universo mágico das lendas amazônicas. Macunaíma, o maior representante dos povos da floresta, abre caminho para um repertório de lendas que trazem à tona os mistérios dos seres protetores da mata.
Com 30 anos de trajetória artística, sendo 26 dedicados à contação de histórias, Kelly envolve o público com humor, suspense e jogos interativos. A apresentação é marcada por um vasto repertório corporal e vocal, além da manipulação dos objetos. A viagem pelo imaginário popular fica ainda mais divertida ao ser embalada pelos sons das kalimbas (instrumento de origem africana) e instrumentos de percussão, executados por Décio Gioielli.
Baile da bicharada ensina a dançar o carimbó
No dia 13 de outubro, das 11h às 12h, o grupo Carimbó é o BICHO! comanda o Baile da Bicharada, com músicas que falam dos animais da Amazônia no ritmo do carimbó. As crianças vão receber roupas típicas para aprender a dançar o carimbó, este ritmo que recebeu em 2014 o título de patrimônio cultural brasileiro.
Voltado para crianças de todas as idades, o Baile da Bicharada é uma apresentação criativa, educativa e divertida, colocando os bichos amazônicos no centro do repertório, com músicas que falam de cobra, macaco, peixe boi e da ave maçariquinho. As crianças ainda podem conhecer instrumentos tradicionais como o curimbó, maracás, banjo e flauta, refletindo uma diversidade de influências indígenas, africanas e europeias.
Serviço:
Dia das Crianças
Contação de histórias: Lendas da Floresta
5 de outubro (sábado), das 15h às 16h
Baile da Bicharada, com Carimbó é o BICHO!
13 de outubro (domingo), das 11h às 12h
Livre
Gratuito*
100 vagas por ordem de chegada
Sobre a Casa Museu Ema Klabin:
A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.
A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.
A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.
O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.
Acesse nosso site e redes sociais
Site: https://emaklabin.org.br
Instagram: @emaklabin
YouTube: https://www.youtube.com/c/
Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.
ema-klabin
Facebook: https://www.facebook.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?