Cultura - Fotografia

Exposição fotográfica celebra os 24 anos da Resex Chico Mendes

12 de Março de 2014

A Reserva Extrativista Chico Mendes festeja 24 anos de criação no próximo dia 12 de março. Como parte das comemorações, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Biblioteca da Floresta, no Acre, promoverão uma exposição fotográfica que mostrará o cotidiano da população local e as belezas naturais da segunda maior Unidade de Conservação (UC) brasileira em extensão. As imagens inéditas que farão parte da exposição foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo WWF-Brasil em setembro de 2013.

Foram selecionadas 20 fotos que visam mostrar a riqueza da biodiversidade existente na Resex e o dia-a-dia de seus moradores, assim como sensibilizar o grande público para a importância da manutenção de uma área como esta. A exposição será inaugurada em maio, na Biblioteca da Floresta e na Resex Chico Mendes, onde percorrerá os sete municípios do entorno da UC, que tem quase um milhão de hectares e 1,8 mil famílias.

De acordo com Íria de Oliveira, analista ambiental do ICMBio, “a exposição itinerante é uma comemoração que será estendida até os 25 anos da Resex. A atividade é muito importante para que o público em geral, principalmente as crianças e adolescentes, compreenda a importância da Reserva e aprenda a cuidar e respeitá-la”.

Para Ricardo Mello, coordenador adjunto do Programa Amazônia do WWF-Brasil, a exposição é uma oportunidade para “divulgar como as parcerias ente moradores e instituições têm feito das áreas protegidas do Acre um exemplo de desenvolvimento sustentável para o resto do país, como é também o caso da Resex Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira (AC) que, de acordo com o último relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), foi considerada uma das 10 UCs brasileiras com alto grau de implementação”.

Dentro da Resex Chico Mendes, o WWF-Brasil trabalha em conjunto com o ICMBio e outros parceiros no apoio ao manejo florestal comunitário, além de dar suporte à elaboração dos planos de manejo e à criação e capacitação do conselho gestor da unidade, além de buscar propor ferramentas, políticas e análises que promovam a melhoria do planejamento e gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A exposição fotográfica também será uma das atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho na Universidade Federal do Acre.

Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Comentários
Assista ao vídeo