Foto: Divulgação |
Sinopse:
O Espetáculo narra a conhecida história dos inseparáveis amigos João Grilo e Chicó. No Sertão nordestino, onde a fome, a aridez e a seca são uma constante na vida de seus habitantes, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas e a desigualdade social.
Proposta de Direção:
O teatro é sem dúvida alguma, uma potente ferramenta aglutinadora das linguagens artísticas e a obra do genial autor brasileiro Ariano Suassuna apresenta uma riqueza absurda de elementos e referências estéticas que vão desde a farsa clássica medieval, passando pela comédia dellarte e á rica e diversa cultura popular brasileira. A proposta do espetáculo parte justamente da premissa de que a obra transcende o regionalismo se tornando uma representação genuína do teatro popular brasileiro.
A ideia é abraçar as referências sugeridas pelo autor, reforçando seu caráter cômico e o carisma das personagens. Sendo um dos maiores desafios da montagem, a adaptação da obra em não perder a sua essência e contar a história em pouco mais de uma hora.
As referências estéticas que traz o contexto da obra são levemente apontadas nos figurinos e na cenografia simples, tendo em vista que aqui o foco principal é a força do texto e a interpretação dos atores.
Autor:
Ariano Suassuna
Direção e Adaptação:
Ruber Gonçalves da Obra de Ariano Suassuna
Diretor e Ator - Integrou o CPT - Centro de Pesquisa Teatral/Sesc sob a direção de Antunes Filho. Graduado em Licenciatura Plena em Artes pela Faculdade Paulista de Artes. Pós-graduação em Direção Teatral - Escola Superior de Artes Célia Helena, onde também se especializou em Corpo: Teatro, Dança e Performance. Com 30 anos de vivência nos palcos, participou de diversos festivais e temporadas em países da América do Sul e Europa. Co-fundador do NAP- Núcleo de Artes Paulista, onde ocupa a função de diretor.
Cenário e Figurino
Ruber Gonçalves.
Elenco: Nando Barbosa, Lucas Ronconi, Alexandre Freitas, Armando Poloniato, Cris Mazzuca, Glauber Dias, Haroldo Bianchi, Lisiette Navarro, Mario Candido, Rafael Sopran, Renato Arantes e Rita Lopes.
Produção: Ruber Gonçalves e Marcelo Cabral
Domingos de agosto e setembro
Horario: 19h30
Duração: 70 minutos.
Foto: Divulgação |
INGRESSOS NO SITE DO TEATRO
www.teatrosantoagostinho.com.br
Valores R$ 70,00 (Inteira) R$ 35,00 (Meia)
TEATRO SANTO AGOSTINHO
R: Apeninos 118 (Próximo ao Metrô Vergueiro)