Notícias - Televisão

Jeferson De, Emicida e Paulo Lins debatem filme vencedor do Oscar no Metrópolis

10 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O filme 12 Anos de Escravidão, que acabou de ganhar as estatuetas do Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante, está motivando uma série de discussões sobre o tema do roteiro.

O Metrópolis promove neste domingo (9/3), direto do estúdio do programa, um debate entre o rapper Emicida, o cineasta Jeferson De (diretor do filme Bróder) e o escritor Paulo Lins (autor de Cidade de Deus). A edição vai ao ar às 20h, na tela da Cultura. Ao lado da apresentadora Adriana Couto, eles discutem aspectos diversos sobre a produção e sobre a escravidão no Brasil.

Para Jeferson De, as grandes cenas do filme são aquelas em que o personagem Solomon Northup, interpretado por Chiwetel Ejiofor, explora o silêncio. “É raro na história da sétima arte você ver escravos, sejam eles negros ou não, concentrando sua força não no verbo, mas na representação como um todo. O silêncio e o canto deste filme são de um primor incrível”, destaca.

Paulo Lins faz um comparativo entre o filme do diretor Steve McQueen e o período de escravidão no Brasil. “O que me tocou foram as cenas de humilhação, espancamento, assassinato e saber que tudo isso aconteceu no Brasil. Há um livro que fala sobre escravidão no Rio de Janeiro e cita o número de pessoas assassinadas no Brasil e de africanos que cometiam suicídio. Na Santa Casa de Misericórdia há documentos que registravam 300 mortes por semana”, declara.

Questionado sobre algumas de suas letras que tocam na questão da escravidão, Emicida explica: “Acho importante levantar essa questão porque minha geração é fruto desta história mal contada. Há pessoas que tocam no assunto de maneira muito superficial. O mundo de hoje abre outras perspectivas e inspira pessoas a contar esse tipo de história, além de mostrar que o que aconteceu (no Brasil) foi um crime hediondo”.

12 Anos de Escravidão conta a trajetória dramática de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo que conseguiu a liberdade e vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Comentários
Assista ao vídeo