Notícias -

Catho-Fipe calcula menor taxa de desemprego para fevereiro

7 de Março de 2014

A taxa de desemprego de fevereiro medida pela PME/IBGE deve ficar em 5,1%, segundo a projeção Catho-Fipe. Esse valor, apesar de maior do que o registrado em janeiro (4,8%), é 0.5 ponto percentual menor do que o do mesmo mês de 2013. Se confirmado, será o menor valor para o mês de fevereiro desde o início da série histórica (2002).

Esse movimento de aumento da taxa na comparação mensal é esperado devido à sazonalidade do final de ano. Em dezembro, muitos trabalhadores deixam o mercado de trabalho, causando redução na taxa de desemprego e aumento na relação de vagas por candidato. Em janeiro e fevereiro, porém, com a volta dos trabalhadores ao mercado, a taxa de desemprego volta a subir.

Em janeiro deste ano, a taxa de desemprego subiu menos em relação a dezembro do que nos anos anteriores: 0,5 ponto percentual, sendo que nos três anos anteriores (2013, 2012 e 2011) havia subido 0,8 ponto percentual. Para fevereiro, a projeção Catho-Fipe é de que o aumento em relação ao desemprego registrado em dezembro seja de 0,8 ponto percentual, que se compara com 1,0 registrados em 2013 e 2012 e 1,1 em 2011.

Taxa de Desemprego Antecipada
Ao compilar e processar informações de currículos, anúncios de vagas e de contratações disponibilizados pela Catho, a Fipe calcula uma estimativa para a taxa de desemprego da Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE)*. A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada de fevereiro de 2014 é de 5,1%, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação a fevereiro de 2013.

Este resultado, se confirmado, representará a menor taxa de desemprego já apurada pelo IBGE para o mês de fevereiro desde a introdução da atual metodologia da PME, iniciada em 2002.

A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada é feita por meio da técnica do “nowcasting”, que utiliza dados disponibilizados em “tempo real” para produzir informações e estatísticas precisas, sem a necessidade de esperar semanas ou meses até os institutos de pesquisa divulgarem os indicadores oficiais e defasados. No caso da Taxa de Desemprego, a Fipe cruza informações obtidas com buscas na Internet (por meio de palavras chave relacionadas a emprego, por exemplo) com informações de vagas, candidatos e contratações da Catho, além de outros dados econômicos e também a própria série da PME dos meses anteriores para estimar a taxa de desemprego do mês corrente, sempre divulgada no último dia útil do mês. 

* A Taxa de Desemprego do IBGE é calculada com base na Pesquisa Mensal do Emprego (PME), que abrange seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.


Indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe

Metodologia disponível em: www.fipe.org.br

Comentários
Assista ao vídeo