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Gestão Inovadora da Educação reconhece políticas educacionais inovadoras em 10 cidades

15 de Julho de 2024

Iniciativa reconhece e valoriza atuações de sucesso na rede pública de ensino pelo Brasil. Objetivo é incentivar novos bons exemplos na valorização da aprendizagem

Troféu Gestão Inovadora da Educação | Foto: Divulgação Mind Lab

Um dos grandes desafios nacionais é a melhoria da educação. O último balanço anual do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, uma prova para alunos de 15 anos realizada pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado em dezembro passado, aponta que o Brasil ocupou a 53ª posição em leitura, 61ª em ciências e 65ª em matemática, em um ranking composto por 81 nações.

Com o objetivo de estimular práticas capazes de ajudar a melhorar esse cenário, é criado o prêmio de “Gestão Inovadora da Educação”, iniciativa da Mind Lab, metodologia de ensino que adota jogos de raciocínio para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em crianças e jovens. Os vencedores foram divulgados na última quarta-feira (10).

A ação, que teve apoio técnico do Porvir, iniciativa de comunicação e mobilização sobre inovações em educação, também tem como proposta de reconhecer e valorizar as gestões municipais que se destacam pela inovação e efetividade na área da educação. Foram selecionadas as secretarias de Barretos, Caraguatatuba, Piracicaba, Marília e São Bernardo do Campo, em São Paulo; Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro; Vitória da Conquista, na Bahia; Recife, em Pernambuco; e Rio Branco, no Acre.

“A educação é o fator que transforma uma sociedade e, por isso, nós, que atuamos no segmento há mais de 30 anos, sendo quase 20 no Brasil, entendemos a importância em valorizar as boas práticas e quem busca fazer diferente, com foco no impulsionamento da qualidade do ensino público”, afirma Valmir Pereira, fundador e CEO da Mind Lab.

“A Constituição Federal de 1988 garante a todos o acesso à educação, mas a realidade nacional mostra que ainda há muito a ser feito no país como um todo. Por isso, enxergamos a premiação como uma forma de enaltecer o bom trabalho de lugares que sabem da importância dos estudos na vida de cada um de nós e estimular que novos bons projetos ganhem força em mais municípios”, complementa.

As redes selecionadas pelo Prêmio Gestão Inovadora da Educação recebem troféu, certificado e selo “Gestão Inovadora da Educação” para facilitar a divulgação de suas iniciativas.

Casos bem-sucedidos:

  • Gestão participativa

No Recife (PE), parcerias entre escolas passaram a formar uma rede de aperfeiçoamento mútuo. Por lá, os professores compartilham suas experiências positivas em materiais de apoio distribuídos aos colegas.

Em Caraguatatuba (SP), os alunos vêm ganhando cada vez mais autonomia e voz. A participação democrática é vista sobretudo na eleição da Câmara Jovem, com um representante de cada escola.

  • Desenvolvimento socioemocional

Piracicaba (SP) tem investido em um núcleo de ação psicossocial, com novos profissionais apoiando o trabalho dos professores ao promover escutas, oferecer orientações e chegar até as famílias.

Em São Bernardo do Campo (SP), salas para projetos mão-na-massa e programas especiais proporcionam com que alunos desenvolvam sua autoestima, capacidade de colaboração e comunicação enquanto aprendem conteúdos do currículo regular.

  • Formação de professores

Campos dos Goytacazes (RJ) tem preparado os professores para usar mais as tecnologias digitais, seja com formações sobre como aproveitarem jogos digitais ou com ajuda para fazerem videoaulas de qualidade.

A secretaria de educação de Barretos (SP) aposta fortemente na formação continuada e passou a recompensar com bolsas os professores e diretores que participam de cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela própria rede.

  • Avaliação e monitoramento

Angra dos Reis (RJ) desenvolveu um sistema de avaliação bimestral padronizado exclusivo, que avalia até a fluência leitora. E, mais importante, os dados chegam rapidamente às mãos dos coordenadores e professores para tomada de decisão.

Em Rio Branco (AC), o monitoramento da aprendizagem é essencial para as formações pedagógicas. Ao perceber que os professores usavam pouco os recursos tecnológicos, por exemplo, a rede investiu em cursos na área.

  • Tecnologia em processos de gestão

Em Marília (SP), a criação do site oficial da educação municipal se tornou um instrumento de transparência e desburocratização. Todos os documentos oficiais da rede estão abertos ao público e ajudam a acelerar processos internos, como de aquisição de materiais.

Quem mais ganhou tempo em Vitória da Conquista (BA) foram as famílias: pela primeira vez, a cidade teve matrículas online, o que acabou com as filas na porta das escolas. E todos foram atendidos: quem não sabia fazer o processo teve ajuda de equipes da secretaria.

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