O dia-a-dia do campo, informações sobre agronegócios, cooperativismo, pecuária, pesca e matérias especiais. Esses são os temas do novo programa da RICTV Record Santa Catarina, o RIC Rural. Com estreia para domingo (9/3), às 9h, direto do oeste catarinense, o canal pretende ser o porta-voz do cooperativismo no estado.
Com a novidade os produtores já iniciarão a semana sabendo a cotação de seus produtos no mercado, seja grãos, cereais ou carnes. Especialistas também vão dar dicas para dinamizar a rotina e custos, aproveitando mais as ferramentas, insumos e equipamentos. A área da pesca também terá espaço, sendo uma importante fonte de informação econômica, já que o litoral catarinense é um dos maiores produtores de pescados e crustáceos do Brasil.
De acordo João Rodrigues, secretário de Agricultura de Santa Catarina, a área vive um período excepcional pela abertura das exportações de carne já que o estado é o único do Brasil livre de febre aftosa sem necessitar vacinação, sendo assim importante a divulgação do setor. "Temos que parabenizar pela abertura de um espaço privilegiado, que mostra personagens e situações que não costumamos ver no cotidiano televisivo. Parabéns à direção do Grupo RIC e aos jornalistas e demais funcionários", afirma.
O apresentador
Com mais de 12 anos de carreira, Cleberson da Silva (36 anos), apresenta o programa, direto de Chapecó. O profissional é graduado em Jornalismo pela Unochapecó e em Linguagens Contemporâneas e Novas Tecnologias. "Desde o início da carreira eu tive uma ligação com o meio rural, por conta da minha família que tem suas origens nessa área", declara.
Para Cleberson o projeto exigiu mais conhecimento, aprimoramento e experiência na área, com o objetivo de trazer um diferencial, novas ideias e novos desafios. "O projeto contempla e mostra o agronegócio dos quatro cantos de Santa Catarina, trazendo debates sobre as tendências da área, as boas iniciativas das pequenas empresas e as histórias que a comunidade rural tem a nos oferecer", afirma.
Cenário econômico
Atualmente Santa Catarina é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos. No mercado doméstico, lidera a produção de cebola, maçã, suínos, pescados, ostras e mexilhões; é o segundo produtor de frango, arroz, fumo e quarto produtor de banana e trigo. Um diferencial é a estrutura fundiária baseada na agricultura familiar. Nove entre dez propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses.
O quê: Programa RIC Rural
Quando: Domingos, a partir de 9/3 às 9h
Onde: RICTV Record