Nada como um clássico do teatro universal (bem) reinventado. Assim é o espetáculo "Mão de Vaca", que é uma idealização de Daniel Passi e tem adaptação dramatúrgica de Leandro Soares, baseado na comédia 'O Avarento' (1668) de Molière.
A primeira temporada de maio já foi sucesso no Teatro Café Pequeno, com casa lotada. Agora em julho, "Mão de Vaca" volta ainda com mais força e grandes novidades: O elenco da nova temporada será encabeçado pelo ator Gustavo Damasceno (recém indicado ao prêmio APTR pelo espetáculo 'A Outra Revolução dos Bichos') e conta ainda com outros atores-dançarinos bastante talentosos: Ayla Gabriela, Balbino de Paula, Estela Silva, Gaba Cerqueda, Katerina Amsler e Leandro Soares. O espetáculo fica em cartaz, em sua segunda temporada, de 5 a 28 de julho de 2024, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon (Rio).
Fruto da colaboração entre o ator e roteirista Leandro Soares (Vai que Cola, Nada
Suspeitos) com o ator e diretor Daniel Passi (Grande Sertão: Veredas, Macunaíma –Uma Rapsódia Cênica), o espetáculo propõe uma celebração crítica do teatro clássico europeu para explorar os vícios da sociedade brasileira do presente.
Para o ator Leandro Soares, a obra do dramaturgo francês tem o poder de conectar-se com públicos variados: “A obra de Molière consegue atravessar os séculos se mantendo atual porque se debruça sobre arquétipos da condição humana que são invariáveis, universais e capazes de serem contemporâneos a qualquer época.”
A encenação destaca-se pela força e irreverência, colocando em evidência o intenso trabalho físico dos atores, resultado de uma pesquisa contínua desenvolvida por Daniel ao longo de três anos na Inglaterra. “Mão de Vaca” não é apenas uma peça de teatro; é um manifesto cênico que diverte, desafia e provoca, estimulando uma reflexão profunda sobre a condição humana em meio às transformações sociais contemporâneas. A narrativa combina humor e crítica social, explorando o embate entre corpo, texto e a dinâmica das relações humanas, promovendo uma fusão de estilos artísticos modernos e tradicionais para criar uma experiência teatral única.
Para Daniel Passi, a adaptação para o contexto nacional é uma ação essencial a ser feita por todo artista teatral Latino-Americano. “A nossa escolha em reinventar Molière no Brasil do século XXI é um gesto de nos colocarmos de igual para igual com o cânone europeu, tão presente na formação oferecida nas escolas teatrais nacionais. Sem excessiva reverência, buscamos na obra tudo o que acreditamos ser essencial no teatro: um retrato agridoce do ser humano com todas suas contradições, defeitos e belezas”, afirma o diretor.
SINOPSE
A peça narra a história de Harpagão, um viúvo de classe média obcecado por sua conta bancária. Visando engordar seus investimentos, Harpagão sai em busca de contratos de casamento para si e seus dois filhos adultos, Elisa e Cleanto. Lançando um olhar sem filtro sobre as relações humanas, a peça aborda de maneira ácida os conflitos geracionais, a ambição social e a influência do capital nas relações interpessoais.
FICHA TÉCNICA
Mão de Vaca
baseado na obra de Molière
Adaptação Dramatúrgica: Leandro Soares
Direção: Daniel Passi
Assistência de Direção: Sofia Badim
Elenco: Gustavo Damasceno, Ayla Gabriela, Balbino de Paula, Estela Silva, Gaba
Cerqueda, Katerina Amsler e Leandro Soares
Direção de Arte: Gabriela Santiago
Desenho de Luz: Daniel Passi
Operação e Montagem de Luz: Clarice Sauma
Trilha Sonora e Operação de Som: Luisa Lemgruber
Fotografia: Sofia Badim e Ruy Duarte
Pintura: Marina Marinho
Arte Cartaz: Amanda Milliet
Assessoria de Imprensa: Rodolfo Abreu
Produção Geral: Paula Furtado
Idealização: Daniel Passi
Apoio: Cantina Donanna
SERVIÇO
Espetáculo de teatro
Título: Mão de Vaca
Temporada: de 5 a 27 de julho
Dias: Sextas, sábados e domingos
Horário: Sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
Local: Teatro Municipal Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22440-033
Ingressos: R$ 60,00 Inteira / R$ 30,00 Meia
Site: https://riocultura.
Duração: 60 min
Classificação etária: 16 anos
Mais informações: @maodevacateatro