Colaboradores - Tânia Voss

Grandes nomes e eventos imperdíveis

29 de Maio de 2024

Eric Clapton traz ao Brasil turnê mundial em comemoração aos seus 60 anos de carreira

Treze anos após sua última passagem pelo país, o celebrado guitarrista retorna com a turnê mundial comemorativa de 60 anos de carreira

Foto: Divulgação

Apresentados por Santander Brasil, shows acontecerão em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo em setembro de 2024

Eric Clapton está comemorando 60 anos de carreira e, para celebrar, voltou aos palcos para uma nova turnê mundial que começou em 09 de maio em Newcastle, na Inglaterra e já tem datas para chegar ao Brasil: os shows por aqui acontecerão em Curitiba, no dia 24 de setembro, Ligga Arena; no Rio de Janeiro, dia 26 de setembro, na Farmasi Arena, e em São Paulo, no dia 29 de setembro, no Allianz Parque. As apresentações também contarão com o show de abertura do cantor e guitarrista vencedor do Grammy Gary Clark Jr.

Estas serão as primeiras apresentações de Eric no país em mais de uma década: a última passagem do artista por aqui aconteceu em 2011, quando ele fez dois shows no Rio de Janeiro, uma apresentação em São Paulo e outra em Porto Alegre. Anteriormente, o artista já havia estado no Brasil em 1990 e em 2001.

Os shows de Eric Clapton no país são apresentados pelo Santander Brasil, em mais uma realização da Move Concerts. Os ingressos estão disponíveis em livepass.com.br/artist/eric-clapton/.

-

Fábio Jr retorna com sua grandiosa turne “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos” a São Paulo

Espetáculo conta de forma surpreendente a história artística do cantor

Foto: Divulgação

Um dos maiores artistas do país, completou 70 anos e para celebrar esse marco, Fábio Jr lançou sua nova turnê “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos” no dia do seu aniversário. Agora o cantor retorna a São Paulo, dia 08 de junho, no Tokio Marine Hall, fazendo uma leitura de sua carreira repleta de surpresas e sucessos.

Como não poderia deixar de ser, o novo show é elegante, grandioso e épico. O público terá uma experiência impactante para se emocionar e eternizar esse momento tão especial. A trajetória de Fábio é o fio condutor da narrativa do novo projeto que vai abordar de forma única e surpreendente a carreira de ator, cantor, compositor, comunicador e poeta. Diferente de muitos artistas que atuam em vários segmentos, ele tem carreiras completas e não complementares, por isso, não tem como contar essa história sem abordar cada uma delas.

Para construir essa linha do tempo, o show será dividido em blocos, cada um com um tema específico. O cenário é grandioso e moderno com leds que vão sinalizar essa viagem. O primeiro bloco traz trechos de shows e contextualiza esse início. O segundo é um registro biográfico com imagens de acervo, discos de platina, cenas de novelas…. já o terceiro aborda a intimidade do artista com material inédito e por fim um bloco com muitos hits e sucessos.

O projeto todo é embalado pela paixão em viver que marca a essência de Fábio, sempre mostrando que a vida não precisa ter só começo, meio e fim. O bom mesmo é saber que há muito mais para conquistar, muito mais para sentir, viver e amar. Saber que ainda falta muita coisa e que o importante é amar à vida! Talvez esse seja o maior ensinamento que ele aprendeu ao longo dos anos.

Estou em uma fase ótima, muito feliz e realizado. A melhor forma de celebrar a vida é no palco com meus fãs. Eles são a razão de tudo e preparamos um show muito especial, lindo e cheio de surpresas do jeito que eles merecem. Vamos nos emocionar juntos e fazer uma verdadeira viagem ao longo da minha carreira” promete o cantor.

-

Segunda Edição do Sarau Preto Especial Mulheres - Um Tributo à Zezé Motta

Foto: Divulgação

Nos dias 1º e 2 de junho, o Renascença Clube será palco de um evento único e inspirador: a segunda edição do Sarau Preto Especial Mulheres. Este ano, o tributo será dedicado à Zezé Motta, uma figura emblemática da teledramaturgia e da música brasileira, que receberá o troféu Sarau Preto.

Idealizado pelo cantor e compositor Mombaça, o Sarau Preto Especial Mulheres visa celebrar e homenagear as mulheres pretas, destacando suas contribuições históricas e culturais. O evento será uma experiência envolvente, repleta de música, arte, conversas e oficinas, todas permeadas pela resiliência e pelo legado das mulheres negras.

Zezé Motta, uma das artistas mais importantes do cenário brasileiro, será o foco das homenagens desta edição. Sua vida e obra serão celebradas através de rodas de conversa, contação de histórias e apresentações artísticas, incluindo um emocionante show de "Mombaça & Banda", com participações especiais e interpretações das músicas que marcaram a carreira da brilhante artista.

A mudança do MAR para o Renascença Clube não é à toa. Considerado uma espécie de quilombo urbano carioca, o Rena, como é carinhosamente chamado, foi fundado, em 1951, por um grupo de negros de classe média, que eram impedidos de ingressar em clubes tradicionalmente frequentados por famílias brancas. A intenção era ter um lugar onde as famílias negras pudessem se reunir e se divertir em harmonia, sem discriminação racial. A homenageada, por exemplo, se apresentou várias vezes na casa. Foi lá, em 1973, que Zezé encenou a peça "Orfeu Negro", um sucesso na época.

"O Rena é mais do que um espaço, é um símbolo de resistência e celebração da cultura negra no Rio de Janeiro. É o lugar perfeito para honrar a trajetória de Zezé Motta e reunir nossa comunidade em torno da arte e da representatividade", compartilha Mombaça.

Além das apresentações musicais, o Sarau contará com rodas de samba, jongo e conversas, oficinas de dança, tranças, percussão e uma feira de afroempreendedores. Destaque também para a participação da CEO do espaço Affro Divas, Marília Gabriela, que coordenará uma roda de conversa sobre estética e beleza, promovendo uma visão inclusiva e tecnológica da beleza negra.

Entre as confirmações de participação, destacam-se Maria Ceiça, que estará presente na roda de conversa liderada e mediada pela atriz e jornalista Lica Oliveira, onde também participará Jurema Werneck abordando o tema 'Viver é uma arte – Desafios do feminino negro na arte. Como o corpo negro se movimenta no tempo e no espaço?'. Além delas, teremos a presença de Katiuscia Ribeiro, filósofa brasileira especializada em filosofia africana, que trará sua perspectiva sobre os desafios enfrentados pelo feminino negro na indústria artística.

Outro destaque da segunda edição é a homenagem a 20 mulheres, entre elas a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Rita de Oliveira, Eliza Larkin, viúva de Abdias do Nascimento, Biza Vianna, viúva do ator e cineasta Zózimo Bulbul, a professora Vanda Maria de Souza Ferreira, que foi secretária Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras do Estado do Rio de Janeiro, no Governo de Leonel Brizola, a atriz Chica Xavier (in memoriam),  a ativista Neilda Fabiano (in memorian) e a autora e ativista Lélia Gonzalez (in memoriam). Dentro da programação da segunda edição do Sarau Preto, o show de "Mombaça & Banda", com convidadas especiais e músicas consagradas na voz da brilhante intérprete Zezé Motta, como "Muito Prazer Zezé", composição que Rita Lee e Roberto Carvalho escreveram especialmente para artista, "Dores de Amores", uma das canções que Zezé gravou com Luiz Melodia e que será ouvida na voz da cantora Lilian Valeska, "Rita Baiana", com interpretação da também cantora Lica Oliveira, entre outros sucessos.

A programação diversificada do evento reflete o compromisso com a representatividade e a inclusão. "Queremos criar um espaço onde as vozes das mulheres pretas sejam ouvidas e celebradas. Este é um evento feito por mulheres pretas, para mulheres pretas", finaliza Mombaça.

-

Ayrton Montarroyos lança seu novo álbum, “A Lira do Povo” dia 9 de junho no SESC Pinheiros

Disco é concebido a partir dos arquétipos da cultura do homem brasileiro, ora sertanejo, ora urbano, ora praiano; Novo trabalho chega a todas as plataformas digitais no dia 07 de junho pela gravadora Kuarup.

Ayrton Montarroyos| Foto: Luan Cardoso

O pernambucano Ayrton Montarroyos apresenta seu novo álbum batizado por Hermínio Bello de Carvalho: “A Lira do Povo” que chega a todas as plataformas digitais no dia 07 de junho pela gravadora Kuarup. Montarroyos explora a cultura do homem brasileiro, sua relação com o sertão, a cidade e o mar. O folclore, a oralidade e as histórias de pescador são elementos importantes de que o artista, juntamente aos três músicos com quem divide o palco (Arquétipo Rafa – percussão, baixo e direção musical, Ariane Rodrigues – Flautas e Rodrigo Campos – violões), faz uso. O show de lançamento do disco, ocorrerá no dia 9 de junho, às 18h, no Sesc Pinheiros. Será uma oportunidade imperdível para testemunhar a performance desse novo trabalho e celebrar o talento de Ayrton Montarroyos.

Em “A Lira do Povo” o protagonista não é apenas o sujeito, mas o objeto dessa história. Os acontecimentos em sua vida são exagerados e levados ao extremo, tornando-se também figuras centrais. Um pássaro-observador acompanha, como figurante metafórico, o desenvolvimento desse personagem, representando o sentimento brasileiro e suas modificações, de acordo com a realidade que se apresenta. Ao final da terceira das três suítes que compõem a apresentação, o pássaro é enxotado pelo ritmo acelerado da vida urbana, com seu tempo apressado e suas distrações.

Ayrton busca explorar os significados que os objetos e as palavras possuem a partir da convenção humana, ressignificando verdades e seus processos. Além de se debruçar na tentativa de despertar a consciência do público sobre o mundo que lhe forma, criando seus próprios mitos. A “lira”, tanto do produto cultural do povo, quanto a palavra usada para referir-se ao instrumento musical que simboliza a criação e a música, permeia o disco para além do título.

Sobre a obra, o artista comenta: “Este álbum não é um retrato do Brasil. Também não é um recorte da memória afetiva do povo brasileiro ou a projeção de um país ideal ou não.

“A Lira do Povo” nasce da vontade de fazer sentir o personagem que somos nós, utilizando dos recursos estéticos que dispomos: som, luz, o teatro, cheiros e sentidos. Sendo a canção popular brasileira, de João Pernambuco a Kiko Dinucci, o principal material utilizado. Não poderia ser outra música, de outro país ou povo, pois queremos evocar uma história de um homem brasileiro, que pode acidentalmente ser real, mas que por nós, artistas, foi inventado. Inventado como qualquer folclore, qualquer mito.

O que era pra ser uma apresentação de músicas interioranas, criou asas e transformou-se num apanhado de signos, numa festa, numa dança do povo, num suspiro, num grito também. Foi sabendo dessas coisas que o meu amigo Hermínio Bello de Carvalho, compositor dos grandes, batizou essa apresentação e tudo o que nasce dela, com título semelhante a um que já havia usado em seus trabalhos, que são sempre grandes estudos sobre o Brasil. O que me fez gostar ainda mais do título.

"A ideia de viver uma história no disco através do trígono “sertão > mar > cidade” não me sai da cabeça há muito tempo. Uma frase de João Cabral de Mello Neto me atiçou lá atrás: “[...] ambidestro do seco e do úmido, como em geral os recifenses”. Essa imagem do povo que teve que sair do sertão para viver no litoral, fundando uma capital que tem tamanho de metrópole e jeito de interior me tomou desde então. Nos meus escritos, há quase cinco anos, venho, sem saber, elaborando as direções e caminhos para a condução deste espetáculo, elegendo canções e parceiros possíveis de dividir esse sonho que agora se torna mais que real: irreal na sua plenitude”, comenta Ayrton Montarroyos.

Os ingressos já estão à venda no link: https://www.sescsp.org.br/programacao/ayrton-montarroyos-6/

 -

Drica Moraes comemora 40 anos de carreira ao lado de Fábio Assunção na comédia “FÉRIAS”

Espetáculo estreia em 7 de junho no Teatro Procópio Ferreira em São Paulo

Drica Moraes e Fábio Assunção | Foto: Divulgação

Férias! Uma palavra reconhecida e cobiçada em todo mundo, e quem a pronuncia ou lê tem fortes chances de divagar, lembrando de momentos inesquecíveis, imaginando um destino sonhado ou uma nova oportunidade de fugir da rotina. Se for com a pessoa amada então, as férias tem sabor ainda mais especial.

FÉRIAS é o nome da comédia escrita por Jô Bilac, que tem Drica Moraes e Fábio Assunção como o casal protagonista “H” e “M”, juntos há 25 anos, que ganham dos filhos um cruzeiro pelo Caribe, para comemorar suas bodas de prata.

FÉRIAS trata sobre o amor de um casal que comemora suas “bodas de prata”, fala da cumplicidade e da deliciosa intimidade depois de muito tempo juntos. A peça faz rir enquanto filosofa sobre vida e morte, a idade, as relações. O público se identificará com o casal vivido por esses dois atores queridos, muito expressivos. Será uma alegria para o público estar perto deles ao mesmo tempo que torcem pelo casal da trama”, define Débora.

A viagem é diversão garantida. Quer sair da rotina e entrar em férias com Drica Moraes e Fábio Assunção? Então, embarque sem medo de ser feliz!

Uma comédia de Jô Bilac, com Drica Moraes e Fábio Assunção

Direção de Enrique Diaz e Débora Lamm

Local: Teatro Procópio Ferreira

Endereço: Rua Augusta, 2823 – São Paulo

Temporada: 7 de junho a 4 de agosto às sextas, sábados e domingos

Horários: Sexta e Sábado às 21h / Domingo às 18h

Valores: Inteira R$ 140,00 / Meia-entrada R$ 70,00

Links de vendas: Sympla

Bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 19h ou até o horário de início da sessão caso haja espetáculo no dia.

-

Depois do sucesso do primeiro fim de semana, o Taste São Paulo Festival retorna com aula dos chefs premiados Luiz Filipe Souza, Rodrigo Oliveira, Mike Johnson; shows de Mestrinho e Luana Camarah

O maior festival gastronômico do mundo volta nesta sexta, 31 de maio, e vai até 9 de junho com aulas gratuitas com chefs ganhadores da estrela Michelin, shows, experiências exclusivas e muita diversão

Chef, Luiz Filipe Souza | Foto: Tadeu Brunelli

O Taste São Paulo Festival, apresentado pelo Santander Brasil, retorna nesta sexta-feira, 31 de maio, na capital paulista, e ocorre nos dias 1, 2 e 7, 8 e 9 de junho (sextas-feiras aos domingos) no Parque Villa-Lobos. Os ingressos são limitados, compre antecipadamente aqui.

Depois do sucesso da primeira semana, o Taste volta, e traz atrações e experiências exclusivas para quem vai passar o feriado em São Paulo. Destaque na programação para as aulas gratuitas com os chefs ganhadores da estrela Michelin em 2024 – No sábado o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, dará uma aula no espaço Fire Pit by Santander, às 18h30, no domingo, o chef Luiz Filipe, do Evvai que conquistou duas estrelas no Guia Michelin 2024, dará a aula – Desconstruindo afetos no espaço Papo de Cozinha by Electrolux. Na sequência e no mesmo espaço o chef Rodrigo Oliveira, retorna com a aula Especial Sagatiba

Tapioca, cocada e calda de quentão com Sagatiba envelhecida. No domingo, o chef internacional Mike Johnson, do Sugarfire Smoke House, e Paulo Yoller, do Meats, ensinarão o preparo do hambúrguer ao estilo de St Louis.

No Taste São Paulo Festival você prova num lugar só as delícias gastronômicas de 11 restaurantes indicados pelo Guia Michelin 2024. O guia também concedeu uma estrela a quinze estabelecimentos, e elencou uma série de casas que merecem recomendação ao público. Entre eles, parceiros do Taste como Mocotó, Komah, Nelita, Emiliano, Notiê, Casa Rios, Chez Claude, Banzeiro, Fasano, Animus.

O festival traz ao todo mais de 120 aulas onde os apaixonados por gastronomia podem preparar seu próprio prato, aprender diversas receitas, dicas de temperos e especiarias dos chefs e degustar. Também aprendem a harmonizar vinhos e pratos, preparar entradas, sobremesas, drinques.

O melhor Happy Hour é no Taste

A sexta-feira é especial no Taste, além de ser um dos finais de tarde mais bonitos da capital, no Parque Villa-Lobos, o festival tem promoções de drinques e pratos. Dose dupla de diversos coquetéis, no stand da Aperol, o público compra 1 drinque e ganha dois, a mesma promoção vale para taças de vinho Grand Cru, o Chopp Baden Baden que custa R$ 25 sai por R$ 21, os bares do Taste estão com 20% de desconto às sextas-feiras, os restaurantes também estão com desconto nos pratos e o mesmo vale para expositores, na compra de chocolate quente, ganha brigadeiro, entre outras promoções.

Confira: TASTE SÃO PAULO FESTIVAL - Ingressos - EVENTIM

Informações: https://brasil.tastefestivals.com/

Comentários
Assista ao vídeo