Foi realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na segunda-feira, dia 24, em São Paulo, a premiação do 1º Concurso de Design Verallia.
Idealizado pela Verallia - divisão de embalagens de vidro do grupo Saint-Gobain -, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), o evento reuniu alunos do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, corpo docente, representantes da Verallia e da Abividro.
Além de incentivar a pesquisa e difusão da aplicação do vidro, o concurso foi criado com a intenção de valorizar e premiar a inovação e a contribuição gerada pelo meio acadêmico para a indústria de embalagens de vidro.
Alexandre Mendes de Oliveira, Gerente Comercial da Verallia, explicou que este primeiro concurso superou suas expectativas, principalmente pela qualidade, pelos cuidados técnicos e criatividade dos trabalhos apresentados. Ex-aluno da Universidade Mackenzie, Oliveira fez questão de enfatizar que a garrafa vencedora entrará no portfólio de produtos da Verallia e será trabalhada pela empresa.
Ao todo, foram inscritos 35 projetos. Todos seguiram a premissa de apresentar soluções criativas, inovadoras e sustentáveis para a criação de uma embalagem de vidro, não retornável, para o segmento de sucos com capacidade de 1000ml. A comissão julgadora, composta por três professores do curso de Design do Mackenzie, um representante da Abividro, dois profissionais da Verallia e o convidado especial Fábio Mestriner, avaliou os projetos inscritos pelos critérios de inovação, criatividade, viabilidade técnica de fabricação e sustentabilidade.
Vencedores
A premiação começou homenageando os estudantes Andressa Zagordo de Moraes, Felipe Russo, Karen Bengozi Ferreira e Vicktoria Nogueira de Medeiros que receberam Menção Honrosa por terem destaque em seus projetos.
O grande vencedor foi o aluno do 7º semestre, Artur Adriano Tonetto Gonzalez, que inspirou-se na botânica para elaborar a garrafa ganhadora. “Assim como uma folha tem um papel essencial para uma planta, tanto na fotossíntese como na respiração, e ela faz o elo entre a planta e o meio ambiente, tentei fazer um paralelo com a garrafa, onde ela faz o elo do produto (suco) com o cliente. Como era um concurso que visa produzir comercialmente a garrafa, tive que pensá-la do rótulo para cima, mantendo os mesmos padrões que a Verallia utiliza em seus outros produtos, para não prejudicar no momento da fabricação”, explica o estudante.
Artur já venceu outros concursos de design, mas nunca tinha visto o resultado do seu trabalho produzido e em mãos. O jovem designer explicou que ter a materialização de um projeto é gratificante. “Ver a ideia sair do papel, passar pelo processo de design e ser aprovada por uma empresa multinacional de embalagens que tem a intenção de desenvolver minha ideia é um prazer imenso”, afirma.
Além de ganhar uma viagem de cinco dias para conhecer o Centro de Criação da Verallia, localizado na França – entre outras plantas da empresa no mesmo país, Artur terá sua garrafa apresentada ao mercado com a intenção de conquistar clientes para sua efetiva produção, na Envase Brasil - feira considerada como um dos mais importantes eventos de tecnologia, produtos e serviços para a indústria vitivinícola do país, que este ano ocorre entre os dias 8 e 11 de abril de 2014, em Bento Gonçalves (RS).