Informes - GERAIS

Criador de “O Menino Maluquinho”, Ziraldo, morre aos 91 anos

8 de Abril de 2024

Morreu, neste último sábado (06/04), o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens famosos da cultura brasileira como “O Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”.

Ele morreu dormindo, em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio.

O Menino Maluquinho é o personagem mais conhecido do cartunista Ziraldo.
Reprodução/ Instagram
 

Ziraldo foi um dos fundadores, nos anos 1960, do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos jornalísticos que entrou em conflito a ditadura militar no Brasil.

Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

Em 1950, iniciou sua carreira jornalística na revista “Era uma vez…”. Anos mais tarde, se formou em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Naquele mesmo ano integrou o tema das registas “A Cigarra” e “O Cruzeiro”.

Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

No “Jornal do Brasil”começou a publicar charges políticas e cartuns, e criou personagens famosos como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Ele se tornou autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, sobre a “Turma do Pererê”.

A revista deixou de ser publicada em 1964, quando iniciou-se o regime militar no Brasil. Cinco anos mais tarde, foi fundado “O Pasquim”.

Com a edição do AI-5, decreto mais rígido do governo militar, Ziraldo foi preso e levado para o Forte de Copacabana.

Seu maior sucesso nos quadrinhos, “O Menino Maluquinho”, foi publicado em 1980.

_____________________

O ator Samuel Costa, que interpretou o personagem Menino Maluquinho, foi entrevistado pelo programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli na Rádio Record AM de São Paulo em 2010. 


Samuel Costa e Débora Santilli

Na entrevista, Samuel falou sobre o sucesso do garoto sapeca do filme, se as pessoas ainda o confundem, revela detalhes sobre o fato de deixar de atuar na frente das câmeras para trabalhar nos bastidores, cinema nacional, pirataria, política e os sonhos que ainda pretende realizar.

Em um dos momentos mais aguardados do programa: Samuel Costa revela para quem ele entregaria um cartão de visita.

Comentários
Assista ao vídeo