Notícias - Motor

Rafael Suzuki vence agitada corrida Sprint em Goiânia e 'rookie' Zezinho Muggiati brilha

6 de Março de 2024

Praticamente de ponta a ponta, piloto fez sua estreia pela TMG Racing com vitória em Goiânia, na abertura da temporada com o GP Wilson Fittipaldi Júnior. Julio Campos e Thiago Camilo completaram o pódio

A Stock Car realizou a primeira corrida do calendário neste sábado em Goiânia
Créditos: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

A Stock Car Pro Series abriu a temporada 2024 em grande estilo neste sábado (02/03) com a primeira corrida Sprint do calendário, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Rafael Suzuki largou na frente — em razão do 12º lugar na classificação e da regra do grid invertido —, travou batalha com Zezinho Muggiati nas primeiras voltas, mas manteve a dianteira mesmo depois da janela de pit-stops. Suzuki, de 36 anos, triunfou na sua estreia com a TMG Racing e faturou sua terceira vitória na Stock Car, no ano em que completa uma década correndo na categoria.

Curiosamente, o segundo lugar ficou com o piloto com quem Suzuki ‘trocou’ na dança das cadeiras de 2024. Julio Campos, agora na Pole Motorsport — onde estava Rafael no ano passado — foi outro piloto a começar bem a temporada e garantiu um importante pódio com sua nova equipe. Os dois primeiros correram com Chevrolet Cruze. E Thiago Camilo, com o Toyota Corolla #21 da Ipiranga Racing, completou um top-3 de pilotos com muita experiência na Stock Car. Thiago marcou o pódio 83 da carreira.

O bicampeão Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) foi o quarto, seguido por outro piloto de alta quilometragem na Stock Car, Ricardo Zonta (RCM Motorsport). Companheiro de equipe de Zonta, Bruno Baptista ficou em sexto, logo à frente de um dos nomes da corrida. O ‘rookie’ Zezinho Muggiati (KTF) finalizou na sétima posição depois de ter lutado pela vitória e de ter liderado a corrida em determinados momentos. Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel), Ricardo Maurício (Eurofarma RC) e Guilherme Salas (KTF) concluíram a relação dos dez primeiros.

Pela vitória na corrida Sprint, Suzuki soma 55 pontos. A principal prova da etapa, no domingo, distribui ao primeiro lugar um total de 80 tentos. Ao todo, um piloto poderá somar um máximo de 137 pontos (considerando os dois de bonificação pela conquista da pole position) no fim de semana.

Como foi a corrida — A primeira corrida Sprint da Stock Car teve Rafael Suzuki abrindo o grid lado a lado com o atual campeão da Stock Series, Zezinho Muggiati, em sua temporada de estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro. Os dois foram as grandes estrelas do início da prova deste sábado.

Suzuki e Muggiati largaram muito bem e protagonizaram as ações nas primeiras voltas. O ‘rookie’ paranaense travou feroz batalha pela ponta contra o experiente Rafael. Por outro lado, o início da disputa também rendeu incidentes. Sempre favorito ao título, Daniel Serra foi envolvido em um deles e foi o primeiro piloto a abandonar a corrida.

A janela de paradas obrigatórias foi aberta na volta 7, e Suzuki foi um dos primeiros a realizar o pit-stop. Em estratégia diferente, Muggiati seguiu na pista e assumiu a primeira posição. Naquele momento, a chuva já rondava novamente a região do autódromo em Goiânia. Zezinho foi aos boxes na volta 10, mas um problema em sua parada fez cair por terra as chances de buscar um pódio.

Depois que todos os pilotos fizeram suas paradas, Suzuki regressou à liderança, mas com Julio Campos em segundo e Thiago Camilo em terceiro. Zezinho Muggiati voltou na sétima posição, ainda assim em condição bastante positiva na sua estreia como piloto titular da Stock Car.

Após 21 voltas completadas e pouco mais de meia hora de uma intensa corrida, Suzuki confirmou a vitória, colocando a equipe chefiada por Thiago Meneghel no topo do pódio na abertura do campeonato.

Sábado inesquecível — Antes deste sábado, a última vitória de Suzuki na Stock Car havia sido no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba, em 8 de agosto de 2021. E agora, depois de ter feito sua melhor temporada, na qual foi finalista e terminou em sexto, Rafael inicia 2024 em alta. “Muito contente em ter começado o ano dessa forma. Acho que é primeira vez que começo um campeonato vencendo. A TMG me recebeu de braços abertos, com aquela pressão boa de ‘como é que nós vamos melhorar depois do que foi o ano passado?’. E aí está o resultado. Gostava do formato antigo, e o de agora passo a gostar ainda mais. Estou bem feliz”, comemorou.

Melhor colocado entre os ‘rookies’, o atual campeão da Stock Series festejou sua estreia na Stock Pro como piloto titular em cenário muito acima das suas expectativas antes do começo do fim de semana.

“Acho que tudo isso foi um sonho. Muito feliz com esse sétimo lugar. Infelizmente, um erro meu aqui no pit-stop acabou tirando um pouco as chances de poder lutar pelo pódio. Acredito que daria para terminar em terceiro. O saldo é bastante positivo. Foi uma grande estreia”, disse o paranaense de 20 anos, alçado ao grid da Stock Car muito em razão do superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões por conta da conquista do título da categoria de acesso em 2023.

A Stock Car volta a acelerar neste domingo, a partir de 12h (horário de Brasília), com a disputa da corrida principal do fim de semana do GP Wilson Fittipaldi Júnior, com 50 minutos mais uma volta de duração. A prova terá Felipe Baptista na pole position e Felipe Massa largando ao seu lado na segunda colocação.

Será um dia de muitas homenagens: a Wilsinho, que se foi no último dia 23 de fevereiro, e também a Gil de Ferran, outra lenda do automobilismo brasileiro, que morreu em 29 de dezembro do ano passado. Neste fim de semana, Rubens Barrichello corre com o design de capacete eternizado pelo bicampeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.

A principal categoria do automobilismo brasileiro é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Stock Car Pro Series, temporada 2024

Corrida Sprint (sábado), resultado final

1º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 21 voltas em 31min40s171

2º - Julio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 3s176

3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 7s954

4º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 11s635

5º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 12s732

6º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 14s192

7º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 18s489

8º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 20s345

9º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 20s735

10º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 22s327

11º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 23s257

12º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 24s770

13º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 24s774

14º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 26s441

15º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 28s548

16º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 29s974

17º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 34s959

18º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 35s810

19º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 44s692

20º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 46s043

21º - Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 46s209

22º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 50s540

23º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 57s110

24º - Raphael Teixeira (ASR Competições/Chevrolet Cruze), a 1min06s893

25º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1min30s758

26º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 1 volta

27º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 2 voltas

Não completou, número de voltas

Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 20 voltas

Corrida principal (domingo), grid de largada

1º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min27s461

2º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s686

3º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s449

4º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s644

5º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min28s699

6º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s773

7º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s936

8º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min30s839

Eliminados no Q2

9º - Julio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s736

10º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s856

11º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s874

12º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s891

13º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s895

14º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s900

15º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s947

16º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s038

17º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s056

18º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s082

19º - Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s298

Eliminados no Q3

20º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min30s205

21º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s822

22º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s861

23º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s882

24º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min27s909

25º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min27s920

26º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s209

27º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s707

28º - Raphael Teixeira (ASR Competições/Chevrolet Cruze), 1min30s280

GP Wilson Fittipaldi Jùnior

Programação em Goiânia

Domingo, 3 de março

10h00 – Visitação aos boxes

12h00 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)

Comentários
Assista ao vídeo