Viver - Saúde

Sol e calorão demandam cuidados com os olhos

11 de Dezembro de 2023

Oftalmologista Dr. Daniel Kamlot dá dicas de prevenção.

Com o verão sob influência do fenômeno El Niño trazendo temperaturas ainda mais elevadas que o habitual, a saúde ocular merece atenção especial. O médico oftalmologista Dr. Daniel Kamlot alerta sobre os riscos a longo prazo da exposição solar também para os olhos.

O especialista destaca a possibilidade de desenvolvimento precoce de doenças por conta do calor e excesso de sol. “Há chance de a longo prazo a exposição ao sol causar uma catarata mais precoce. Quem já tem a genética para a formação de pterígio ou para a degeneração macular relacionada à idade, essa exposição ao sol é mais um fator de risco para essas patologias oculares”, exemplifica.

Outra doença que pode ser agravada pelo calor e sol em excesso é a ceratite, uma inflamação na córnea que pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, fotofobia, visão turva, entre outros sintomas.

Para mitigar esses riscos, Dr. Daniel enfatiza a importância de óculos escuros com filtro UVA ou UVB. “É necessário o entendimento de que óculos escuros sem a proteção são até mais perigosos do que a não utilização. Se ele não tiver essa proteção, a pupila dilata mais e mais raios perigosos para a nossa visão podem entrar e afetar os nossos olhos. Então deve sempre tomar cuidado com a procedência”, alerta o oftalmologista.

Além do sol, o uso prolongado de ventiladores e ar-condicionado pode causar ressecamento ocular. “Principalmente pacientes que ficam muito tempo trabalhando no computador, utilizando o celular. Esse paciente está num momento em que pisca menos os olhos e esse clima com menor umidade resseca”, esclarece Dr. Daniel.

Ainda segundo o especialista, esse ressecamento provoca sintomas como a irritação, vermelhidão e ardência. “Para evitar esse ressecamento é importante a utilização de lubrificantes e lembrar sempre de piscar nesses locais onde tem a presença de ventiladores e ar condicionado”, orienta.

Comentários
Assista ao vídeo