Tecnologia que vem revolucionando o mercado de iluminação no mundo todo, o LED (do inglês light emitting diode), já mostrou que é muito mais do que um novo produto para iluminar. Na verdade, o LED oferece infinitas possibilidades como fonte de luz geral, ambiental ou de destaque, sendo empregado tanto em aparelhos eletrônicos quanto em grandes painéis publicitários, passando pelas luminárias a prova d’água que ornamentam piscinas e jardins.
Os brasileiros, sempre criativos, já apostam no LED para fazer brilhar ainda mais suas alegorias de Carnaval. Carros alegóricos e decoração de salões ganham destaque com fitas e mangueiras de LED, que podem ser aplicadas em ambientes internos e externos, proporcionando visuais criativos, coloridos e variados. No último Carnaval, as fitas LED estiveram presentes até mesmo nas fantasias, adornos e alegorias das escolas de samba do Rio e de São Paulo.
Se a intenção for usar a iluminação para destacar alguns pontos da decoração, a opção são as lâmpadas LED AR111. Sua elevada definição de cores favorece a iluminação dirigida e a resistência a vibrações e impactos abre espaço para a criação de efeitos diferenciados.
“O LED está se popularizando porque é mais seguro, possui maior vida útil e consome menos energia elétrica”, avalia Gilberto Grosso, CEO da Avant, fabricante de lâmpadas e luminárias. “Um exemplo bastante representativo para esta época é o funcionamento da iluminação dos carros alegóricos, que adotam bateria automotiva como fonte de energia.”
Neste caso, uma bateria de 12V 60AH pode manter acesos dez metros de fita LED Interna 12V por até 5 horas. A mesma bateria pode durar até 6 horas gerando energia para dez unidades da AR111 LED 12W 12V. Resultados que seriam inviáveis com outras tecnologias de iluminação.