Cultura - Educação

Preferido pelo público, "Dois Irmãos" é o livro de novembro no Clube de Leitura CCBB 2023

2 de Novembro de 2023

O Brasil real de Milton Hatoum dia 8/11 no Centro Cultural Banco do Brasil

O romance sobre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar e as relações deles com a mãe, o pai, a irmã e, de outro lado, com a empregada da família e o filho dela, um menino cuja infância é moldada pela condição de ser filho da doméstica, foi o livro escolhido pelo público para o encontro de novembro com Milton Hatoum, dia 08/11, do Clube de Leitura CCBB 2023.

Para Hatoum, Dois irmãos pode ter sido o romance mais votado por ser o mais lido e o mais conhecido dos livros do escritor. “Difícil é saber por que é o mais lido, pois o leitor é o maior mistério da literatura. E o público leitor é soberano. Mas vários fatores ajudaram a ampliar esse público”, define.

Com alto índice de adoção e leitura nas escolas e universidades, Dois irmãos é um dos livros da lista da Fuvest nos próximos três anos,  além de ter sido adaptado para uma minissérie da TV Globo, para quadrinhos e teatro. “É também meu livro mais pesquisado por estudantes de graduação e pós-graduação nos cursos de Letras. Tudo isso talvez explique a escolha do Clube de Leitura do CCBB”, acredita Milton Hatoum.

Entre os objetivos do Clube em 2023, está também prestigiar escritores de estados brasileiros que se localizam fora do eixo Rio-São Paulo.  Segundo Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB 2023 e mediadora dos encontros, o Milton é, hoje, um dos mais importantes romancistas brasileiros, com obra consolidada e que trata de uma parte do país (a região Norte e as influências orientais que sofreu no início do século XIX), trazendo à tona a paisagem regional em vários de seus romances.

“Bem além da impressionante fabulação, Milton Hatoum e sua obra nos contam sobre um Brasil já quase inexistente, ainda ignorante de suas potencialidades e recoloca o indígena na paisagem urbana, as discriminações que sofre nesta sociedade em muitos aspectos, ainda quase feudal. Tudo isso sem abandonar um extremo lirismo, com uma limpidez de linguagem, que não simplifica nossas grandes questões. Antes adensa os fatos sem cair em maniqueísmos”, comenta Suzana Vargas.

O encontro com Milton Hatoum acontecerá no dia 08 de novembro, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita. O Clube de Leitura CCBB 2023 é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Os vídeos dos encontros ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2023 e já contou, este ano, com as participações de Gonçalo Tavares; Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.

Sobre o Clube de Leitura CCBB

Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura. A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento.

A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 250 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.

Sobre o convidado

Milton Hatoum nasceu em Manaus (1952). Formou-se em arquitetura na USP. Foi professor na Universidade do Amazonas e professor visitante na Sorbonne (Paris 3) e na Universidade da California (Berkeley). Estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989/Prêmio Jabuti (melhor romance). Seu segundo romance, Dois irmãos (2000), foi adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Cinzas do Norte (2005) recebeu os prêmios Jabuti (melhor romance), Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2006, publicou o livro de contos A cidade ilhada. Sua primeira novela, Órfãos do Eldorado (2008, / Prêmio Jabuti, 2. lugar), foi adaptada para o cinema. Em 2013, lançou Um solitário à espreita (crônicas). Em 2017, publicou A noite da espera, (Prêmio Juca Pato/Intelectual do Ano- UBE), primeiro volume da trilogia O Lugar! Mais Sombrio. Em 2019 lançou o 2o.volume: Pontos de fuga. Sua obra de ficção, publicada em 17 países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l'Amérique Latine/Pen Club-França).

Sobre a mediadora

Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 27 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.

SOBRE O CCBB RJ - Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

SERVIÇO:

Clube de Leitura CCBB 2023 – Com Milton Hatoum

08 de novembro de 2023

Às 17h30

Evento Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.

Imagens de divulgação:  https://1drv.ms/f/s!AlbY09-G5paug4hi1_ojQ2tLZzrvoA

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Comentários
Assista ao vídeo