Viver - Beber e Comer

Tendo o lúpulo como protagonista, IPA Day Brasil atrai turistas de todo o Brasil para Ribeirão Preto

31 de Outubro de 2023

Evento terá mais de 80 rótulos diferentes de IPAs sendo 35 em espaço Open Bar; atrações incluem bandas, estande de produtores de lúpulo; Novidade é espaço com venda de cerveja por copo

Parte do serviço é realizada por voluntários e fãs de IPA
Créditos: Avocado

Maior festival do mundo dedicado às cervejas India Pala Ale, o IPA Day Brasil exalta mais uma vez a presença do lúpulo, a flor que é a protagonista do estilo marcado pelos aromas, intensidade e amargor.

A festa, que será no dia 4 de novembro, no G3 Espaço de Eventos, em Ribeirão Preto, (SP), traz este ano dois ambientes distintos. O já tradicional e consagrado serviço open bar, com 35 opções de IPAs de todo o Brasil, e a grande novidade: uma ampla área com ingresso acessível e estilos variados de 12 cervejarias de Ribeirão Preto e região que somam 50 rótulos, além de estande com gin artesanal, bebidas não alcoólicas e água potável cortesia para o público, além de uma praça gastronômica completa com food trucks, costela de chão, hamburguer, pastel, churrasco defumado, churros e brigadeiros.

MIEX, uma das bandas que se apresenta no evento
Créditos: Avocado

“O IPA Day Brasil é um festival tradicional e ajudou a tornar Ribeirão Preto uma referência no estilo que é o preferido de quem consome cervejas artesanais. Em 2023, além do sistema open bar, que atrai turistas de todo o País, criamos a Cidade da IPA, um espaço democrático, com ingresso no valor de R$ 15,00 por pessoa para que as famílias de toda a região possam conhecer e participar da festa”, explica Rafa Moschetta, um dos organizadores do evento.

A partir de 2023, o IPA Day Brasil passou a fazer parte do calendário oficial de Ribeirão Preto com a aprovação por unanimidade pela Câmara Municipal (Lei 14841/2023). A data será celebrada anualmente no primeiro ou segundo sábado de novembro, reforçando a cidade como referência no mercado de cervejas artesanais, sua vocação como destino turístico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referido pelos amantes da bebida.

Lúpulo regional

Este ano, o IPA Day Brasil terá a participação do Lupooleiros RP, um pool de seis produtores de lúpulo da região de Ribeirão Preto, que cultivam comercialmente o insumo em Cajuru, Santa Rosa do Viterbo, Mococa, Santo Antônio da Alegria, Serra Azul. Os agricultores irão sortear mudas de lúpulo e estarão disponíveis para explicar sobre o cultivo da planta.

No estande do Lupooleiros RP, que será montado na Cidade da IPA, os participantes do festival poderão adquirir para consumo no local a Snowball, uma cerveja estilo Belgian IPA que leva as variedades Cascade e Comet produzidas na região. A bebida tem 8,0% de teor alcoólico, 64 IBUs de amargor e foi produzida pela cervejaria Fat Cat, de Cássia dos Coqueiros.

IPA Day Brasil garante diversão para toda família
Créditos: Avocado

Shows, games e cervejas

Todos os participantes do IPA Day terão acesso a quatro shows. Quem abre a programação é a banda Maria Orfina, com seu som marcado pela brasilidade. Na sequência, sobe ao palco trio Mamo a Punch, com seu repertório Pop Rock para todo mundo cantar junto.

O terceiro show será com a banda Chavala, com seu groove brasileiro e contagiante. Fechando a line up, a banda que faz história no IPA Day Brasil, MIEX, promete agitar o público com seu rock’n roll.

A atrações incluem também apresentações de rugby com atletas e treinadores do Raça Rugby Ribeirão e a transmissão da final da Copa Libertadores entre Boca Juniors e Fluminense, além de games cervejeiros como Cornhole, Jenga e Beerpong e até Badminton.

Open bar e Hemp IPA

O formato open bar de IPAs, que todos os anos atrai milhares de turistas de todo o Brasil a Ribeirão Preto, terá este ano 35 rótulos diferentes de 16 subestilos da cerveja India Pale Ale.

“O IPA Day Brasil atrai um público 70% de fora da cidade que movimenta o evento e a economia local”, explica Rafa Moschetta.

No line up cervejeiro estão algumas das fábricas que produzem as IPAs mais desejadas no Brasil como Dádiva, Dogma, Juan Caloto, Croma, Seasons, Trilha, Hocus Pocus, Unicorn, Tank, Satélite, Spartacus, Calmaria, São Bernardo, Los Compadres, Animal Beer e Maltvs, além de produtoras locais consagradas como SP 330, Weird Barrel, Alquimia, Lund e BR Brew.

Entre os estilos e sub estilos, está uma cerveja com terpenos canábicos, conhecida como Hemp IPA, mas que não tem na receita as substâncias entorpecentes da planta.

O estilo mais recorrente no festival deste ano, com cinco diferentes rótulos, será o New England ou Juicy IPA, que se caracteriza por ser intenso e frutado. Haverá ainda quatro Double New England e uma Triple New England, ainda mais intensas no sabor e na graduação alcoólica.

O teor alcoólico médio ficou em 6,85%, mas há desde cervejas mais leves, com 3,8% até opções que atingem 9,5% de álcool. O amargor médio, medido em escala de IBU (International Bitterness Unit), é de 52,8, sendo máximo de 85 e o mínimo de 18 (semelhante a uma cerveja como a Heineken).

Comentários
Assista ao vídeo