Business -

Inovação e Sustentabilidade: A Jornada da Redução de Custos nos Data Centers 

31 de Outubro de 2023

Evernex lidera com estratégias que reduzem custos e impulsionam a eficiência e a sustentabilidade nos data centers globais

Foto: Divulgação/ Evernex/ Shutterstock

Na era digital em que vivemos os Data Centers são o centro das organizações, alimentando operações, inovações e crescimento. Contudo, manter esses ambientes operacionais exigem grandes desafios, responsabilidades e custos.

A Evernex apoia seus clientes orientando-os neste complexo cenário, ofertando soluções que equilibram custo, performance e sustentabilidade.

​​"Na Evernex acreditamos que otimizar os custos operacionais e financeiros nos Data Centers é um desafio constante para as organizações.

Nossa missão é oferecer soluções que não só atendam as necessidades econômicas, mas também impulsionem a sustentabilidade e a eficiência” afirma Rennan Serrano - Sênior VP Latam da Evernex.

Rennan faz uma análise sobre alguns métodos e estratégias para redução de custos nos datacenters, apresentando ideias de como as organizações podem cortar custos sem comprometer o desempenho e a confiabilidade em seus ambientes tecnológicos.

Com ênfase em serviços de TI sustentáveis ele explora soluções como extensão da vida útil de equipamentos críticos, seja através de contratos de Manutenção, Upgrades, Locação e ou descarte ecológico.

Essas práticas não apenas reduzem as despesas operacionais e financeiras, mas também promovem a sustentabilidade, uma consideração essencial na economia atual.

Os Contratos de Manutenção para equipamentos críticos de Data Centers (Servidores, Storage, Backup e ativos de rede) possibilitam que as empresas definam por quanto tempo pretendem utilizar os equipamentos e ainda qual escopo de serviço realmente necessitam.

Essa modalidade mostra-se como uma alternativa frente as ofertadas pelos respectivos fabricantes.

Como resultado pode-se esperar economia financeira de até 50% e extensão da vida útil dos equipamentos em até 5 anos.

Os Upgrades mostram-se como uma estratégia valiosa, pois no mercado Brasileiro não é comum a comercialização de upgrades.

Tem sido frequente empresas descartarem seus equipamentos após utilizarem por um curto período de 3 a 5 anos por questões culturais e ou falta de oferta de upgrades.

Na Evernex utilizamos nossa expertise técnica e logística para identificar, fornecer e instalar o devido Upgrade que poderá prolongar a vida útil dos equipamentos por 3 ou mais anos, evitando assim novos investimentos e o descarte antecipado dos equipamentos. 

Salientamos ainda que este upgrade pode ser fruto de um descarte ecológico de outras empresas feitas no Brasil ou no mundo.

Nossa tradicional Locação acompanha as tendências de redução de custos e práticas sustentáveis, pois através de consultores experientes identificamos a real necessidade de nossos clientes seja de curto, médio ou longo prazo.

Somente após entendermos os desafios e dores de nossos clientes nos sentimos aptos a propor soluções de Locação também para equipamentos críticos de Data Center.

Nossa solução pode ser composta por Hardware, software, instalação, customização com manutenção incluída, pelo tempo em que o cliente precisar, podendo ser adaptada e atualizada a qualquer momento.

O hardware contido na solução de Locação é reutilizado entre nossos clientes e muitas vezes sua origem fora através do descarte, possibilitando seu reuso em perfeitas condições e ainda com valores realmente atraentes quando se comparado a novas aquisições, algumas vezes gerando economias de até 80%.

Praticamos essa modalidade há mais de 20 anos, contudo observa-se sua contemporaneidade, pois nos dias de hoje tornou-se comum consumirmos vários produtos/serviços por assinatura: TV, Carro, Casa etc.

Não menos importante o Green IT e práticas sustentáveis para utilização e descarte de equipamentos críticos não se trata exatamente de uma unidade de negócios da Evernex, mas de algo que está em nosso DNA desde nossa fundação.

A propósito nascemos há 40 anos atrás atuando essencialmente na reciclagem e no reuso de equipamentos críticos, atividade que ainda hoje é presente em todas as fases e atividades da empresa.

Somos reconhecidos mundialmente pelos nossos stakeholders pelo nosso compromisso, responsabilidade e interesse neste importante tema, que além de agregar valor a todas nossas ofertas, tem contribuído maciçamente na redução de Co2 pelo mundo “redução em 2022 = 110 toneladas”

Em um mundo onde a inovação digital e a sustentabilidade estão intrinsecamente ligadas, é vital abraçar estratégias que não só reduzam os custos, mas também se alinhem aos princípios ecológicos e de eficiência.

A Evernex se posiciona como um aliado estratégico, guiando as organizações através dos desafios multifacetados na gestão de Data Center.

Seu compromisso com a inovação responsável e sustentável não só atende às necessidades imediatas das organizações, mas também pavimenta o caminho para um futuro digital mais verde e eficiente.

A jornada para transformar os Data Centers não é apenas sobre cortar custos, mas sobre integrar eficiência, inovação e responsabilidade ambiental no cerne das operações. Este é um compromisso que a Evernex está determinada a liderar, alinhando tecnologia, expertise e visão para criar soluções que definem o futuro dos Data Centers globais.

Sobre a Evernex

A Evernex é líder mundial em manutenção de equipamentos críticos multivendor. Operando em mais de 165 países, com 45 escritórios pelo mundo. Estamos sempre próximos aos nossos clientes para oferecer ampla cobertura em manutenção da infraestrutura de TI – inigualável em sustentabilidade e custo-benefício – em toda a Europa, América do Norte e do Sul, APAC, Oriente Médio e África. Todos os dias, enviamos uma tonelada de peças de reposição para todo o mundo para que as operações de nossos clientes se mantenham no mais alto nível.

Comentários
Assista ao vídeo