Viver - Saúde

Conheça 7 principais recomendações que auxiliam na prevenção do câncer

25 de Outubro de 2023

Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto fala sobre os cuidados básicos que podem ser fundamentais para evitar a doença

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca)  apontam que somente no Brasil são esperados, para cada ano do triênio 2023-2025, cerca de 704 mil novos casos da doença, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.      
 
Ainda segundo o Instituto, entre os tumores malignos que mais acometem os brasileiros estão: pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
 
Diante deste cenário, o oncologista Carlos Fruet, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, alerta para a importância da prevenção da doença através de cuidados básicos com a saúde. “Nem sempre é possível evitar o câncer, mas políticas eficazes que incentivam hábitos saudáveis, acesso aos serviços de saúde e rastreamento podem reduzir a mortalidade e serem fundamentais para a alta dos índices de cura e qualidade de vida dos pacientes”, diz o médico. 
 
O oncologista comenta ainda que cerca de 30 a 50% dos casos poderiam ser evitados com a redução de fatores de risco e sugere algumas recomendações que podem ajudar a prevenir a doença. 
 
Fazer acompanhamento frequente com um médico
 
O acompanhamento médico é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Através das consultas continuas é possível a realização de exames preventivos indicados para cada faixa etária e histórico de saúde, podendo identificar a doença em estágio inicial e aumentar as chances de bons resultados com o tratamento.
 
Manter o corpo ativo através da prática de atividade física

A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Segundo estudos divulgados pelo Inca quanto maior a atividade aeróbica, menor o risco de câncer. 
 
Ingerir dieta rica em cereais integrais, legumes, frutas e leguminosas
 
A adoção de uma dieta equilibrada pode evitar cerca de 35% dos casos de câncer. Isso porque alguns alimentos funcionam como antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias essenciais capazes de combater os radicais livres que atacam as células.
 
Evitar o consumo de fast food e demais alimentos processados ricos em gordura, amido, sódio e açúcares
 
Este tipo de alimento causa o excesso de gordura, que pode provocar alterações hormonais capazes de estimularem a proliferação e inibirem a morte celular. Com isso, causam maiores chances do surgimento de células cancerígenas. 

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
 
O consumo de álcool está entre os principais fatores de risco de tumores, como intestino, esôfago e fígado. O risco é diretamente proporcional à quantidade de álcool consumida e ainda maior para aquelas pessoas que bebem e fumam.
 
Evitar o uso de cigarros
 
Segundo o Inca, o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, por exemplo, tem o cigarro como responsável, sendo os outros 10% decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também está associado a 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe e outros.
 
Sexo seguro
 
O uso de preservativo é fundamental para a saúde e para a prevenção de tumores. Atualmente, o papiloma vírus humano (HPV) – doença sexualmente transmissível – é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). A vacinação - disponível no sistema público para meninos e meninas, com idade entre 9 e 14 anos - é imprescindível para uma proteção mais eficaz contra o HPV.

Comentários
Assista ao vídeo