Viver - Esporte

Lista de jogadores da NBA apresenta recorde de 125 atletas internacionais de 40 países e territórios

25 de Outubro de 2023

Liga terá pelo menos 120 jogadores internacionais pelo terceiro ano consecutivo e pelo menos 100 estrangeiros pela 10ª temporada seguida. Todas as 30 equipes possuem ao menos um atleta internacional

Denver Nuggets e Los Angeles Lakers abrem a temporada 2023-2024 da NBA
Créditos: Jamie Schwaberow - NBAE/GettyImages

– Noite de abertura apresenta recorde de número de estrangeiros de Canadá (26) e França (14). Dallas Mavericks e Oklahoma City Thunder são as equipes com mais estrangeiros com oito atletas cada –

NOVA YORK (EUA), 24 de outubro de 2023 - A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta terça-feira, 24, um recorde de 125 jogadores internacionais de 40 países e territórios em seis continentes na lista da noite de abertura da temporada 2023-2024, incluindo um número recorde de atletas do Canadá (26) e da França (14). Isto marca a terceira temporada consecutiva em que as escalações da noite de abertura apresentam pelo menos 120 jogadores internacionais e a 10ª temporada consecutiva em que as escalações da noite de abertura possuem pelo menos 100 estrangeiros. Todas as 30 equipes apresentam ao menos um jogador internacional.

O recorde anterior de jogadores internacionais (121) e o recorde atual de países e territórios representados (42) foram estabelecidos no início das temporadas 2021-2022 e 2017-2018, respectivamente.

Pela 10ª temporada consecutiva, o Canadá é o país mais representado fora dos EUA, seguido pela França, Austrália (nove jogadores), Sérvia (sete jogadores) e Alemanha (seis jogadores).

Nigéria e Turquia têm cinco jogadores cada. Há 64 jogadores europeus na escalação da noite de abertura, incluindo quatro membros do ‘Kia All-NBA Team 2022-2023’: Giannis Antetokounmpo, campeão da NBA de 2021 e duas vezes ‘Kia NBA Most Valuable Player’ (MVP) / (Milwaukee Bucks - Grécia laços com a Nigéria), Luka Dončić, quatro vezes membro do ‘NBA All-Star’ e ‘All-NBA First Team’ (Dallas Mavericks - Eslovênia), Nikola Jokić, campeão da NBA de 2023 e duas vezes ‘Kia NBA MVP’ (Denver Nuggets - Sérvia), e Domantas Sabonis, três vezes ‘NBA All-Star’ (Sacramento Kings - Lituânia). Há também 15 jogadores da África, incluindo o ‘MVP’ da NBA da Kia de 2022-2023, Joel Embiid (Philadelphia 76ers - Camarões).

Os Mavericks e o Oklahoma City Thunder apresentam oito jogadores internacionais cada, seguidos pelo Toronto Raptors e pelo San Antonio Spurs com sete jogadores internacionais cada. O Boston Celtics e o Phoenix Suns têm seis cada um.

Abaixo algumas marcas e histórias adicionais de jogadores internacionais para a próxima temporada:

  • Três jogadores internacionais ganharam os últimos cinco ‘Kia NBA MVP Awards’: Embiid (2022-2023), Jokić (2021-2022 e 2020-2021) e Antetokounmpo (2019-2020 e 2018-2019).
  • A temporada passada também marcou a segunda temporada consecutiva em que Embiid, Jokić e Antetokounmpo terminaram entre os três primeiros na votação de ‘MVP’. Embiid e os 76ers visitam Antetokounmpo e os Bucks na quinta-feira, dia 26, na abertura da temporada para ambas as equipes.
  • Há 15 jogadores internacionais na lista da noite de abertura que foram ‘NBA All-Stars’: Antetokounmpo, Dončić, Embiid, Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves - França), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder - Canadá), Al Horford (Celtics – República Dominicana), Kyrie Irving (Mavericks - Austrália), Jokić, Lauri Markkanen (Utah Jazz - Finlândia), Kristaps Porzingis (Celtics - Letônia), Sabonis, Pascal Siakam (Raptors - Camarões), Ben Simmons (Brooklyn Nets - Austrália), Nikola Vučević (Chicago Bulls - Montenegro) e Andrew Wiggins (Golden State Warriors - Canadá).
  • Pelo menos cinco jogadores internacionais fizeram parte do ‘Kia All-NBA Team’ em cada temporada desde 2018-2019.
  • Como parte da Pesquisa entre os GMS da NBA 2023-2024, Jokić, Antetokounmpo e Dončić foram eleitos os jogadores nº 1, 2 e 4 com maior probabilidade de ganhar o ‘Prêmio Kia NBA MVP’ de 2023-2024 (43%, 20% e 10% de votos, respectivamente). Jokić, escolha geral nº 1 de 2023, Victor Wembanyama (Spurs - França), Antetokounmpo e Dončić foram eleitos os jogadores nº 1, 2, 3 e 4 que os GMs mais gostariam de contratar se estivessem começando uma franquia hoje (33%, 23%, 13% e 10%, respectivamente).
  • Wembanyama é o 14º jogador internacional a ser selecionado em primeiro lugar no Draft da NBA e o jogador francês com a melhor posição de todos os tempos. Wembanyama está pronto para fazer sua estreia na NBA quando o Spurs receber o Mavericks nesta quarta-feira, dia 25, às 22h30min na ESPN.
  • Quarenta e um jogadores internacionais presentes na noite de abertura participaram do Basketball Without Borders / Basquete Sem Fronteiras (BWB) antes de suas carreiras na NBA, incluindo Deandre Ayton (Portland Trail Blazers - Bahamas / BWB Global 2016), Embiid (BWB Africa 2011), Gilgeous-Alexander (BWB Global 2016), Rui Hachimura (Los Angeles Lakers – Japão / BWB Global 2016), Jamal Murray (Nuggets – Canadá / BWB Global 2015), Siakam (BWB África 2012) e Jonas Valančiūnas (New Orleans Pelicans – Lituânia / BWB Europa 2008). BWB, o programa global de desenvolvimento de basquete e extensão comunitária da NBA e da FIBA, viu 112 ex-campistas avançarem para a NBA ou WNBA desde 2001.
  • Há um recorde de quatro formandos da NBA Academy nas escalações da noite de abertura: Dyson Daniels (Pelicans – Austrália / NBA Global Academy), Josh Giddey (Thunder – Austrália / NBA Global Academy), Bennedict Mathurin (Indiana Pacers – Canadá com ligações ao Haiti / NBA Academy América Latina) e Olivier-Maxence Prosper (Mavericks – Canadá com ligações com o Haiti / NBA Academy América Latina). A NBA Academy é um programa de desenvolvimento de basquete de elite durante todo o ano que oferece aos melhores atletas em idade escolar de fora dos EUA uma abordagem holística para o desenvolvimento de jogadores e um caminho previsível para maximizar seu potencial.
  • Um recorde de 55 jogadores atuais da NBA foram incluídos nas escalações da seleção nacional para a Copa do Mundo FIBA 2023, incluindo quatro na Alemanhã, seleção campeã: o ‘MVP’ do torneio Dennis Schröder (Raptors), Daniel Theis (Pacers) e os irmãos Franz e Moritz Wagner (Orlando Magic).
  • Há também vários jogadores americanos com ligações a outros países, bem como mais de 35 jogadores com pelo menos um dos pais de um país africano. Entre os jogadores americanos com ligações a outros países estão Bam Adebayo (Miami Heat com ligações à Nigéria), Jalen Green (Houston Rockets com ligações às Filipinas), Matisse Thybulle (Trail Blazers com ligações à Austrália e Haiti), Karl-Anthony Towns (Timberwolves com laços com a República Dominicana) e Jaylin Williams (Thunder com laços com o Vietnã).

A 78ª temporada regular da NBA começa na noite desta terça-feira, dia 24, e vai alcançar fãs em 214 países e territórios em mais de 50 idiomas por meio dos parceiros de transmissão da liga em todo o mundo e do NBA League Pass, o serviço premium de assinatura de jogos ao vivo da liga disponível através do aplicativo NBA. No primeiro jogo, Jokić, Murray e o atual campeão da NBA Nuggets receberão seus anéis do campeonato antes de receber LeBron James e o Lakers em uma revanche das finais da Conferência Oeste de 2023 (20h30min no horário de Brasília) Na sequência, os tetracampeões da NBA Stephen Curry, Klay Thompson e os Warriors receberão Bradley Beal, Devin Booker, Kevin Durant e os Suns (23h).

Abaixo a lista completa de jogadores internacionais nas escalações da noite de abertura de 2023-2024 (ativos e inativos):

País

Nome

Equipe

Laços

Angola

Bruno Fernando

Atlanta Hawks

 

Austrália

Patty Mills

Atlanta Hawks

 

Austrália

Ben Simmons

Brooklyn Nets

 

Austrália

Josh Green**

Dallas Mavericks

 

Austrália

Kyrie Irving

Dallas Mavericks

 

Austrália

Danté Exum

Dallas Mavericks

 

Austrália

Jock Landale

Houston Rockets

 

Austrália

Dyson Daniels^

New Orleans Pelicans

 

Austrália

Josh Giddey^**

Oklahoma City Thunder

 

Austrália

Joe Ingles

Orlando Magic

 

Áustria

Jakob Poeltl

Toronto Raptors

 

Bahamas

Buddy Hield

Indiana Pacers

 

Bahamas

Deandre Ayton**

Portland Trail Blazers

Nigéria

Bélgica

Toumani Camara

Portland Trail Blazers

 

Bósnia Herzegovina

Jusuf Nurkić

Phoenix Suns

 

Ilhas Virgens Britânicas

D'Moi Hodge*

Los Angeles Lakers

 

Bulgária

Sasha Vezenkov

Sacramento Kings

 

Camarões

Joel Embiid**

Philadelphia 76ers

 

Camarões

Christian Koloko**

Toronto Raptors

 

Camarões

Pascal Siakam**

Toronto Raptors

 

Canadá

Dalano Banton

Boston Celtics

 

Canadá

Oshae Brissett

Boston Celtics

 

Canadá

Tristan Thompson

Cleveland Cavaliers

 

Canadá

AJ Lawson***

Dallas Mavericks

 

Canadá

Dwight Powell

Dallas Mavericks

 

Canadá

Olivier-Maxence Prosper^**

Dallas Mavericks

Haiti

Canadá

Jamal Murray**

Denver Nuggets

 

Canadá

Cory Joseph

Golden State Warriors

Trinidad e Tobago

Canadá

Andrew Wiggins

Golden State Warriors

 

Canadá

Dillon Brooks

Houston Rockets

 

Canadá

Andrew Nembhard**

Indiana Pacers

 

Canadá

Bennedict Mathurin^**

Indiana Pacers

Haiti

Canadá

Joshua Primo***

LA Clippers

 

Canadá

Brandon Clarke

Memphis Grizzlies

 

Canadá

Lindell Wigginton***

Milwaukee Bucks

 

Canadá

Nickeil Alexander-Walker

Minnesota Timberwolves

 

Canadá

Leonard Miller

Minnesota Timberwolves

 

Canadá

RJ Barrett**

New York Knicks

 

Canadá

Luguentz Dort**

Oklahoma City Thunder

 

Canadá

Caleb Houstan

Orlando Magic

 

Canadá

Shaedon Sharpe

Portland Trail Blazers

 

Canadá

Trey Lyles

Sacramento Kings

 

Canadá

Charles Bediako***

San Antonio Spurs

Ghana

Canadá

Kelly Olynyk**

Utah Jazz

 

Canadá

Shai Gilgeous-Alexander**

Oklahoma City Thunder

 

Canadá

Eugene Omoruyi*

Washington Wizards

Nigéria

Croácia

Bojan Bogdanović

Detroit Pistons

 

Croácia

Dario Šarić**

Golden State Warriors

 

Croácia

Ivica Zubac

LA Clippers

 

Croácia

Luka Šamanić***

Utah Jazz

 

República Democrática do Congo

Jonathan Kuminga

Golden State Warriors

 

República Democrática do Congo

Oscar Tshiebwe*

Indiana Pacers

 

República Dominicana

Al Horford

Boston Celtics

 

República Dominicana

Chris Duarte

Sacramento Kings

 

Finlândia

Lauri Markkanen**

Utah Jazz

 

França

Théo Maledon*

Charlotte Hornets

 

França

Frank Ntilikina**

Charlotte Hornets

Bélgica e Ruanda

França

Malcolm Cazalon*

Detroit Pistons

 

França

Killian Hayes**

Detroit Pistons

 

França

Moussa Diabate***

LA Clippers

Guinéa e Mali

França

Nicolas Batum**

LA Clippers

Camarões

França

Rudy Gobert

Minnesota Timberwolves

 

França

Evan Fournier

New York Knicks

Argélia

França

Ousmane Dieng

Oklahoma City Thunder

Senegal

França

Olivier Sarr*

Oklahoma City Thunder

Senegal

França

Rayan Rupert

Portland Trail Blazers

 

França

Victor Wembanyama

San Antonio Spurs

Rep. Dem. Congo

França

Sidy Cissoko

San Antonio Spurs

Senegal

França

Bilal Coulibaly

Washington Wizards

Mali

Geórgia

Goga Bitadze**

Orlando Magic

 

Geórgia

Sandro Mamukelashvili**

San Antonio Spurs

 

Alemanha

Maxi Kleber

Dallas Mavericks

 

Alemanha

Daniel Theis

Indiana Pacers

 

Alemanha

Isaiah Hartenstein**

New York Knicks

 

Alemanha

Dennis Schröder

Toronto Raptors

Gâmbia

Alemanha

Franz Wagner

Orlando Magic

 

Alemanha

Moritz Wagner

Orlando Magic

 

Grécia

Thanasis Antetokounmpo

Milwaukee Bucks

Nigeria

Grécia

Giannis Antetokounmpo

Milwaukee Bucks

Nigéria

Israel

Deni Avdija**

Washington Wizards

 

Itália

Simone Fontecchio**

Utah Jazz

 

Itália

Danilo Gallinari**

Washington Wizards

 

Jamaica

Nick Richards

Charlotte Hornets

 

Japão

Rui Hachimura**

Los Angeles Lakers

Benin

Japão

Yuta Watanabe

Phoenix Suns

 

Letônia

Kristaps Porziņģis

Boston Celtics

 

Letônia

Dāvis Bertāns

Oklahoma City Thunder

 

Lituânia

Jonas Valančiūnas**

New Orleans Pelicans

 

Lituânia

Azuolas Tubelis***

Philadelphia 76ers

 

Lituânia

Domantas Sabonis

Sacramento Kings

 

Mali

Adama Sanogo***

Chicago Bulls

 

Montenegro

Nikola Vučević

Chicago Bulls

 

Nova Zelândia

Steven Adams

Memphis Grizzlies

 

Nigéria

Josh Okogie

Phoenix Suns

 

Nigéria

Udoka Azubuike*

Phoenix Suns

 

Nigéria

Charles Bassey**

San Antonio Spurs

 

Nigéria

Precious Achiuwa

Toronto Raptors

 

Nigéria

Chimezie Metu

Phoenix Suns

 

Portugal

Neemias Queta*

Boston Celtics

 

Senegal

Mouhamed Gueye

Atlanta Hawks

 

Sérvia

Bogdan Bogdanović

Atlanta Hawks

 

Sérvia

Nikola Jokić

Denver Nuggets

 

Sérvia

Boban Marjanović

Houston Rockets

 

Sérvia

Nikola Jović

Miami Heat

 

Sérvia

Aleksej Pokuševski**

Oklahoma City Thunder

 

Sérvia

Vasilije Micić

Oklahoma City Thunder

 

Sérvia

Filip Petrušev**

Philadelphia 76ers

 

Eslovênia

Vlatko Čančar

Denver Nuggets

 

Eslovênia

Luka Dončić

Dallas Mavericks

 

Sudão do Sul

Duop Reath*

Portland Trail Blazers

 

Espanha

Ricky Rubio

Cleveland Cavaliers

 

Espanha

Usman Garuba*

Golden State Warriors

Nigéria

Espanha

Santi Aldama**

Memphis Grizzlies

 

Santa Lúcia

Chris Boucher

Toronto Raptors

Canadá

Sudão

Bol Bol

Phoenix Suns

 

Suíça

Clint Capela

Atlanta Hawks

Angola e RD Congo

Turquia

Onuralp Bitim***

Chicago Bulls

 

Turquia

Alperen Şengün

Houston Rockets

 

Turquia

Furkan Korkmaz

Philadelphia 76ers

 

Turquia

Cedi Osman

San Antonio Spurs

 

Turquia

Ömer Yurtseven**

Utah Jazz

 

Ucrânia

Svi Mykhailiuk

Boston Celtics

 

Ucrânia

Alex Len

Sacramento Kings

 

Reino Unido

Jeremy Sochan

San Antonio Spurs

Polônia

Reino Unido

OG Anunoby

Toronto Raptors

Nigéria

* - Jogador Two-Way
** - Ex-campista do Basketball Without Borders (BWB)
*** - Jogador Two-Way Player e ex-campista do BWB
^ - Graduado pela NBA Academy

Comentários
Assista ao vídeo