Viver - Saúde

Silicone: cirurgião plástico alerta para manutenção das próteses

17 de Outubro de 2023

Dr. Evando Lauritzen Lucena reforça importância da troca para evitar complicações.

Foto: Divulgação

O Brasil é o segundo país com mais realizações de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. E a segunda mais procurada é o implante mamário, conhecida popularmente como silicone, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Apesar de muito comum, a prótese mamária demanda cuidados.

O renomado cirurgião plástico Dr. Evando Lauritzen Lucena destaca a importância da manutenção das próteses de silicone mesmo na ausência de alterações evidentes. “É recomendável trocar a cada 10 anos, mas cada organismo reage de uma forma, às vezes sendo necessária a troca com menos tempo”, destaca.

O Dr. Evando esclarece que não existem próteses permanentes. “A prótese é um corpo estranho e sofre reações imunológicas frequentemente pelo organismo. Portanto deve ser avaliada por exames clínicos e de imagem, pelo menos uma vez por ano”, reforça o especialista.

O especialista recomenda que não se ignore a necessidade de troca das próteses, devido à prevenção de riscos ao organismo. “A troca é feita para prevenir futuras contraturas ou defeitos nas cápsulas que envolvem as próteses como também modificações celulares e formação de seromas, que já são mais complicados quando aparecem tardiamente”, alerta.

O procedimento de troca de próteses, segundo o Dr. Evando, é cirúrgico e ágil, e deve ser realizado em centro cirúrgico. “A cirurgia é feita através da cicatriz já existente da outra cirurgia, sendo retiradas as próteses antigas e realizadas incisões radiais dentro da loja formada anteriormente para melhor aderência e adequação das novas”, explica.

O especialista reforça que após a cirurgia é necessário repouso absoluto nas primeiras 48 horas. A retomada gradual das atividades é permitida, com restrições para movimentos específicos, como levantar os braços, e um período mínimo de 45 dias sem exercícios físicos.

Fonte: Dr. Evando Lauritzen Lucena

Cirurgião Plástico | CRM 36.233

www.cirurgiaplasticadrlucena.com.br

Comentários
Assista ao vídeo