Viver - Beber e Comer

Ribeirão Preto recebe a visita da primeira chef de gastronomia indígena reconhecida no Brasil

8 de Outubro de 2023

Homenageada compartilhará um pouco de sua trajetória com o público; encontro acontece no dia 10 de outubro, às 18h30

O ambiente Refúgio da Chef Indígena é um dos destaques desta edição da CASACOR Ribeirão Preto
Créditos: Felipe Araujo

Na próxima terça-feira, dia 10 de outubro, a CASACOR Ribeirão Preto recebe uma visita especial. Kalymaracaya, primeira chef indígena reconhecida no Brasil, com participações importantes em programas gastronômicos como MasterChef e The Taste, estará na mostra para conhecer pessoalmente o ambiente Refúgio da Chef Indígena.

Como o próprio nome já sugere, Kalymaracaya foi a inspiração da designer de interiores Thaís Alves para a composição do espaço. “O tema desta edição da CASACOR é Corpo e Morada. Depois da pandemia, focamos nossa atenção no cuidado com a saúde, o corpo. Agora, é hora de refletir isso na nossa morada. Quando recebi o convite para participar da mostra, tinha acabado de fazer alguns cursos na área de Biofilia, que é o amor à vida, o amor à natureza. Decidi seguir por essa linha, que faz todo sentido dentro da proposta do evento, mas, queria alguém real para ser protagonista, com uma história que pudesse ser contada por meio do ambiente”, explica Thaís.

Essa busca a levou até Kalymaracaya, descendente da tribo Terena. “Fiz várias pesquisas na internet até vi a foto de uma mulher guerreira, forte e sensível ao mesmo tempo, com um olhar que trasbordava ancestralidade. Tive a certeza que a Kalymaracaya era a dona do espaço. Depois de um certo receio, no início, por achar que ela seria inacessível, mandei uma mensagem contando sobre o projeto e, para a minha alegria, ela respondeu e foi super participativa em todas as etapas do processo, compartilhando diversas referências”, revela.

O resultado dessa parceria tem surpreendido e emocionado os visitantes. Tudo foi desenvolvido e executado de acordo com os desejos de Kalymaracaya. Desde os detalhes mais simbólicos, como a rede, o aquário com peixes pantaneiros, o desenho único da piscina, que representa o rio, as plantas voltadas para a subsistência, incluindo um pé de mandioca, os tijolinhos de taipa, os sons e os aromas, até os toques mais modernos, como os eletrodomésticos de primeira linha, à altura de uma “master chef”. “O objetivo do meu trabalho é perpetuar a nossa cultura. Mantivemos as nossas raízes, a nossa essência, mas, é importante ter em mente que nós evoluímos também. O projeto ficou lindo. A Thaís construiu, para mim, um sonho”, destaca a homenageada.

Durante a visita, que está marcada para 18h30, o público presente poderá bater um papo com Kalymaracaya, que vai compartilhar um pouco de sua trajetória enquanto prepara um chá típico da tribo Terena.

O espaço é assinado pela designer de interiores Thaís Alves
Créditos: Rubiantenanstudio

Ingressos

Os ingressos estão à venda pelo site.

Programe-se

Data: Até 22 de outubro

Horário: De terça a quinta-feira, das 15h às 21h

De sexta-feira e sábado, das 15h às 22h

De domingo, das 15h às 20h

Local: Rua Conde Afonso Celso, nº1765, Jardim Sumaré

Comentários
Assista ao vídeo