Café no Brasil busca informar seus seguidores a respeito da plantação do grão aos produtores do país
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O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Com uma longa história e tradição na plantação do grão, o país tem condições geográficas e climáticas ideais para produzir o melhor tipo de café. Em 2022, por exemplo, representou cerca de 33% da produção mundial de café.
Apesar disso, essas informações acabam não sendo divulgadas ao grande público, e pensando nisso, o perfil Café no Brasil, no Instagram, decidiu compartilhar dados, curiosidades e informações importantes a respeito das lavouras de café em todo o país.
“Percebi através de perguntas que recebia e ainda recebo, a carência de informações por parte de muitos produtores de regiões onde a informação e assessoria agronômica não chega com qualidade, e vi ali a necessidade de levar informação de qualidade para os produtores”, disse Rafael Stefani, criador do Café no Brasil.
O maior perfil de cafeicultura no Brasil, atualmente reúne mais de 118 mil seguidores e é repleto de informações a respeito das plantações, tal qual dicas e curiosidades sobre os cafeicultores e a agronomia envolvida na plantação, com uma linguagem de produtor para produtor.
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“No início a intenção era mostrar a beleza e desafios da cafeicultura brasileira, por isso o nome @cafenobrasil e assim foi durante muitos anos, postando fotos e vídeos de cafeicultores de todo o Brasil que enviam suas fotos e eram postados com legenda identificando a propriedade, cidade, estado e o autor da foto ou vídeo, com o tempo foi se criando a curiosidade de saber que estava por trás do perfil, quando falava que era um cafeicultor, começou os pedidos para mostrar minhas lavouras e aí começou a caminhar para esse lado, comecei a mostrar minhas lavouras meu dia a dia, se tornando um perfil pessoal e passei a ser conhecido”, explica Rafael.
Com o perfil em ascensão, o produtor Rafael Stefani explica que não possui metas estabelecidas para 2024, no entanto, quer seguir reunindo amantes de café e cafeicultores em um espaço bastante informativo no Instagram.
“Sempre digo que não tenho objetivos traçados, sigo mostrando minha realidade na cafeicultura, trazendo informações de qualidade para os seguidores, criei no ano passado o Podcast Podcafé onde trago, agrônomos, pesquisadores e pessoas de grande renome na cafeicultura para ser mais um canal de referência para a comunicação direta com o produtor e tem sido um sucesso”, conclui.