Cultura - Educação

Festival literário em São Sebastião reúne dezenas de atrações gratuitas

20 de Setembro de 2023

Entre as atividades, o público encontrará rodas de conversas com escritores, oficina de poesia, contação de história, sarau, apresentação teatral e musical

Ailton Krenak, escritor e liderança indígena (foto: divulgação), a compositora e cantora Tulipa Ruiz (foto: Nino Andres Biasizzo) e o slammer e poeta Lucas Afonso (foto: Tiggaz) são algumas das atrações do festival literário que movimentará São Sebastião (SP)

FLI - Festival Literário que desde 2013 acontece na região do Vale do Ribeira, expande seus horizontes e agora, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião, realiza edição especial na cidade mais antiga do litoral norte. A edição especial do FLI & São Sebastião Literária acontece no dia 7 de outubro, das 13h às 23h, no Complexo Turístico da Rua da Praia.

Localizado no Centro Histórico de São Sebastião, o espaço será o epicentro do encontro entre diversas vozes, saberes, escritos e memórias. Também acessível em Libras, o Festival irá promover reflexões, debates e diálogos sobre cultura, literatura, território e identidades, shows, manifestações tradicionais, troca e lançamento de livros de livros, atividades de formação para professores de escolas públicas, e muito mais.

O FLI é uma ação realizada pelo Programa Oficinas Culturais, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. Nesta edição o evento conta com a correalização da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da FUNDASS - Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna, além da parceira do SP Leituras e SisEB.

Fique por dentro da agenda do FLI & São Sebastião Literária - Edição Especial.

7 de outubro

Poesia

Com a participação de artistas renomados e coletivos locais, dentre as atrações literárias terá o momento do FLISARAU, a partir das 18h20, comandado pelo MC, poeta e slammer Lucas Afonso, da periferia da zona leste de São Paulo, campeão do Slam Brasil e representante brasileiro em uma das edições da Copa do Mundo de Poesias na França.

O FLISARAU contará com as participações de coletivos de poesias, de rima e musicais do litoral norte paulista, entre eles, o A ESTTG (A Estratégia), banda sebastianense, Coral da Aldeia Rio Silveira, grupo cultural da reserva indígena localizada entre as cidades de São Sebastião e Bertioga, e Batalha do Verso, roda de rimas mais antiga do litoral norte (Boiçucanga). Para aqueles que desejam participar, haverá um microfone aberto e com inscrições disponíveis 1 hora antes do início da atividade.

Encerrando a noite, a partir das 22h, a cantora e compositora Tulipa Ruiz, aclamada como uma das vozes mais marcantes de sua geração, dividirá o palco com as cantoras e compositoras Juçara Marçal e Assucena. Com a direção musical de Gustavo Ruiz, este show inédito promete oferecer uma experiência única formada por sucessos individuais de cada artista, além da cantautora Tulipa revisitar o próprio som de mais de uma década.

Teatro

Durante o dia, apresentações cênicas movimentam o festival literário. É o caso do Circo Navegador com o palhaço Surubim, que encanta a plateia com a ingenuidade no espetáculo circense Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?, às 13h40. O personagem passa por situações de tensão, emoção e muita graça, se equilibrando entre o deboche e a elegância.

Às 16h terá a contação de histórias Parindo Cabaças, com o núcleo de pesquisa e criação de narrativas pretas Agbalá Conta. A história narra a dupla de guardiãs, pequenas cabaças mágicas levadas em uma caminhada pelo espaço. O público escolhe uma pequena cabaça que é aberta com música e magia.

A última contação de histórias será às 20h20 com a poeta Lavinia de Matos que apresentará Ondas do Mar. Trata-se de uma homenagem ao encontro com Seu Manoel Francisco Ferro, pescador sebastianense com uma linda história de vida.

Autógrafos e conversas com escritores

Como de conhecer novos escritores e autores renomados da região terá o FLI entrevista com a autora Janaina de Figueiredo, sebastianense finalista do Prêmio Jabuti 2022 com “Formigável” (Aletria, 2021). O bate-papo será direcionado pelos autores Raquel Matsushita e Junião, com mediação de Isabel Galvanese, jornalista e editora, a partir das 14h40. A abordagem será em torno do livro Formigável e o universo da literatura infantil, com destaque para a questão da representatividade.

Das 15h às 20h30 será a vez da Sessão de autógrafos: autores do litoral norte. O público terá oportunidade de conhecer a diversidade da escrita dos escritores da região e comprar os livros de diferentes linguagens e gêneros literários. Esta atração também está disponível a escritores que irão lançar ou querem ampliar a divulgação das obras autorais no festival, com inscrição aberta neste link até 28 de setembro, com as regras listadas.

Já a atividade Distorcer Raízes: Histórias de tempo e deslocamento contará com a presença de quatro autoras de diferentes gêneros literários: Eda Nagayama, atriz e escritora, Helena Silvestre, escritora e editora, Isabel Lagedo, poeta e arte-educadora, e Nicia Guerriero, fotógrafa e escritora. A conversa será mediada por Daniela Outi, jornalista e editora, abordando sobre a relação com o tempo, o território e a influência que o deslocamento exerce nas obras e processos das escritoras. O encontro será das 17h às 18h20, com a sessão de autógrafos no final.

O evento proporcionará ao público a oportunidade de participar da Sessão de autógrafos e lançamento do livro “Futuro e memória: escrevivências do Litoral Norte”, fruto das oficinas de escrita criativa que aconteceram nos municípios de São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Ubatuba e Caraguatatuba neste ano. A atriz e escritora Eda Nagayama, a escritora Helena Silvestre, a poeta e artista educadora Isabel Lagedo e autores da coletânea estarão presentes. O evento ocorrerá das 19h20 às 20h30 e exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente.

Finalizando as entrevistas, às 20h30, o FLI & São Sebastião Literária - Edição Especial recebe Ailton Krenak, liderança indígena, Doutor honoris causa pela UFRJ e autor de livros como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “Futuro ancestral”. O escritor e ativista socioambiental vai conversar com o público, com Neide Palumbo, contadora de histórias, e Cristine Takuá, educadora da Aldeia Rio Silveira. A mediação é feita por Viviane Luiz, escritora e professora Quilombo Ivaporunduva (Vale do Ribeira).

Oficina

O FLI também se atenta às formações para a escrita e oralidades criativas, realizando essas atividades nos últimos anos. Na passagem por São Sebastião, a Oficina de caderno de sonhos e intenções aplicada por artesãs da Papel do Quintal em 7/10, das 17h às 19h, oferecerá recursos de encadernação artesanal e colagens aos participantes que buscam desenvolver o próprio caderno de registro das vontades e planos como ferramentas de bem viver. A inscrição é feita no local, a partir das 16h, e possui 20 vagas.

Olhar Pedagógico

A formação Para contar histórias, beba poesia, voltada para professores da rede pública municipal e estadual de ensino de São Sebastião, está programada para o dia 6 de outubro, sexta-feira, das 9h às 11h e 15h às 17h. No Teatro Municipal de São Sebastião, Débora Kikuti, arte-educadora com quase 30 anos de trajetória, compartilhará experiências e proposição de jogos lúdicos por meio das práticas de escuta e de narração.

—----------

A programação completa do FLI & São Sebastião Literária - Edição Especial está no site do programa Oficinas Culturais, com detalhes dos convidados (as), informações sobre a retirada de ingressos e links para as inscrições– clique aqui.

SERVIÇO:

Local: Complexo Turístico da Rua da Praia (Centro Histórico)

Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 308 - Centro - São Sebastião/SP

FLI & São Sebastião Literária - Edição Especial

7/10 - SÁBADO

13h às 23h

TROCA GRATUITA DE LIVROS

Requisitos: Espaço de troca de livros infantis, adultos e gibis. Para as trocas, é recomendado que os livros estejam em bom estado e não sejam didáticos ou técnicos.

13h40 | Espetáculo

OM CO TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ?

Circo Navegador

14h40 | Conversa 

FLI ENTREVISTA JANAINA DE FIGUEIREDO

Entrevistadores: Junião e Raquel Matsushita | Mediação Isabel Galvanese

15h às 20h30

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: AUTORES DO LITORAL NORTE

Atração também disponível a escritores que buscam lançar ou ampliar a divulgação das obras autorais no festival, com inscrição aberta neste link até 28 de setembro, onde as regras estão listadas.

16h | Contação de histórias

PARINDO CABAÇAS

Agbalá Conta

17h às 18h20 | Conversa

DISTORCER RAÍZES: HISTÓRIAS DE TEMPO E DESLOCAMENTO
Com Eda Nagayama, Helena Silvestre, Isabel Lagedo e Nicia Guerriero | Mediação: Daniela Outi

17h às 19h

OFICINA DE CADERNO DE SONHOS E INTENÇÕES

Com Papel do Quintal

18h20 | Sarau

FLISARAU

Com Lucas Afonso | Participações especiais: AESTTG (A estratégia), Coral da Aldeia Rio Silveira, Batalha do Verso, Casa Brasileira, Jovens em Atuação, Sarau Chão Caiçara e Sarau Semeando Poesia

19h20 às 20h30

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: “FUTURO E MEMÓRIA: ESCREVIVÊNCIAS DO LITORAL NORTE”

Eda Nagayama, Helena Silvestre, Isabel Lagedo e Nicia Guerriero | Mediação: Daniela Outi

20h20 | Contação de Histórias

ONDAS DO MAR

Lavinia de Matos

20h30 | Conversa

FLI ENTREVISTA AILTON KRENAK

Entrevistadoras: Criszine Takuá e Neide Palumbo | Mediação: Viviane Luiz

22h | Show

TULIPA RUIZ convida JUÇARA MARÇAL e ASSUCENA

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA - Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclo de Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Comentários
Assista ao vídeo