Viver - Beber e Comer

O que é que a banana tem? Conheça os benefícios da fruta que está entre as mais consumidas no Brasil

15 de Setembro de 2023

 Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica características de seis tipos: nanica, prata, ouro, maçã, terra e marmelo

Panqueca de Banana

De sabor adocicado, a banana está entre as frutas mais consumidas no Brasil. Versátil e prática, pode ser ingerida in natura nos intervalos das refeições, com a comida ou em receitas doces, como bolos, tortas e vitaminas, e salgadas, como farofas. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, as bananas são excelentes fontes de nutrientes essenciais à saúde. “Possuem boa quantidade de carboidrato, que fornece energia, potássio, que atua na função cardíaca e muscular, magnésio, para saúde óssea, dentária e muscular, além de fibras, que garantem saciedade e bom funcionamento do sistema digestivo”, ensina.

Renata ressalta que o consumo regular da fruta auxilia o raciocínio, a memorização e a concentração. E completa: “Rica em antioxidante, ajuda a retardar o envelhecimento e promove a produção de colágeno. Por conter vitamina B6 e triptofano, um aminoácido que atua na síntese da serotonina, conhecido como "hormônio da felicidade", melhora o humor e o sono”, diz.

A nutricionista explica as particularidades de seis tipos de bananas.

Nanica: Uma unidade possui em média 90kcal. Seu nome tem origem na bananeira que a produz, que é de porte pequeno, embora seja uma das maiores bananas. Tem teor de fibras e carboidratos mais alto, o que ajuda na função intestinal.

Prata: 100g têm cerca de 90kcal e correspondem a 2 unidades médias. Por ter uma quantidade menor de carboidratos, é menos doce. É uma das bananas com maior durabilidade.

Ouro: Uma das mais doces e mais calóricas. Cada 100g têm cerca de 160kcal. Uma unidade pesa aproximadamente 40g.

Maçã: Uma unidade média tem em torno de 50kcal. É ótima para doces e salada de frutas, pois oxida com menor facilidade.

Terra: É a maior de todas as bananas. Uma unidade pode pesar de 400g a 500g. Muito usada em preparações salgadas, como farofas, e consumida também frita.

Marmelo: Lembra bastante a banana-da-terra, com sabor mais adocicado, principalmente se for cozida. Se ela estiver bem madura, pode ser consumida in natura. Quando está mais verde, o melhor é cozinhá-la.

Renata ensina receitas com os diversos tipos de banana:

Panqueca de banana

1 banana nanica madura

1 ovo

1 colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de nibs de cacau

Modo de preparo:

Amasse a banana e misture todos os ingredientes. Leve para cozinhar em uma frigideira untada com azeite ou manteiga sem sal e cozinhe bem dos dois lados. Só servir.

Pãozinho doce de banana

2 bananas-prata maduras

2 colheres de sopa da aveia em flocos

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:

Amasse 1 banana e misture a aveia em flocos, o trigo, o açúcar e o fermento em pó. Acomode a massa em um pote de vidro e em seguida, adicione rodelas da outra banana picada. Leve ao microondas por cerca de 3 minutos. Se você desejar, adicione canela em pó antes de aquecer.

Bolo de banana com maçã 

4 ovos

½ xícara de chá de óleo

1 maçã com casca

6 bananas-ouro

2 xícaras de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de açúcar ou adoçante culinário

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá rasa de sal

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a maçã, os ovos, o óleo e o sal. Adicione o açúcar, a farinha de trigo, o fermento, e bata novamente. Acomode metade da massa em uma forma com furo central, untada com manteiga e farinha. Em seguida, adicione metade das bananas, cortadas em rodelas. Junte o restante da massa e decore com as bananas. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.

Smoothie de banana-maçã

1 banana-maçã congelada

5 morangos congelados

100ml de água de coco

1 colher de chá de psilium em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes e consuma em seguida

Farofa de banana-da-terra

1 banana-da-terra madura

2 xícaras de chá de farinha de mandioca

½ xícara de chá de cheiro-verde picado

½ xícara de chá de milho verde cozido

½ xícara de chá de azeitonas pretas

1 cebola roxa pequena

2 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite e doure a cebola. Adicione as bananas cortadas em rodelas e refogue bem. Junte os demais ingredientes, incorporando-os delicadamente para não desmanchar as rodelas de banana. Sirva em seguida.

Banana-marmelo recheada com pernil 

250g de pernil cozido e desfiado

4 bananas-marmelo maduras

2 dentes de alho ralados

1 cebola roxa ralada

2 colheres de sopa de cheiro-verde picado

2 colheres de sopa de azeite

Sal e cúrcuma a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o pernil desfiado, o cheiro-verde, a cúrcuma e acerte o sal. Faça um corte no centro das bananas, de modo que as pontas permaneçam unidas para apenas formar uma abertura possível de rechear. Mantenha a casca. Adicione uma porção do recheio em cada banana. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno a 200º por 20 minutos. Sirva em seguida.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Comentários
Assista ao vídeo