O Grupo Espuma estreia peça infanto-juvenil que discute a realidade da educação brasileira através de sua história. Quais os caminhos percorridos para que chegássemos até aqui?
O Grupo Espuma estreia "O Penúltimo Sinal", espetáculo infanto-juvenil que nasceu a partir das discussões da nova reforma do ensino médio. A peça narra a história de um grupo de estudantes que, entre os escombros de uma escola abandonada, busca maneiras de reconstruir sua sala de aula. Através de um experimento científico que deu errado, eles passam por situações extraordinárias que os fazem refletir sobre os motivos que levaram sua escola a chegar nesse estado.
A um passo do futuro, os personagens descobrem que para caminhar para frente terão que rever a história da educação através de uma viagem por outros metaversos. Por onde passam as histórias do mundo? Quais os caminhos percorridos para que chegássemos até aqui?
Para tentar responder a importante questão, "O Penúltimo Sinal", vai pontuando momentos históricos da educação no Brasil, como: a atuação do ensino privado nas reformas educacionais; a influência do ensino religioso, resultado da predominância da Igreja Católica no desenvolvimento do ensino; a Ditadura Militar Brasileira, que influenciou reformas que ainda ecoam nas narrativas de desmonte da educação nacional, a peça aponta quais foram as circunstâncias que levaram a educação para o momento atual.
A peça "O Penúltimo" Sinal" fará uma circulação pelas quatro regiões de São Paulo, se apresentando em teatros dos CEUs durante o mês de agosto, sempre com sessões gratuitas.
Sobre o Grupo Espuma
Com direção de Daniela Biancardi e direção musical de Yago Medeiros, o projeto foi desenvolvido pelo Grupo Espuma através do Programa VAI 1 aprovado em 2022, que incentiva jovens artistas a desenvolverem seus projetos. Durante todo o primeiro semestre de 2023 os artistas desenvolveram junto da diretora toda a dramaturgia da peça, narrando a história dos estudantes que que buscam reerguer sua escola.
A partir de textos de Paulo Freire, o projeto pretende falar sobre a busca por conhecimento e a autonomia como ação política e como ferramenta de mudanças sociais. A criação do espetáculo infanto-juvenil visa estrategicamente dialogar com humor e fantasia sobre a força do trabalho coletivo e a importância da educação.
O Grupo Espuma tem como integrantes Fabio Pazitto, Julieta Guimaraes, Leonardo Braga e Luiz Fábio Torres. Criado em 2021, o grupo vem desenvolvendo suas dramaturgias, e participou no ano de estreia da A.MOSTRALAB.8, fazendo uma leitura dramática do texto "Isso não é um navio imenso, é uma terra firme", texto que fundou o grupo escrito por Luiz Fábio Torres.
"O Penúltimo" Sinal"
Direção: Dani Biancardi
Texto: Grupo Espuma e Dani Biancardi
Elenco: Fábio Pazitto, Julieta Guimarães, Luiz Fábio Torres e Leo Braga.
Duração: 50 minutos
Recomendação: livre
Gênero: infanto-juvenil
ESPETÁCULO GRATUITO.
Ingressos serão distribuídos no local
Temporada
Dia 14/8 | CEU Vila Formosa | 10h e 15h – com LIBRAS
Dia 18/8 | CEU Campo Limpo | 10h
Dia 21/8 | CEU Campo Limpo | 10h
Dia 22/8 | CEU Paz | 10h e 15h
Dia 25/8 | CEU Butantã | 10h e 15h – com Libras
Ficha Técnica
O Penúltimo" Sinal"
Direção: Dani Biancardi
Texto: Grupo Espuma e Dani Biancardi
Elenco: Fábio Pazitto, Julieta Guimarães, Luiz Fábio Torres e Leo Braga
Direção Musical e operação de som: Yago Medeiros
Iluminação e operação de luz: Alexandre Passos
Produção: Grupo Espuma
Assistência de produção e de palco: Victoria Assis
Apoio: Colégio CETS