Viver - Esporte

Trail Run: a paixão que conquistou os brasileiros

4 de Agosto de 2023

Contato profundo com a natureza, percursos desafiadores e a comunidade de corredores de montanha são alguns dos atrativos que levaram milhares de atletas à aderirem à modalidade nos últimos anos

Atletas Rafael Gasparian, Carol Simão e Henrique Vaz explicam a paixão pelas corridas de montanha

A corrida de rua se popularizou no Brasil como um esporte democrático e acessível para aqueles que buscam por qualidade de vida e saúde. Agora, com a crescente hostilidade nos centros urbanos, o Trail Run está atraindo a atenção e a paixão dos corredores.

A possibilidade de desbravar trilhas preservadas, com belas paisagens e contato profundo com a natureza são alguns dos atrativos que levaram milhares de pessoas a aderirem às corridas de montanha. Mais do que apenas a prática esportiva ou a competição, os atletas buscam por experiências enriquecedoras e conexões sociais verdadeiras. Este aspecto é parte fundamental da World Trail Races, principal liga de esportes de montanha do país, que além de corridas de Trail Run e Mountain Bike em diversas distâncias, oferece estrutura e entretenimento para que atletas e suas famílias interajam e compartilhem sua paixão pela montanha.

“Quando um atleta descobre a corrida de montanha, ele fica encantado com a conexão com a natureza e a experiência imersiva do esporte. Mas quando ele descobre a comunidade criada na WTR, o encantamento vira paixão”, explica Gabriela Corrêa, gerente da WTR. “São pessoas que compartilham uma mentalidade, uma forma de encarar a vida. Muitas amizades surgem desses encontros e vemos as mesmas pessoas correndo juntas ao longo da temporada.”

A paixão mútua pela montanha uniu Fernando Gavazzoni e Carla Melo. Profissionais da educação física de São Gonçalo (RJ), o casal encontrou no Trail Run o ambiente perfeito para os momentos de lazer em família. “Nós nos conhecemos como professor e aluna há quatro anos e o cupido nos flechou! Começamos a treinar juntos e vimos que o nosso ritmo de treino era o mesmo. Daí pra frente, só queríamos correr juntos e começamos a traçar vários desafios que pudéssemos concluir juntos. Além de competirmos no Trail Run, estamos sempre na montanha mochilando, acampando, levando nossos filhos. Nós realmente vivemos a montanha”, explica Gavazzoni, que ao lado da esposa, conheceu a WTR em 2022 e competiram em todas as etapas desde então.

No início desta temporada, o casal decidiu eternizar na pele a paixão pelo esporte, tatuando juntos o slogan da World Trail Races, “The Mountain Calls”. “Por já vivermos a montanha durante alguns anos, havíamos falado da ideia de tatuar uma montanha. Mas quando conhecemos a logomarca e o slogan WTR, tivemos a certeza que era isso que iríamos tatuar. Porque realmente a montanha nos chama e a Liga WTR conseguiu nos fazer sentir isso com a atmosfera criada em todas as etapas. Assim que voltamos ao circuito em 2023, resolvemos tatuar”, completa o atleta que pratica corrida de montanha há 15 anos.

Hoje, o casal compartilha com os filhos a paixão pelas montanhas. “Nossos filhos estão sempre na montanha com a gente, trilhando, acampando, pedalando. Eles já participam de provinhas desde os dois anos de idade, estamos sempre os incentivando”, diz Carla, que encerrou 2022 em terceiro na geral feminina.

Para a jornalista e ultramaratonista carioca Carol Simão, a paixão veio com o contato único com a natureza. “A corrida de montanha é apaixonante em cada detalhe. O som das passadas na trilha, a superação de subir a montanha e depois sentir o vento no rosto no topo dela. O visual, o cheiro do mato e das pedras, as borboletas no caminho. Barulhinho da cachoeira, do rio, dos animais”, conta.

Segundo Carol, a estrutura oferecida nas provas tornam a experiência ainda mais especial. “Sempre ouvi falar muito bem da organização da WTR e de suas provas. Eu fiquei encantada pela estrutura oferecida aos atletas e suas famílias, a começar pelo charme de suas arenas e atrativos. O percurso é cuidadosamente sinalizado. Conheci muita gente que virou amiga em provas, treinos, Instagram”, enfatiza.

Já o carioca Henrique Vaz destaca o elevado grau de dificuldade e a diversidade de terrenos como grandes atrativos do Trail Run da WTR. “As corridas, sejam de qual modalidade for, em geral possuem uma dinâmica enérgica e divertida. Mas na WTR eu senti uma pegada mais profissional, uma galera mais bem equipada, experiente e que estavam ali para correr de verdade enquanto aproveitam o trajeto”, explica. “Eu perdi a conta de em quantas texturas corri e como tinha de me adequar a cada uma delas, seja buscando mais equilíbrio, aumentando ou diminuindo a velocidade ou sendo mais atencioso. Fora isso, a distinção de altitude e as vistas durante o trajeto dão um charme diferenciado para essa categoria e acaba por trazer um desafio bem mais recompensador.”

Moradores de São Gonçalo (RJ), Fernando e Carla, imortalizaram na pela a paixão pela WTR

A paixão em acordes

Quando descobriu a World Trail Races em 2023, o DJ e sócio fundador da Rádio Ibiza Rafael Gasparian levou a esposa para correrem juntos a etapa Le Canton, uma das mais tradicionais do circuito, atualmente presente em seis cidades brasileiras. “Nós somos do triathlon e por mais que tenhamos nosso treinamento forte semanal, a prova nos surpreendeu bastante pela complexidade. Imaginávamos que faríamos uma corrida como qualquer outra, porém ao chegar nos deparamos com lama, terreno muito acidentado, montanhas íngremes e descidas incríveis. Uma experiência que vale a pena qualquer um passar”, explica.

A paixão imediata pela modalidade inspirou o lado artístico de Rafael, que criou a música tema da WTR e a trilha sonora original utilizada nas largadas, uma iniciativa inédita em competições de Trail Run no Brasil. “Fazer a música foi ainda mais desafiador do que a corrida, mas com certeza fui ajudado ao sentir na pele o desafio da prova”, destaca. “A criação teve ajuda do atleta Victor Vocos (sócio do Grupo V3A e CEO da área de ventures da companhia) e iniciamos o processo identificando as emoções que gostaríamos que os atletas sentissem ao escutar a música. A criação do primeiro corte foi experimentado em uma prova e, por mais que tenha sido um sucesso, já estamos pensando em aprimorar a experiência com novas músicas”, celebra.

Próxima etapa da WTR será em Campos do Jordão (SP) 

Há, ainda, duas etapas da temporada 2023 a serem realizadas. Nos dias 2 e 3 de setembro, a Liga retorna a Campos do Jordão, em São Paulo, para a etapa WTR On Campos do Jordão, a única fora do Estado do Rio de Janeiro. Com largada no Parque Capivari, a etapa terá provas de Trail Run e MTB. E para fechar o ano com chave de ouro, a Final acontece no Vale das Videiras, Petrópolis/RJ, nos dias 25 e 26 de novembro com a WTR Serra Mar.

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.

Calendário World Trail Races 2023
2 e 3/9 - WTR On Campos do Jordão (Trail Run e MTB) - Campos do Jordão/SP
25 e 26/11 - WTR Serra do Mar (Trail Run e MTB) - Vale das Videiras (Petrópolis/RJ) 

Comentários
Assista ao vídeo