O Cartoon Network começa o ano comemorando sua liderança como canal mais assistido pelas crianças da TV por assinatura no Brasil em 2013. Neste ano, continua produzindo novas séries para oferecer ao público uma programação variada e divertida que reflete a personalidade do canal.
A rede foi a número 1, na faixa etária de 4 a 11 anos, entre agosto de 2012 e dezembro de 2013. Com isso, consolida 17 meses no topo do ranking de audiência do País, segundo dados do Ibope, que considera as 24 horas de programação, de segunda a domingo, durante o período mencionado.
“A liderança em audiência é mais um resultado do trabalho que estamos desenvolvendo, que é ao mesmo tempo inovador, criativo e comprometido com o público. Séries como HORA DE AVENTURA, APENAS UM SHOW, O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL e o personagem BEN 10 consagraram o sucesso e a liderança do canal ao longo dos últimos anos”, avalia Pablo Zuccarino, vice-presidente e gerente do Cartoon Netwok na América Latina.
“Em 2014 vamos manter nosso plano de continuar produzindo e adquirindo séries brasileiras, cujo conteúdo esteja alinhado ao DNA do canal e valorize a cultura local”,
salienta Daniela Vieira, diretora de Conteúdo do Cartoon Network no Brasil. A executiva também destaca a importância dos investimentos feitos pelo canal em coproduções nacionais como a TURMA DA MÔNICA, em parceria com a Maurício de Sousa Produções, e O IRMÃO DO JOREL, que tem estreia prevista para este ano.
Além dos programas nacionais, há grandes promessas de séries produzidas pelos estúdios Cartoon Network, nos EUA. Entre elas, a animação TITIO AVÔ!, que vai ao ar no dia 3 de fevereiro, às 21h15*, além de STEVEN UNIVERSO e CLARÊNCIO, O OTIMISTA, que estreiam ao longo de 2014.
Muito mais do que um canal, o Cartoon Network é uma experiência de entretenimento multiplataforma, acessível a qualquer momento, em qualquer lugar, por meio de diversos dispositivos. Um dos grandes sucessos de público e crítica são jogos disponíveis nos aplicativos e no próprio site do Cartoon Network. Somente em dezembro de 2013, o website registrou mais de 30 milhões de page views e 1,9 milhão de visitantes únicos. Atualmente conta com mais de 20 milhões de visitantes registrados.
A marca também promove uma série de eventos esportivos, culturais e de lazer que fazem parte da chamada live experience – conceito que propõe criar interação do conteúdo do canal com o público na vida real – que é uma das apostas de marketing da marca para este ano. Entre os principais eventos estão o Verão Cartoon, que acontece no Costão do Santinho Resort (SC) até o fim de janeiro, a edição especial da Copa Toon, além da Corrida Cartoon, ambas em São Paulo. Além disso, o grande portfolio de produtos licenciados pelo Cartoon Network como BEN 10 e HORA DE AVENTURA, todos com grande sucesso no mercado, ajudam a aumentar a conexão do público com o conteúdo do canal.
Outras novidades serão anunciadas ao longo do ano pela marca, que oferece uma programação divertida e ousada, que tem agradado não só às crianças, mas também aos adultos. Dados do Ibope apontam que a audiência do Cartoon Network, na faixa de 18 anos ou mais, cresceu 5% em 2013, em relação ao ano anterior.
(1) Ibope Brasil / Crianças 4-11 anos com TV Paga/ 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2013/ Segunda a Domingo/ 24h / rat%
(2) Ibope Brasil / Crianças 4-11 anos com TV Paga/ 1 de agosto de 2012 a 31 de dezembro de 2013/ Segunda a Domingo/ 24h / rat%
(3) Ibope Brasil/ Pessoas com Tv Paga e Pessoas com 18+ anos com Tv Paga/ De Janeiro 2012 a Dezembro 2012 e De Janeiro 2013 a Dezembro 2013/ Segunda-Domingo/ 24h/ rat%
(4) Omniture/ cartoonnetwork.com.br/ Page Views Report e Monthly Unique Visitors Report/ dezembro 2013