Cultura - Educação

Livro “O Voo do Menino do Interior” é lançado em Dumont no dia 20 de julho

20 de Julho de 2023

Autor ribeirão-pretano apresenta “O Voo do Menino do Interior”, história do pai da aviação para o público infantil. Lançamento do livro com sessão de autógrafos acontece no dia 20 de julho, no Centro Cultural Marin Fernandez, em Dumont, data em que se completam 150 anos do nascimento do aviador brasileiro

Os sonhos podem ganhar forma e promover grandes voos pessoais. Estimular a apropriação desta crença entre meninos e meninas, especialmente os criados nos diversos interiores do Brasil, é o objetivo de Luís Cláudio S. Pereira, autor de “O Voo do Menino do Interior”, livro sobre a história de Alberto Santos Dumont, direcionado para o público infantil, e que terá lançamento em 20 de julho, data comemorativa dos 150 anos do nascimento do aviador brasileiro e pai da aviação mundial.

A apresentação oficial da obra será às 10h, no Centro Cultural Osvaldo Marin Fernandez - sede do Museu Santos Dumont -, em Dumont (município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, distante 21 km da macrometrópole), que ganhou este nome por seu território ter sido a fazenda do pai de Santos Dumont. “Esse foi o local onde esse menino do interior ousou sonhar e acreditar que a humanidade, um dia, poderia atravessar grandes distâncias cruzando o céu”, apresenta Luís Cláudio S. Pereira.

O autor conta que quis unir pontos significativos da história de Santos Dumont para escrever o livro, com o objetivo de amplificar junto às crianças, a importância desse personagem dentro da  história regional e nacional. “O objetivo foi enfatizar para esse público que os sonhos são possíveis, e lembrar que temos, enquanto brasileiros, referências incríveis e que nos orgulham”, comenta.

Para Vanderci Pessotti Filho, diretor do Departamento de Turismo de Dumont e coordenador do museu, celebrar a vida de Santos Dumont com uma obra literária dentro do ambiente que ele viveu é mais um marco histórico. “Aqui foi o lugar onde Santos Dumont sonhou com as máquinas, os aviões, os voos dos pássaros. Por isso, ter essa oportunidade de lançar um livro sobre a vida dele é muito significante para manter nossa memória viva”, ressalta.

As 40 páginas do livro foram preenchidas com uma linguagem leve e ilustrações atrativas - com muitas cores e traços assinados pelo designer Lucas Busatto. O projeto foi planejado para que as crianças tenham prazer em mergulhar no universo da história e sentirem-se estimuladas a ousar em suas construções de vida. No entanto, o autor pontua que leitores de todas as idades estão convidados para a viagem. “Santos Dumont é um personagem emblemático, que nos deixou um legado generoso”, destaca o autor, lembrando que transpôs a ideia para a produção do livro em frente ao museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis/RJ, durante estadia no local.

De dentro para fora, de fora para dentro

O sonho de voar começou na infância de Alberto Santos Dumont. E essa é a linha mestra que costura a construção de “O Voo do Menino do Interior”. “Trago duas ideias neste trabalho. A primeira é a do conhecimento da própria história com crianças brasileiras e, por meio disso, fortalecer a identidade desse público que é potente agente de transformação. A segunda é alcançar crianças com autoestima afetada por preconceitos diversos, que às vezes as distanciam de sua própria identidade. Então, digo que é um livro para as crianças do interior e para o interior das crianças”, sublinha o escritor.

Além da história central do aviador, Luís Cláudio S. Pereira faz escalas em referências importantes da história brasileira. Para situar o personagem Mané de Deus, que ajudou na educação de Santos Dumont e era negro, o autor fala da escravidão, tão presente nos cafezais paulistas. Há também a informação sobre como a produção cafeeira do pai de Santos Dumont - maior do mundo à época -, era transportada do interior até aos portos para, de lá, seguir rumo a diferentes países. “Temos, no Brasil, uma relação mal resolvida com nosso passado em questões que são protagonistas para nos explicar o hoje. Tentei trazer para os leitores a importância de entendermos o passado para transformar o futuro desde o presente”, destaca Luís.

O que hoje se normatizou denominar bullying (intimidação contra pessoas não aceitas por um grupo) está sinalizado no livro no registro de que o personagem-tema foi uma criança diferente para sua época e alvo de descrença e chacota por parte das outras de sua idade. E há, ainda, curiosidades como as outras invenções de Alberto Santos Dumont e sobre sua assinatura, que sinalizava um homem à frente de sua geração. “Ele sempre escrevia Santos=Dumont, fazendo questão de deixar claro que sua mãe tinha o mesmo valor que seu pai. Um defensor da igualdade de gêneros”, explica o autor.

A obra “O Voo do Menino do Interior” - que terá publicação também no idioma francês - poderá ser adquirida pelo site www.luisclaudiospereira.com.br (a partir do lançamento da plataforma também em 20 de julho). O valor de capa é R$ 51,00 (há descontos para compras coletivas de escolas públicas e privadas de ensino fundamental).

Voo terrestre

O evento de lançamento de “O Voo do Menino do Interior” terá participação de um grupo de crianças da oficina de “Escrita Criativa Transmídia para Escritores do Futuro” do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, que Luís Cláudio ministra na Vila Tecnológica, no bairro Alexandre Balbo, na periferia de Ribeirão Preto. Em parceria com a unidade local da Aliança Francesa, duas dessas crianças serão presenteadas com bolsa de estudo integral na escola.

Agenda comemorativa

Junto com o lançamento do livro, o Centro Cultural Marín Fernandez realiza a mostra comemorativa do acervo próprio e a exposição sensorial “Memória Viva Santos Dumont”, do fotógrafo e poeta Thiago Wierman, natural de Santos Dumont (MG). A exposição revisita memórias do inventor e aviador brasileiro no Brasil e na França, remontando fotografias e versos cordelizados.

Thiago Wierman convida o público a revisitar as memórias do aviador não apenas pela contemplação visual de fotos e versos autorais, mas também por meio dos outros sentidos como audição, tato, paladar e olfato, utilizando outros elementos como cheiros e sons que complementam essa viagem no tempo. A exposição acontece no período de 19 a 30 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com visitas guiadas todos os dias (seg a sex - às 10h e às 14h ou com agendamento prévio).

Sobre o autor

Luís Cláudio S. Pereira é publicitário, escritor independente e comunicador social cultural com experiências culturais, profissionais e acadêmicas em 20 países e em diversas cidades de 20 estados brasileiros. Participou da 21ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2021. Foi palestrante na IV Feira Latinoamericana de Cartagena de Índias na Colômbia, em 2021.

Em 2022, percorreu diversas feiras literárias como escritor e na agenda de 2023 tem sido convidado para rodas de conversa e palestras em eventos regionais semelhantes e participou da Flipoços.

Selecionado como professor para a oficina de Escrita Criativa Transmídia para Escritores do Futuro, desde maio ministra aulas na Vila Tecnológica, em Ribeirão Preto, para um grupo de crianças e algumas mães. É autor de “América Latina 2051”, seu primeiro livro, lançado em 2020, para o público adulto.

Serviço

Evento: Lançamento do livro infantil “O Voo do Menino do Interior”, de Luís Cláudio S. Pereira

Data e horário: 20/07 | 10h

Local: Centro Cultural Osvaldo Marin Fernandez (avenida 13 de Maio, nº 10, Centro - Dumont/SP) - sede do Museu Santos Dumont, em Dumont (SP).

OBS: A obra relata a vida de Alberto Santos Dumont em linguagem infantil e o dia 20 de julho marca o início das comemorações de 150 anos de nascimento do aviador.

Comentários
Assista ao vídeo