créditos |
A AxisMed, a maior empresa no setor de gestão de saúde populacional do Brasil, fecha 2013 com um crescimento acumulado em 24% nos últimos cinco anos. O resultado foi fruto, especialmente, da ampliação de sua carteira de clientes, agora com 13 novas companhias atendidas, seu primeiro ano de parceria bem sucedida com a Telefônica Digital, que a adquiriu no início do ano passado e a inauguração de uma filial no Rio de Janeiro. Para 2014, as perspectivas são ainda mais promissoras, com expansão prevista de 16,9%.
Os trabalhos com o braço global de inovações digitais da Telefônica rendeu o lançamento do AxisLine, uma plataforma inédita no Brasil e voltada a 1.200 operadores de saúde. Atualmente, ela atende 55 mil pessoas e deve alcançar 330 mil até o final do primeiro trimestre de 2014. O serviço, composto por orientação clínica via telefone com pré-triagem, permitiu grandes reduções em idas a prontos-socorros e em consultas desnecessárias, além de significativa economia para os clientes.
Outro fruto desta aliança foi o desenvolvimento de uma ferramenta-piloto para pacientes com diabetes e doentes crônicos de maior risco. Os testes dos devices, por meio de tablets e smartphones, alcançaram 300 usuários, e representam um dos muitos passos a serem dados no intenso programa de aprimoramento tecnológico em andamento com a multinacional espanhola.
“A base de clientes da Vivo é uma de nossas metas de trabalho. São mais de 90 milhões de clientes que poderão ser potencialmente beneficiados. A gigante das telecomunicações já encabeça o projeto e prevemos que, em 2014, um programa B2C, voltado a serviços de saúde via celular, já estará disponível”, explica Fábio de Souza Abreu, diretor executivo da AxisMed.
Tradição e escalada
O ano de 2013 também foi marcado pela ação que levou diabéticos atendidos pelo sistema remoto de monitoramento e-health da AxisMedao acampamento-base do Monte Everest, a mais de 5.300 metros de altitude. Nesta verdadeira aventura, cada um dos quatro jovens brasileiros contou com um kit da Telefônica Digital constituído por um tablet, um glicosímetro e acesso à rede via satélite.
“Abrimos em outubro uma filial no Rio de Janeiro. Hoje ela já atende 9 mil beneficiários e conta com 25 colaboradores. Um claro reflexo de nosso crescimento que, por exemplo, em número de vidas atendidas, passou de 34.974 em 2012 para 40.741 em 2013, ou seja, um incremento de 16,5%”, finaliza Abreu. A companhia, em seus 11 anos, já atendeu mais de 11 milhões de vidas.
Sobre a AxisMed
A necessidade de estimular novos hábitos entre usuários de planos de saúde e funcionários de empresas, reforçando a promoção da saúde e racionalizando custos, motivou a criação da AxisMed em 2002. A companhia trouxe ao Brasil técnicas e conceitos pioneiros em prevenção e de assistência integral a doentes crônicos, com a meta de incentivar a população a monitorar suas condições clínicas e ampliar a interação médico-paciente, tranquilizando os familiares e reduzindo o índice de internações desnecessárias. Com a combinação entre padrões internacionais de gestão de saúde e de tecnologia da informação, reúne cerca de 300 profissionais, entre enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Já atendeu cerca de 200 mil participantes nos últimos dez anos.