Cultura - Música

Empresa paulistana apresenta alternativa inovadora, que isenta os pagamentos ao ECAD

21 de Janeiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Brasil, de acordo com a legislação autoral, todos os estabelecimentos que veiculam música ambiente, devem obrigatoriamente pagar uma taxa de execução pública ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O problema - além dos valores altos que são cobrados - é que o dinheiro nem sempre vai para os titulares das músicas tocadas: O ECAD utiliza um sistema de distribuição baseado em amostragem, remunerando apenas os titulares das músicas mais executadas nas rádios. Ou seja, milhares de compositores e interpretes, mesmo que tenham suas músicas veiculadas, se não estiverem no "top" das rádios, nada recebem.

Virada no jogo

Depois de anos, ouvindo músicas dos artistas de sua gravadora Azul Music, sendo veiculadas em diversos locais e não receber por isso, o músico e compositor paulistano Corciolli, resolveu mudar a história: Após 3 anos pesquisando e estudando as legislações brasileira e internacional de direitos autorais, criou um sistema inovador e pioneiro que dispensa os pagamentos de execução pública ao ECAD. “Conforme estabelece a Lei 9.610/98 de Direitos Autorais no Brasil, é permitido aos titulares dispensarem o ECAD na cobrança da execução pública de suas músicas” explica Corciolli.

De posse das autorizações de todos os envolvidos, o músico criou o Music Delivery, um serviço que oferece seleções de músicas totalmente liberadas para veiculação nos estabelecimentos, com custos até 60% inferiores aos usualmente cobrados pelo ECAD. “Nosso sistema é interessante para os dois lados: Os clientes pagam bem menos por um repertório preparado especialmente de acordo com cada perfil e em contrapartida, os titulares autorais passam a receber diretamente do Music Delivery, onde nada recebiam, pelo fato de suas músicas não estarem no top das rádios” complementa.

Identidade musical das marcas

O Music Delivery agrega um outro diferencial, pois desenvolve o “music branding” para seus clientes, ou seja, a identidade sonora da marca, item indispensável na comunicação de uma empresa com seu público-alvo. Esse conceito foi criado há 40 anos pelo norte-americano Philip Kotler - considerado a maior autoridade mundial em marketing e um dos homens mais influentes no mundo dos negócios. Em 1973, Kotler publicou um estudo revolucionário de como o ambiente de uma loja pode afetar o comportamento de seus clientes. De lá pra cá, inúmeras pesquisas acrescentaram um impressionante conjunto de dados, apresentando relações entre os estados emocionais dos consumidores, o tempo de permanência nos locais, a propensão ao consumo e o grau de satisfação com sua experiência.

A forma como o ambiente influencia o estado de espírito do consumidor passou a ter enorme importância no ponto de venda, alertando as empresas para a necessidade de atingir um perfeito equilíbrio dos múltiplos aspectos sensoriais, que se tornaram poderosas ferramentas para o posicionamento das marcas: temperatura ambiente, iluminação, cores, layout, aromatização e em especial a veiculação da música ambiente adequada.

O Music Delivery já atende diversos clientes, entre eles, a rede de joalherias Dryzun; Ale Tedesco Bakery (SP), Naoum Plaza Hotel (DF) e diversos shoppings tais como Casa &Gourmet (RJ), Estação Curitiba (PR), Campo Grande (MS); Center Uberlândia (MG) Tamboré e Ribeirão Shopping (SP). As perspectivas são excelentes: “Segundo as associações de classe, o Brasil conta atualmente com cerca de 40.000 supermercados, 500 shoppings, 80.000 lojas, 1.000 spas e mais de 1.000.000 de restaurantes/cafés que utilizam música ambiente, ou seja, temos bastante trabalho pela frente”. A nova plataforma oferece uma alternativa inteligente e inédita ao sistema de arrecadação monopolizado até então pelo ECAD. Para os clientes, além da economia gerada, o Music Delivery fornece documentação emitida pelo próprio ECAD, garantindo juridicamente a legalidade do serviço: “Trabalhamos com absoluta transparência, proporcionando aos clientes, segurança, qualidade e agilidade nas liberações”, finaliza Corciolli.

Vídeo de apresentação do sistema

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