Notícias - Motor

Pietro Fittipaldi conquista sua primeira vitória no FIA WEC

12 de Julho de 2023

O Toyota Gazoo Racing recuperou sua posição na luta pelo título do Campeonato Mundial de Resistência da FIA de 2023 após a vitória do fabricante japonês nas 6 Horas de Monza, quinta etapa do campeonato

Com a presença de 65.000 fãs ao longo de três dias em condições de calor escaldante, a corrida deste domingo foi repleta de ação, incluindo três fabricantes diferentes no pódio geral dos Hypercars - Toyota, Ferrari e Peugeot.

Os vencedores da corrida de Monza, Mike Conway, Jose-Maria Lopez e Kamui Kobayashi, cruzaram a linha de chegada com o Toyota GR010 Hybrid nº 7, com uma vantagem de 16,250 segundos sobre a Ferrari 499P Hypercar da AF Corse nº 50, pilotado por Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. Foi a segunda vitória da temporada para o Toyota nº 7 e ampliou a liderança da Toyota na classificação geral em 22 pontos em relação à Ferrari.

O Peugeot TotalEnergies conquistou o terceiro lugar no pódio dos Hypercars de hoje, com o Peugeot 9X8 nº 93 pilotado por Jean-Eric Vergne, Paul Di Resta e Mikkel Jensen, garantindo o primeiro pódio do Peugeot no WEC desde sua estreia com o Hypercar em Monza há um ano.

O Porsche Penske Motorsport ficou em quarto lugar com o Porsche 963 nº 5 pilotado por Dane Cameron, Michael Christensen e Frederic Makowiecki - o trio foi promovido ao quarto lugar depois que a Ferrari nº 51 recebeu uma penalidade tardia durante a corrida. A infração rebaixou a Ferrari, vencedor das 24 Horas de Le Mans, para o quinto lugar, 32,9 segundos atrás do Porsche.

O Toyota Gazoo Racing Toyota GR010 Hybrid nº 8 de Brendon Hartley, Sebastien Buemi e Ryo Hirakawa terminou a corrida em sexto lugar, depois de receber duas penalidades por incidentes na pista, incluindo contato com a Ferrari nº 51 e a entrada do D'Station LMGTE Am nº 777. Após a corrida, a equipe também recebeu uma penalidade de 50 segundos por exceder a potência máxima alocada.

O Porsche Penske nº 6 foi penalizado com uma passagem pelos boxes na volta final, enquanto o Porsche 963, pilotado por Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor, terminou a corrida em sétimo lugar.

A equipe americana Glickenhaus Racing conquistou a oitava posição após chegar a ocupar o quarto lugar na corrida, que envolveu diversas estratégias. A equipe Hertz Team Jota Porsche 963 se recuperou de um problema eletrônico associado à direção para terminar em nono lugar, à frente da entrada da Cadillac Racing nº 2, pilotada por Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook - o trio caiu na ordem devido a uma parada de emergência para abastecimento.

A décima primeira posição foi para o Peugeot TotalEnergies nº 94, à frente da Floyd Vanwall Racing Team, depois que o Peugeot ultrapassou o Vanwall Vandervell 680 nº 4 na última volta.

A equipe Proton Competition Porsche se retirou após parar na pista na quinta hora da corrida. O novo Porsche 963 fez uma estreia impressionante, liderando brevemente a categoria Hypercar em duas ocasiões e adquirindo um tempo valioso de pista para as duas últimas corridas da temporada.

Jota conquista emocionante vitória na categoria LMP2

Uma batalha complexa e emocionante na categoria LMP2 terminou com a vitória da Jota nas 6 Horas de Monza, após uma disputa acirrada da equipe WRT nos últimos 90 minutos da corrida.

David Heinemeier Hansson, Oliver Rasmussen e o piloto brasileiro Pietro Fittipaldi  conquistaram sua primeira vitória da temporada após uma corrida de estratégias complexas, que levou o trio a liderar o pelotão de 12 carros.

Fittipaldi garantiu a pole position para o Oreca-Gibson dourado e foi Hansson quem começou a corrida. O dinamarquês, que venceu sua única outra corrida do WEC na categoria LMP2 em Sebring em 2019 com a Jota, lutou bravamente contra diversos pilotos de categorias superiores, incluindo a dupla da United Autosports, Giedo van der Garde e Ben Hanley.

Ele conseguiu entregar o carro a Oliver Rasmussen em uma boa posição, e seu compatriota completou várias sequências sólidas para garantir que Fittipaldi pudesse atacar pela vitória de classe nas últimas duas horas.

A disputa final ficou entre o brasileiro e Robin Frijns, da equipe Team WRT. Quando o piloto holandês foi forçado a parar nos boxes devido a um problema mecânico na última hora, Fittipaldi ficou sem adversários na liderança.

Completando o pódio da LMP2 ficou o carro da Alpine ELF Team, pilotado por Charles Milesi, Matthieu Vaxiviere e Julien Canal, que conquistaram seu melhor resultado da temporada de 2023 até o momento.

Completando o pódio estava o carro nº 41 da Team WRT, liderado por Louis Deletraz, Robert Kubica e Rui Andrade, que ultrapassou Oliver Jarvis nas últimas voltas para conquistar a terceira posição do pódio.

Dempsey Proton vence na categoria LMGTE Am, e Corvette é coroado campeão

O trio da Dempsey Proton, Christian Ried, Julien Andlauer e Mikkel Pedersen, conquistou uma vitória estratégica na categoria LMGTE Am, enquanto Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg garantiram o título com duas etapas de antecedência.

O Porsche 911 RSR-19 nº 77 da Dempsey Proton atravessou o pelotão de forma impressionante, fazendo uma parada a menos do que o Porsche da Iron Lynx nº 60, pilotado por Matteo Cressoni, Alessio Picariello e Claudio Schiavoni, que terminaram em segundo lugar, apenas 11,184 segundos atrás dos vencedores.

A equipe GR Racing Porsche 911 RSR-19, formada por Michael Wainwright,Christian Ried, Julien Andlauer e Mikkel Pedersen, conquistou o segundo pódio consecutivo ao terminar em terceiro lugar. Eles lideraram em algumas partes da corrida, assim como a equipe Porsche Iron Dame, formada por Michelle Gatting, Rahel Frey e Sarah Bovy.

No entanto, foi a equipe Corvette Racing, com o carro nº 33 de Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg, que marca as manchetes ao conquistar o campeonato na categoria LMGTE Am. Após três vitórias nas primeiras quatro corridas, Keating, Catsburg e Varrone eram os favoritos para levar o troféu de campeão, e eles confirmaram com uma atuação sólida, conquistando a quarta posição na corrida.

Com isso, Ben Keating se tornou o primeiro piloto dos EUA a se tornar bicampeão na história do WEC, enquanto Nicolas Varrone e Nicky Catsburg conquistaram seus primeiros títulos mundiais.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Resistência da FIA de 2023 é a 6 Horas de Fuji, que marcará a primeira viagem à Ásia neste ano para a corrida clássica japonesa, que acontecerá no icônico Fuji Speedway de 8 a 10 de setembro.

Sobre o FIA World Endurance Championship

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância no mundo real em avanços no design de carros de estrada, tecnologia de crossover, desempenho e segurança. Regulamentações sólidas e estáveis que permitem a criação de protótipos esportivos complexos, porém belos, que apresentam o que há de mais recente em tecnologia híbrida, com fornecedores independentes de chassi e motores competindo nos mais altos níveis.  O campeonato possui as principais marcas de carros de luxo do mundo se enfrentando nas pistas com mais de 35 carros na pista ao mesmo tempo, resultando em ação, emoção, ultrapassagens constantes e entretenimento para fãs em todo o mundo. O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e envolvidos um palco único para competir nos principais autódromos ao redor do mundo. Classificada ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de futebol, as 24 Horas de Le Mans, pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo. Disputado em sete etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, há corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas de seis horas até a mais longa de 24 horas.

Comentários
Assista ao vídeo