Notícias - Motor

Considerado “Disney” do motociclismo, Festival Interlagos 2023 bate recordes de testes e de público

6 de Julho de 2023

Evento que reúne todas as montadoras de moto do país recebe mais de 80 mil pessoas, realiza mais de 8 mil test rides, se posiciona definitivamente como maior evento automotivo do Brasil e sacramenta o formato de experiência como o novo modelo de exposição para o setor

Créditos: Mario Villaescusa

O autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi o palco do maior evento de motociclismo do planeta. Durante os dias 22 a 25, mais de 80 mil pessoas passaram pelos portões do circuito que é considerado o maior berço do automobilismo e do motociclismo brasileiro. Chancelando o Festival Interlagos estavam as principais fabricantes de motos, pneus, lubrificantes e acessórios do Brasil. Havia também bancos e seguradoras fazendo ativações no evento e oferecendo muitas atrações.

De acordo com Marcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos, o evento conseguiu se consolidar como o principal evento de motos do mundo. "Oferecer mais de 8 mil testes em um circuito que faz parte de um calendário mundial é algo extremamente inédito e prazeroso. Aqui, o visitante pode conferir e experimentar as motos e não só ficar olhando. Uma real experiência 360 graus que não é encontrada em nenhum outro salão do mundo. Só aqui no Brasil temos essa operação com tanta diversidade de modelos e tantas eventos ao mesmo tempo, proporcionando experiências inéditas aos motociclistas", acrescentou.

O Festival Interlagos faz parte do calendário de eventos da prefeitura de São Paulo, assim como o Lollapalooza e a Fórmula 1, eventos reconhecidos por movimentarem grande público. "A nossa trajetória começou em 2017, com pequenos eventos de experiência em cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Distrito Federal. Em 2019, com o formato consolidado, ingressamos no circuito e começamos a construir a nossa história de sucesso", comemorou Márcio Saldanha.

Além do paddock, com os estandes das marcas e do espaço VIP com áreas de diversão e entretenimento, e da pista com os testes, havia outras áreas, como a que abrigava uma pista de Motocross e outra de Flat Track (circuito oval para motos customizadas). Durante os dois dias também foram realizadas uma etapa oficial do calendário do Campeonato Brasileiro de Motocross.

Também merece destaque no evento o simulador de moto da MotoGP, que esteve pela primeira vez no Brasil. O equipamento ofereceu uma experiência jamais vista, um nível de realidade nunca antes atingido por um equipamento do tipo.

Confira as novidades apresentadas

Pirelli. A marca de pneus apresentou o DIABLO Supercorsa V4 SP, que em comparação com a versão SC, é menos sensível à temperatura, além de aquecer mais rapidamente e fornecer mais quilometragem devido aos compostos. Este pneu destina-se a pilotos que adoram a condução esportiva na pista e estrada.

Kawasaki. A fabricante apresentou os modelos Ninja 650 2024 e Z650 2024 atualizadas, que receberam melhorias no sistema ABS e adição do Controle de Tração Kawasaki (KTRC). Ela também fez o lançamento oficial da ZX-4R 2024, motocicleta esportiva da marca, que alia recursos avançados ao motor mais potente da categoria de 400 cm³.

Yamaha. A montadora trouxe a revolucionária Yamaha YZF-R15, uma superesportiva de baixa capacidade cúbica com atrativos só vistos em motos de maior cilindrada. A parte frontal conta ainda com o duto de entrada em forma de M, inspirada na Yamaha YZR-M1 usada no MotoGP. Já o motor, com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, tem 18,8 cv a 10.000 rpm e 1,5 kgfm a 8.500 rpm.

Honda. No Festival Interlagos, o diretor comercial da marca, Marcelo Langrafe, afirmou que a Honda pretende lançar 10 novos modelos de motocicletas nos próximos dois anos, o que permitirá fortalecer a presença em todos os segmentos e a modernização da linha de produtos.

BMW. A fabricante alemã mostrou a BMW C 400 X e a BMW R 18 na edição comemorativa de 100 anos da marca. A scooter chega equipada com motor monocilíndrico de 350 cm³, de 34 cv a 7.500 rpm e 3,5 kgfm. A transmissão é CVT. Já a BMW R 18 alusiva aos 100 anos de BMW Motorrad, desembarca no Brasil com visual exclusivo e apenas 30 unidades.

Triumph. A novidade da britânica foi o lançamento da nova Street Triple RS. Com motor de 123 cv que atinge a velocidade máxima de 240 km/h, o modelo é considerado um dos mais velozes da categoria naked.

Suzuki. A marca mostrou a GSX-S 1000 GT, moto que coloca a fabricante em um nicho pequeno, mas muito competitivo de motos esportivas para turismo. O motor de quatro-cilindros em linha e 999 cm³ oferece 152 cv a 11.000 rpm e 10,8 kgfm a 9.250 rpm.

Bajaj. A empresa que estreia no Brasil expôs no seu estande uma scooter elétrica. A ideia é ver a receptividade do visitante, pois a Chetak deve vir futuramente ao Brasil. Movida por um motor elétrico de 4.200 W, alimentado por uma bateria de 60,4 V, o modelo pode chegar a 60 km/h. Apesar da baixa velocidade, sua bateria tem boa autonomia: 90 quilômetros (com recarga de 4 horas), sendo voltada para o uso urbano.

Ducati. A italiana mostrou a DesertX, uma moto adequada para enfrentar trilhas desafiadoras e viagens mais longas, com autonomia garantida pelo tanque de combustível com mais de 21 litros de capacidade, oferecendo assim a possibilidade de instalar dois tanques de 4 litros como acessório e que pode ser ativado quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um determinado nível. O motor tem 110 cv e 9,4 kgfm, mesmo conjunto da Monster e Multistrada V2.

Husqvarna. A 701 Supermoto foi um dos destaques do estande da marca. A moto traz um estilo moderno e entrega muita potência e tecnologia com um motor monocilíndrico de 700 cm³. A Norden 901, um dos modelos premium da marca, também pode ser conferida de perto. Entre as motos de competição estão as de enduro e também a TE300 e a FE350.

Lubrificantes

A Ipiranga Lubrificantes, patrocinadora do evento, promoveu uma série de experiências ao público.

A Lubrax, expôs a sua linha direcionada para motocicletas, com foco para modelos de média e baixa cilindradas e scooters, além de ser responsável pelo espaço voltado para os shows

A Mobil colocou à disposição do público toda a linha de produto sintético da Mobil Super (com 3 viscosidades), voltada para motos de altas cilindradas, de altas performances.

A Repsol também apresentou os seus lubrificantes que oferecem a máxima proteção para todos os componentes do motor, com especial desempenho em embreagens e caixa de velocidades.

A Motul trouxe sua linha para bikes e o NGEN, uma nova geração de lubrificantes para veículos híbridos e elétricos.

A Castrol, líder mundial em lubrificantes para motos, apresentou um simulador de motos exclusivo para ter uma experiência na pista de Interlagos.

Capacetes e acessórios

A Saxon, fabricante 100% nacional de bolsas, mochilas e acessórios à prova d’água, apresentou as principais novidades da linha de bolsas e alforges.

A GIVI expôs a linha completa de capacetes, assim como Starplast e LS2.

Já Bieffe Helmets apresentou o modelo B12 que recebeu o design inspirado nas tatuagens do ator e empresário Felipe Titto. No segmento de roupas, a TEXX destaca a jaqueta Falcon V2 e a jaqueta Sniper V2. Para calçar, a bota Adventure V2 é quem ganha a vitrine.

A onda casual e esportiva se completa com o estande da loja Paulinho Motors.

Experiências

A Suhai Seguradora, patrocinadora âncora do Festival trouxe uma série de atrações. Ao longo dos dias foi realizado um concurso de grafite de autoria do renomado artista plástico Adonis Alcici. As peças foram sorteadas aos visitantes.

Opinião dos Patrocinadores

“Estar próximo ao público final e oferecer experiências inovadoras foi o que mais chamou a atenção dos expositores. “Como líder do segmento de motocicletas no país, acreditamos que é fundamental proporcionar experiências exclusivas e diferenciadas aos clientes. O Festival Interlagos foi um evento que permitiu estarmos próximos aos fãs da marca e mostrarmos os diversos modelos que a Honda tem, além de proporcionar momentos únicos que reforçam a imagem e o DNA da Honda”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Honda Motos e CRM da Honda South America.

"Participar desta edição foi uma experiência incrível. Tivemos a oportunidade de mostrar nossa paixão pelas motocicletas e compartilhar nosso legado de inovação, desempenho e estilo com os entusiastas de duas rodas. Foi emocionante ver a empolgação dos visitantes ao conhecerem de perto nossos modelos icônicos e sentir a adrenalina que eles proporcionam. A interação com os fãs e a troca de histórias e experiências foram momentos marcantes, reafirmando o compromisso da Ducati em oferecer uma experiência única de pilotagem. Estamos orgulhosos de fazer parte do Festival Interlagos e esperamos continuar inspirando os amantes de motocicletas em todo o Brasil”, avalia Daniel Paixão, CEO da Ducati do Brasil.

“O Festival se tornou um dos maiores, melhores e mais importantes eventos de motos. Clientes, dealers, apaixonados por moto, todos sem exceção, estiveram mergulhados na paixão e no prazer em pilotar na pista de Interlagos. Tenho certeza de que todo o sucesso do evento será traduzido em vendas durante os próximos dias”, completa Alexandre Ruiz, gerente Nacional de Vendas e Marketing da Ducati.

“O evento foi um sucesso para a Pirelli, com grande volume e envolvimento do público, e uma perfeita oportunidade para lançarmos o mais novo pneu superesportivo homologado para uso em ruas e estradas, o Diablo Supercorsa V4 SP. Inclusive, aproveitamos a estrutura do Festival Interlagos para darmos a oportunidade para que a imprensa, influenciadores e clientes pudessem testar o produto no ambiente mais propício a ele, que é a pista de corrida. Tivemos também um estande que contou com a exposição de outro modelos de pneus Pirelli e Metzeler, além de promovermos a interação com a marca através de palestras sobre diferentes temas que consideramos de extrema importância, como pautas sociais e de sustentabilidade”, observou Rutembergue Fonseca, Diretor Comercial e Marketing Latam - Moto & Bicicleta, da Pirelli.

“Estamos muito contentes com a excelente receptividade no lançamento da nova YZF-R15 aos jornalistas e público que participaram do Festival Interlagos 2023. Eventos como o Festival Interlagos são extremamente importantes para nós, pois temos a chance de estar ainda mais perto de nossos clientes, que puderam testar em primeira mão a nova YZF- R15”, contou Helio Ninomiya, Diretor de Marketing, Produto e Treinamento da Yamaha.

"Estabelecer uma conexão genuína com nosso público é um dos pilares fundamentais da Suhai Seguradora, e o Festival Interlagos nos proporcionou exatamente isso. Com mais de 80 mil pessoas presentes, tivemos a oportunidade de interagir e estreitar laços com cada uma delas, e estamos radiantes em ter desempenhado um papel significativo no sucesso desta edição memorável.

É com orgulho que nos tornamos a primeira seguradora a estar junto aos grandes patrocinadores do Festival Interlagos. Essa parceria exclusiva reforça nosso compromisso em tornar o seguro acessível e democrático para todos, especialmente para os proprietários de motocicletas, independente do modelo, estilo e perfil de uso. Na Suhai, acreditamos que a segurança não deve ser um privilégio restrito a poucos, e sim um direito de todos os apaixonados por duas rodas.

Estamos extremamente felizes em ver como nossos esforços têm impactado positivamente a vida das pessoas e como estamos fazendo a diferença no setor de seguros. Continuaremos a inovar e buscar novas maneiras e parcerias como o Festival Interlagos de aproximar ainda mais nossa marca dos motociclistas garantindo que todos possam desfrutar da liberdade de pilotar com tranquilidade e proteção”, afirma Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora.

Sobre o Festival Interlagos

Com a proposta de oferecer ao consumidor que é apaixonado por motocicletas um mundo totalmente novo e muito além das simples exibições estáticas, Marcio Saldanha criou, em 2019, o Festival Interlagos. Um evento repleto de atrações, tudo em um mesmo local e com opções de test rides nas principais motocicletas comercializadas no mercado. Desde a sua criação, o Festival Interlagos foi se consolidando como um dos principais eventos do setor, sendo hoje integrante do calendário oficial da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Comentários
Assista ao vídeo