Viver - Beber e Comer

Inverno no Terraço Italia

29 de Junho de 2023

Chef Pasquale Mancini lança 17 pratos vistosos com riqueza de ingredientes para os dias mais frios do ano

Tartar de atum, espuma de limão siciliana e ovas de mujol
Gustavo Steffens

Quando as temperaturas caem e o inverno chega, a culinária italiana oferece uma abundância de pratos reconfortantes para aquecer o corpo e a alma. A Toscana e o Norte da Itália são regiões conhecidas por sua rica tradição gastronômica, e seus menus de inverno são verdadeiras celebrações dos sabores locais e dos ingredientes sazonais. E é nelas que o chef Pasquale Mancini se inspira para lançar novidades no cardápio de inverno do Terraço Itália, entre antepastos, massas, carnes, pescados e frutos do mar, risotos e sobremesas requintadas e tentadoras.

A viagem pelos sabores do mar começa com o Tartare di Tonno, spuma di limone siciliano e uova de mujol (tartar de atum, espuma de limão siciliano e ovas de mujol), seguida de Gamberoni alla Mediterranea con polenta a la grilia ( Camarão a Mediterrânea com polenta grelhada), prosseguindo com Polpo alla griglia con risotto al basílico (polvo grelhado com risoto de manjericão), surpreendendo com Gamberoni impanati al Profumo di coco con risotto allo zafferano (camarão empanado ao perfume de coco e risoto de açafrão) e  uma delicada Tortina di gamberi e zucca (tartine de camarão e abobrinha).

Duas novas massas juntam-se às novidades, dentre elas, Paccheri alla Norma (Paccheri é um tipo de massa em forma de tubo bem grande, originária da Campânia), e a Mezzaluna di bacalá su veluttato di funghi (Massa meia lua recheada de bacalhau sobre uma cama aveludada de funghi). No capítulo dos risotos, brilha o Risotto Champagne e aragosta (risoto com champagne e lagosta). Entre carnes e acompanhamentos, destacam-se Spalla di Agnello in salsa di menta con polenta aromatizzata al tartufo (Paleta de cordeiro ao molho de hortelã com polenta aromatizada com trufa), além do Filetto di Manzo con fonduta di pecorino e risotto di asparagi ( Filé mignon com fonduta de pecorino e risoto de aspargos), e Caprese di melanzana al forno (caprese de beringela ao forno).

Não poderiam faltar duas clássicas sopas italianas, como a Minestrone de Verdure com croccante di parmigiano (minestrone de verduras com crocante de parmesão) e a Crema di asparagi com pancetta croccante, (creme de aspargos com pancetta crocante)

O grand finale chega com sobremesas tentadoras, como o Budino al cioccolato e amaretto (pudim de chocolate e amaretto), a Panna Cota al limone siciliano com confettura di miele (panna cota ao limão siciliano, e geléia de mel), a Torta de Pistacchio com gelato di gianduia  (torta de pistache com sorvete de gianduia) e a Meringa com cremma di mascarpone e amarena (merengue com creme de mascarpone e cereja amarena).

Para realçar os sabores dos pratos, o Terraço Itália conta com uma extensa e bem elaborada carta de vinhos, com mais de 200 rótulos selecionados que permitem fazer uma viagem enológica pelo mundo.

Terraço Itália

Avenida Ipiranga, n°344 - 41° - Centro

São Paulo - SP

Reservas:  SP pelo whatsapp web (11) 2189.2940

Formas de Pagamento: todos os cartões de crédito e débito

Estacionamento com manobrista

Comentários
Assista ao vídeo