Cultura - Educação

Mia Couto vem a Ribeirão Preto para a 22ª Feira Internacional do Livro

28 de Junho de 2023

Depois de duas participações on-line, em 2021 e 2022, autor moçambicano, vencedor do Prêmio Camões, fará conferência no Theatro Pedro II e sessões de autógrafos na Biblioteca Sinhá Junqueira

Um dos principais autores contemporâneos da Língua Portuguesa, Mia Couto, estará em Ribeirão Preto nos dias 16 e 17 de agosto, durante a realização da 22ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL). Será a terceira participação do escritor moçambicano no evento. Em 2021, participou remotamente do projeto Recortando Palavras e, no ano seguinte, fez uma conferência, também on-line, diretamente de Maputo, capital de Moçambique, onde vive.

Mia Couto tem 68 anos. É biólogo, jornalista e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Seu romance “Terra sonâmbula” é considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Camões, em 2013, o mais prestigioso da Língua Portuguesa; o Neustadt International Prize, em 2014, e foi indicado para o Man Booker International Prize de 2015. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e tem suas obras publicadas no Brasil pela Companhia das Letras. Seu livro mais recente é “As pequenas doenças da eternidade”, um volume de contos que tem relação com a pandemia de Covid-19 e com a infância do autor em Beira, a quarta maior cidade de Moçambique, na África.

A conferência com Mia Couto será realizada no dia 16 de agosto, às 19h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, com mediação da escritora Aline Bei, autora de “O peso do pássaro morto”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2018) e do Prêmio Toca, e de “Pequena coreografia do adeus”.

Para a curadora da FIL, a educomunicadora Adriana Silva, a participação de Mia Couto, de forma presencial nesta 22ª edição, representa a consagração da internacionalidade da feira. “Trazê-lo para Ribeirão Preto ecoa a vontade de muitos leitores. Há anos somos abordados pelos participantes para promovermos uma conferência com o escritor. O aceite dele nos qualifica enquanto projeto literário”, conclui.

Encontro com o leitor

Além da conferência, Mia Couto também participará de sessões de autógrafos no dia seguinte, 17 de agosto, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Os horários serão das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h. O autor trará uma edição especial para os leitores brasileiros do seu mais recente lançamento “As pequenas doenças da eternidade: contos”. Nesta obra, constam histórias que tratam de grandes males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais. A perspectiva da finitude, o medo do abandono, indiferença, traições, guerras e pandemias - são estes alguns dos temas que perpassam os textos aqui reunidos. Haverá distribuição de senhas 1h antes da atividade. A capacidade máxima é de 70 pessoas por sessão e serão assinados somente livros do autor.

"Peço a Deus que me dê a felicidade das pequenas doenças", assim começa o conto que dá título a esta coletânea de textos de Mia Couto. Nele, uma mãe e seu filho rezam para evitar graves enfermidades e tentam, sem sucesso, postergar o próprio fim. A saúde - assim como a paz, a igualdade, a dignidade - é a súplica que permeia todas estas páginas.

O velho que recebe em casa um enfermeiro em serviço de rastreio da covid-19; uma mulher que aguarda a volta do marido; um rapaz que retorna à sua aldeia e não é reconhecido; as sombras do abandono numa sala de espera de hospital. Entre uma reflexão e outra, o leitor encontra personagens e cenas que não lhe sairão tão cedo da memória.

SERVIÇO:

O que: Conferência com Mia Couto e mediação de Aline Bei na 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)

Data: 16 de agosto
Horário: 19h30
Local: Sala Principal do Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, 370, Centro | Ribeirão Preto/SP

O que: Lançamento do livro “As pequenas doenças da eternidade”, de Mia Couto (edição especial para brasileiros)
Data: 17 de agosto

Horários: 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

Endereço: Duque de Caxias, 547 - Centro | Ribeirão Preto/SP

Informações complementares sobre o livro

Número de páginas: 176

Preço: R$ 89,90 | E-book: R$: 39,90

Sobre a FIL

A 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em sete locais simultâneos: Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal, SESC Ribeirão Preto e RibeirãoShopping e também prevê atividades on-line.

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo