Notícias - Motor

Electric Days traz as últimas tecnologias em carros eletrificados e debate seu futuro no Brasil

27 de Junho de 2023

Um automóvel movido a gás hidrogênio que solta água pura pelo escapamento em vez de poluentes, dezenas de veículos eletrificados (carros compactos super modernos, sedãs, esportivos tradicionais, picapes ousadas, vans e SUVs cheios de sofisticações, por exemplo) com as mais modernas tecnologias, equipamentos para recarga de baterias em períodos cada vez menores. Tudo isso e mais a presença de executivos de 12 fabricantes da indústria automotiva, de seus fornecedores, de empresas de logística e de especialistas em eletromobilidade e sustentabilidade compõem o rico ecossistema que estará presente no evento Electric Days, que acontece pela primeira vez no Brasil, em São Paulo (SP), nos dias 26 e 27 de junho.

Com edições já consagradas nos Estados Unidos e Europa, o Electric Days é um dos maiores eventos do mundo para fomentar o debate sobre veículos elétricos, logística verde e ESG. Na parte de conteúdo, por exemplo, a agenda será composta por debates, palestras e apresentações de projetos destinados à redução das emissões de carbono, transição energética, sustentabilidade, infraestrutura para veículos eletrificados e economia circular. Paralelamente, será realizada a feira com a exposição de dezenas de veículos incríveis, permitindo que o público conheça de perto tecnologias inovadoras que já estão mudando o mercado automotivo global, na busca pela redução da emissão de gases poluentes dos automóveis.

Confira a programação com a agenda de conteúdos que serão apresentados no Electric Days:

Dia 26

  • 07h30 às 08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
  • 08h40 às 09h20 – Abertura oficial, com Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil, organizadora do Electric Days, e Michael Cerqueira, Diretor de Investimentos e Novos Negócios da Prefeitura de São Paulo.
  • 09h20 às 10h00 – Palestra de Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea: “Eletrificação e Biocombustíveis: a solução brasileira para a reindustrialização e inserção do país no mercado mundial”.
  • 10h00 às 10h40 – Palestra de Rogelio Golfarb, Vice-Presidente da Ford América do Sul: “A importância de uma Política de Eletromobilidade”.
  • 10h40 às 11h20 – Palestra de Oswaldo Ramos, CCO da GWM: “As diferentes soluções que vão construir a eletrificação no Brasil”.
  • 11h20 às 12h00 – Palestra de Viviane Mansi, Diretora de ESG e Comunicação da Toyota: “Tecnologia Híbrida Flex como Caminho para a Descarbonização".
  • 12h00 às 13h00 - Almoço
  • 13h00 às 13h30 – Palestra de Caíque Ferreira, Diretor de Comunicação e Vice-Presidente do Instituto Renault: “ESG e a Descarbonização”.
  • 13h30 às 14h30 – Entrevista de Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil,  com Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil, com o tema: “O papel da eletrificação no transporte de carga e de passageiros”.
  • 14h40 às 15h20 – Palestra de Gabriel Patini, Diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover (JLR): “Inovação acelerando a transformação da indústria automobilística”.
  • 15h20 às 16h00 – Coffee Break
  • 16h00 às 16h30 – Palestra de Júnior Miranda, CEO da GreenV:  “Eletrificando Negócios - Soluções tecnológicas para transformações sustentáveis”.
  • 16h40 às 17h30 – Painel com Marcelo Godoy, Diretor de Finanças da  Volvo Car América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil, Maurício Greco, Diretor de Marketing da Nissan, e Emílio Paganoni, Head de Training Projects do BMW Group Brasil, com o tema: “Transição energética: o presente e o futuro da mobilidade”. Terá como moderador o especialista Ricardo Bacellar, consultor estratégico automotivo e de mobilidade.
  • 17h30 às 18h00 – Palestra de Marcos Paiva, General Director Quality and Operacional Excellence South America da  General Motors: “Mitos e verdades sobre os veículos elétricos”.

Dia 27

  • 07h30 às 08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
  • 08h40 às 09h20 – Abertura oficial, com Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil, organizadora do Electric Days, e Michael Cerqueira, Diretor de Investimentos e Novos Negócios da Prefeitura de São Paulo.
  • 09h20 às 10h00 – Palestra de Ricardo Bastos, presidente da ABVE: “Novas oportunidades e negócios da mobilidade eletrificada”.
  • 10h15 às 11h00 - Entrevista de Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil,  com Bruno Plattek de Araújo, Gerente Setorial do Departamento de Inovação, Indústria 4.0 e Manufatura da Área Industrial do BNDES, e Luciano Cunha de Sousa, Coordenador de Planejamento na Embrapii, com o tema: “Instrumentos de apoio a projetos de eletrificação e inovação da indústria automotiva”.
  • 11h00 às 12h00 – Entrevista do jornalista Eduardo Sodré, editor da Folha de S. Paulo, com Maria Christina Motta Gueorguiev e Juliana Coelho Marcussi, Sócias da Veirano Advogados, com o tema: “Desafios de regulação da descarbonização da Economia Brasileira”.
  • 12h00 às 13h00 – Almoço
  • 13h20 às 14h00 - Entrevista do jornalista Eduardo Sodré, editor da Folha de S. Paulo, com Nestor Felpi, Consultor e Conselheiro de startups de logística sustentável, Wal Flor, CEO da Flow.Ers, Lilio Rocha, Innovation Evangelist LATAM na DHL Supply Chain, e Júlio Balbinot, Co-founder e Head de Marketing da Arrow Mobility,  com o tema: “Por que as empresas investem na eletrificação de suas frotas?”.
  • 14h00 às 14h40 – Painel com os jornalistas Eduardo Sodré, editor da Folha de S. Paulo, e Fábio Trindade, CEO da Motorsport Network Brasil, com o tema: “Como comunicar ao consumidor as tecnologias de eletrificação”.
  • 14h40 às 15h30 – Palestra de José Palazzi, Diretor Senior da Qualcomm na América Latina, com o tema: “Acelerando a transformação digital do transporte com tecnologias”.
  • 15h30 às 16h00 – Coffee Break
  • 16h00 às 16h45 – Palestra de Ricardo Bacellar, consultor estratégico automotivo e de mobilidade, com o tema: “A importância de uma matriz energética eclética para o futuro da mobilidade brasileira”.
  • 17h00 às 18h00 - Painel com Paulo Miguel Jr., Conselheiro Gestor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), e Enilson Sales, Presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), com o tema: “A importância das locadoras e seminovos na estratégia de eletrificação da frota brasileira”. Terá como moderador o especialista Ricardo Bacellar, consultor estratégico automotivo e de mobilidade.

Confira os veículos, tecnologias e serviços que serão expostos no Electric Days:

Toyota: a grande atração da marca será o Mirai, veículo que é abastecido com gás hidrogênio e solta água pura pelo escapamento em vez de poluentes. O belíssimo sedã de luxo Mirai (que significa “futuro” em japonês) é mais uma demonstração de tecnologias possíveis para o futuro, porém depende de políticas de investimentos para criação de uma infraestrutura de recarga. Para o público do Electric Days, porém, será uma boa oportunidade para conhecer de perto essa tecnologia revolucionária, que, como o carro 100% elétrico, não emite gases poluentes. A Toyota vai expor, ainda, o Corolla Cross, na versão Híbrido Flex.

Honda: a montadora japonesa, que atualmente comercializa no Brasil o Civic Híbrido, se prepara para lançar ainda neste ano a nova geração do Accord Híbrido, que será mostrado em primeira mão ao público brasileiro no Electric Days.

GM: a marca vai expor o modelo Bolt EUV, um SUV compacto 100% elétrico, segundo veículo totalmente sem emissões vendido pela marca no mercado brasileiro – o primeiro foi o Bolt EV. Com autonomia média de 456 quilômetros, o modelo oferece acabamento premium e é equipado com motor de 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm. A bateria é de 66 kWh.

Ford: uma atração bem especial será o novo Mustang Mach-E, que chegará ao Brasil ainda em 2023. É o segundo SUV elétrico mais vendido nos Estados Unidos. Totalmente elétrico, é um veículo zero emissões e um ícone de esportividade, trazendo o estado da arte da tecnologia e conectividade, com o espírito de liberdade do Mustang e um design incomparável. Na versão topo de linha, GT, oferece autonomia de até 490 quilômetros. A Ford ainda mostrará a primeira picape híbrida do Brasil, a Maverick Hybrid, equipada com dois motores: um elétrico e um a gasolina. Esse sistema avançado de propulsão híbrida permite uma autonomia de mais de 800 quilômetros.

GWM: recém-chegada ao Brasil, a empresa vai expor a sua linha Haval H6 (em várias versões) que vem fazendo sucesso no mercado nacional. Com sua carroceria cupê e visual esportivo único, o H6 GT PHEV AWD é um SUV híbrido plug-in com motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos. Esse powertrain é único, pois nenhum outro Haval H6 no mundo tem esse conjunto, que foi criado pela GWM especificamente para o mercado brasileiro. 

Jaguar: um dos carros mais bonitos e sofisticados em exposição será o Jaguar I-Pace, primeiro carro elétrico da Jaguar Land Rover. É um SUV britânico, totalmente elétrico, que oferece desempenho de esportivo e autonomia de até 446 quilômetros. Além de um design marcante, o modelo é equipado com tecnologias intuitivas e responsivas, incluindo o sistema de infoentretenimento Pivi Pro e a Amazon Alexa, com uma série de recursos de controle por voz.

Mercedes-Benz: a marca alemã terá três automóveis expostos no evento. O Mercedes-Benz EQB 250 é um SUV familiar com foco no conforto, espaço interno e traz o diferencial de levar até sete ocupantes. Produzido na Hungria, tem autonomia de até 474 quilômetros. O Mercedes-Benz EQE 300 chama a atenção pela sua autonomia de até 645 quilômetros com uma carga de bateria. É uma das maiores autonomias dos veículos elétricos expostos no Electric Days. É um sedã luxuoso e confortável, com alto desempenho. Já o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ é um sedã elétrico criado para a máxima performance, com dois motores elétricos, gerando 658 cv de potência e autonomia de até 580 quilômetros. Um dos destaques tecnológicos está no seu interior, com o “Mercedes-Benz Hyperscreen” – três displays de alta definição que elevam o conceito de interação e conectividade para níveis superiores.

BMW: a marca vai expor os modelos iX3 M Sport, iX M60 e i4 M50. O BMW iX3 M Sport, totalmente elétrico, parece mais esportivo do que nunca. Com uma autonomia de até 381 quilômetros e consumo de eletricidade de 18,5 kWh/100 km, o BMW iX3 é ideal para percorrer todas as rotas. A combinação entre a bateria de alta tensão recentemente desenvolvida e a suspensão adaptativa, permite que este modelo ofereça um desempenho eletrizante ao dirigir, com potência de 286 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. Já o BMW i4 M50 é o primeiro Gran Coupe totalmente elétrico. Até a produção do modelo é sustentável, utilizando, exclusivamente, energia verde. Além disto, sua bateria de alto desempenho foi construída sem utilização de metais de terras raras.

Nissan: o Nissan Leaf oferece autonomia de até 389 quilômetros no ciclo urbano e bom desempenho: velocidade máxima de 144 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em até 7,9 segundos. Além disso, o modelo é equipado com a tecnologia e-Pedal, sistema que permite a condução utilizando somente o pedal do acelerador, minimizando o uso do pedal do freio.

Renault: os visitantes poderão ver de perto modelos 100% elétricos compactos e mais simples, como o Renault Kwid E-Tech, o mais barato do evento, que custa R$ 149.990. Um dos destaques do carro é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade de 26,8 kWh e pode ser carregada até em uma tomada doméstica. Sua autonomia no uso urbano pode chegar a 298 quilômetros. Ao lado dele estará o Megane E-Tech, maior e mais sofisticado, e com autonomia de 450 quilômetros.

Volvo: lançado em 2022, o Volvo C40 Recharge traz o que há de mais moderno em propulsores elétricos. Conta com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), que geram 408 cv de potência e 660 Nm de torque. Com powertrain de tração integral totalmente elétrico e bateria de 78 kWh, o carro oferece uma autonomia de cerca de 247 quilômetros.

BorgWarner: como um dos maiores fornecedores globais da indústria automotiva, a BorgWarner vai expor a bateria para ônibus urbano que é produzida desde o início do ano na sua nova fábrica, localizada em Piracicaba (SP).

GreenV: mobilitytech que desenvolve tecnologias inteligentes em mobilidade elétrica e líder nacional em instalação de pontos de recarga, apresentará diversas soluções em tecnologia e gerenciamento de frotas de veículos 100% elétricos, como seus carregadores AC e DC para carga lenta e rápida. Outra atração é a tecnologia Charging Management System (CMS), sistema de gerenciamento inteligente, integrada aos seus carregadores, que fornece dados precisos, em tempo real.

BNDES: o BNDES vai abrir a oportunidade de atendimento às empresas que participarem da Arena de Negócios. Bruno Plattek de Araújo, Gerente Setorial do Departamento de Tecnologia da Área Industrial, e Rafael Passos Dickie, da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, irão conversar com as empresas que buscam por crédito para investimento. Será um contato direto para conversas sobre linhas de crédito para apoiar empresas que buscam recursos para planos de investimento, como investimento fabril em novos projetos de implantação, expansão/modernização, inovação e engenharia, investimentos recorrentes em treinamentos, certificações, contratação de serviços, aquisição de máquinas e equipamentos, e capital de giro, quando associado a outros investimentos recorrentes. Os atendimentos de 20 minutos acontecerão no dia 27/06, entre 11h e 12h e entre 14h e 15h30.

Arena São Paulo de Negócios

Empresas de todo o ecossistema de eletromobilidade - de fabricantes de veículos e componentes até investidores e empresas de infraestrutura, logística e serviços - poderão se conectar e fazer negócios na Arena São Paulo Negócios, espaço exclusivo e dedicado a rodadas de negócios e networking. A ação tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e é promovida pela SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações da cidade, co-realizadora do evento ao lado da Motorsport Network. Na Arena São Paulo Negócios, executivos e representantes de empresas de toda a cadeia poderão encontrar soluções, produtos e parcerias de valor para potencializar seus negócios.

SERVIÇO

Electric Days

Datas: 26 e 27 de junho

Horários: 7h30 às 18h00 (nos dois dias)

Netwoking no Happy Hour Heineken: a partir de 18h00 (nos dois dias)

Local: Villa Blue Tree

Rua Castro Verde, 266 - Jardim Caravelas - São Paulo (SP)

Comentários
Assista ao vídeo