Viver - Beber e Comer

As origens das receitas de festas juninas

16 de Junho de 2023

As comidas típicas da festividade fazem parte da base cultural brasileira

As festas juninas são umas das mais importantes comemorações do Brasil, logo depois do Carnaval. Originalmente, essa era uma comemoração europeia que celebrava a fertilidade da terra e as colheitas no período de solstício de verão, mas no Brasil as festas foram adaptadas para celebrar São João. 

No entanto, a celebração não o único ponto forte das festas juninas. Um dos principais atrativos são as comidas típicas, como o bolo de fubá, pé de moleque, cuscuz, milho cozido ou quentão. Mas já pensou em quais são as origens desses pratos tão queridos dos festejos? 

De acordo com Rebeca Antunes Beraldo, coordenadora e docente do curso de nutrição do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, com a mistura cultural que houve no Brasil, diversas receitas foram criadas ou até incorporadas à cultura brasileira. Entretanto, pelo fato de estarem presentes no dia a dia da população, poucos se sabe como tais receitas foram inventadas. 

O doce pé de moleque é uma mistura de amendoim torrado com rapadura que surgiu na região de Minas Gerais no século XVI com a chegada da cana-de-açúcar no País, sendo bastante popular entre os escravos e a população mais pobre. O nome, no entanto, só se deu séculos mais tarde devido ao fato de que meninos roubavam o doce das vendedoras, fazendo com que as mesmas gritassem “Pede, moleque, pede!”. 

O bolo de fubá é uma mistura da cultura indígena, africana e portuguesa. Os bolos já eram comuns em Portugal, mas como o acesso ao trigo importado era difícil, passou-se a usar o milho, herança das comunidades indígenas, mais especificamente a farinha de milho ou “fubá”, como os povos africanos originários de Angola chamavam; e assim a receita foi popularizada pelo País. 

E de volta à região interiorana de Minas Gerais e de São Paulo, foi criado o quentão, cujo nome já destaca sua principal característica. Como o inverno brasileiro se dá entre os meses de junho e setembro, criou-se a mistura de gengibre, pinga e outras especiarias para que as pessoas pudessem suportar o frio. 

Milho e festas juninas 

Em todas as regiões do país, um dos produtos mais utilizados para preparar as guloseimas das festas juninas é o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho, curau, caldo de milho com frango, torta de legumes com milho e até mesmo a própria espiga de milho cozida com manteiga são alguns dos pratos mais populares. 

De acordo com Rebeca, as receitas derivadas do milho são extremamente nutritivas quando feita com o milho in natura (na espiga). “O milho possui alto teor de fibras – que melhora o funcionamento intestinal, previne vários tipos de câncer, doenças cardíacas, diabetes, obesidade, diminui a absorção de gorduras, colesterol e açúcares e não apresenta calorias –, além de ser fonte de vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes antioxidantes para a qualidade da nossa visão e pele”, afirma. 

Além disso, o milho também contém vitaminas do complexo B, que contribuem para a melhora do humor e saúde do sistema nervoso, e zinco, que é um nutriente necessário para estimulação da produção hormonal, principalmente para adolescentes, e para melhoria da qualidade sensorial do paladar e olfato. 

Apesar do alto valor nutricional, a nutricionista alerta sobre o consumo excessivo de receitas derivadas do alimento, pois contribuem para o aumento de peso. “Como estas preparações são afetivas, que nos remetem à infância, uma dica é consumi-las com atenção plena, ou seja, apreciar o cheiro, as cores, mastigar bem e lentamente, além de perceber os sinais do nosso corpo de saciedade. Assim, conseguimos apreciar, aquecer o nosso coração e não exagerar nas calorias ingeridas”, recomenda Rebeca. 

Com esses exemplos, podemos imaginar como a cultura popular brasileira é extremamente rica e cheia de histórias que acabam se perdendo em meio às novidades do mundo tecnológico que vivemos. As festas estão ganhando mais força no interior e a tradição irá perpetuar. 

 Abaixo seguem algumas receitas com milho para fazer em casa:  

Curau 

Ingredientes: 

4 espigas de milho-verde raladas 
1 xícara (chá) de água 
2 xícaras (chá) de leite em pó integral 
meia colher (sopa) de manteiga 
1 lata de leite condensado 
canela em pó para polvilhar 

Modo de preparo: 

Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e reserve. Em uma panela, acrescente o milho reservado, o leite em pó e a manteiga e cozinhe mexendo sempre, até obter um creme grosso. Acrescente o leite condensado e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em uma travessa e polvilhe a canela em pó. Sirva frio ou gelado. 

Bolo de Milho 

Ingredientes: 

4 espigas de milho-verde 
meia xícara (chá) de água 
meia xícara (chá) de óleo 
1 leite condensado (lata ou caixinha) 
3 ovos 
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar 

Modo de preparo: 

Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo. Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o leite condensado e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa (este deve sair limpo). Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.  

Creme de Milho 

Ingredientes: 

1 lata de milho-verde em conserva, escorrido 
3 colheres (sopa) de água 
1 colher (sopa) de creme vegetal 
1 colher (sopa) de farinha de trigo 
meia xícara (chá) de água 
meia colher (chá) de sal 
1 caixinha de Creme de Leite 
1 colher (sopa) de salsa picada 

Modo de preparo: 

Em um liquidificador, bata metade da lata de milho com a água. Em uma panela, aqueça o creme vegetal e doure a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando adquirir a consistência de massa, coloque a água e misture vigorosamente. Misture o milho batido, o sal e o milho restante. Aqueça e junte o Creme de Leite e a salsa. Desligue e sirva.

Rebeca Antunes Beraldo, coordenadora e docente do curso de nutrição da Estácio
Comentários
Assista ao vídeo