Colaboradores - Patrícia Fernandes

Congresso FEBTUR em Salvador

13 de Junho de 2023

O Cartão de Visita News através de sua jornalista e colunista Patricia Fernandes foi conferir de perto o Congresso de Comunicadores de Turismo, que ocorreu nos dias 31 de maio a 04 de junho, em Salvador -Bahia.

O Congresso reuniu comunicadores de diversas linhas do jornalismo, dos mais variados canais e países.

A programação foi intensa, com varias palestras e debates, além de uma programação voltada à apresentação da Bahia, com um City Tour, além do tempero baiano, cheio de sabores marcantes com pimenta e muito azeite de dendê.

O baiano é, por natureza, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro, além de toda beleza é de conhecimento de todos, que a Bahia tem um potencial turístico extraordinário, sendo porta de entrada do Brasil pelos descobridores portugueses e também por uma quantidade expressiva de turistas do mundo todo, que buscam o estado em diversas épocas do ano para visitar, há muitas supressas que tornam esse território tão marcante para quem o conhece.

Tendo a maior costa litorânea do país – só em solo baiano são mais de 1.100 quilômetros de orla, as praias da Bahia são o principal destaque do estado. Mas não são as únicas atrações da região, que reúne ainda muita história em prédios icônicos, monumentos expressivos e cultura riquíssima.

Durante o City Tour os jornalistas tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do balé folclórico.

O Balé Folclórico da Bahia, considerada a única companhia de dança folclórica profissional no Brasil, foi formado em 1988 e desde então apresenta um significativo currículo de atividades, especialmente as turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio no país e no exterior, refletido na resposta do publico e da critica especializada. Criado e dirigido por Walson Botelho e Ninho Reis, e sob a direção artística de José Carlos Arandiba (Zebrinha), o BFB proporciona aos seus competentes e alunos as mais variadas orientações de diferentes técnicas de dança, música e teatro. Após várias turnês na Europa, América do Norte, Centra e Sul, Oceania e África, o Balé Folclórico da Bahia foi aclamado pelo jornal The New York Times como a “melhor e uma das mais importantes companhias de dança folclórica do mundo, na atualidade”.

O Folclore e a cultura do Brasil forma formados pela combinação de três fluências distintas: europeia, através da colonização portuguesa, africana e indígena, povo nativo do Brasil. O Balé Folclórico da Bahia procura mostrar, na sua mais pura forma, algumas das expressões mais importantes do folclore baiano e algumas danças do Candomblé, região de matriz africano, na qual a música e a dança têm importância fundamentais.

O balé apresentou 5 coreografias;

PANTHEON DOS ORIXAS;

Coreografia baseada na criação do mundo, de acordo com a mitologia africana e a personalidade de cada ORIXÁ (Deuses africanos): OGUN: Deus do ferro e da guerra, OXUM: Deusa dos rios, lagos e águas correntes, OMOLU: Deus das doenças de pele e da morte, IANSÃ: Deusa dos ventos e tempestades OXOSSI: Deus das florestas, caça e caçadores.

PUXADA DE REDE;

Manifestação popular, que ainda pode ser encontrada nas praias da Bahia, onde pescadores, acompanhados por suas esposas, vão pescar à noite. Durante todo o tempo realizam rituais para IEMANJÁ, Deusa do mar, através de canções e danças, implorando por paz, proteção e abundância.

MACULELÊ;

Dança dramática que se originou nas plantações de cana-de-açúcar, na cidade de Santo Amaro, na Bahia, durante o período colonial. O maculelê era dançado pelos escravos comemorando a boa colheita de cana-de-açúcar e, por causa de seus movimentos e golpes violentos, também foi usado como meio de defesa contra os senhores feudais.

CAPOEIRA;

Uma das formas mais antigas e autêntica do samba brasileiro. Era o samba dançado pelos escravos nas “senzalas” nos seus raros momentos de lazer.

O espetáculo deixou todos os Comunicadores de Turismo ali presentes encantando com a apresentação que proporcionou uma experiencia de imersão a dança folclórica.

Bahia, terra de todos os ritmos, terra da cultura, samba, axé, capoeira, artesanato, terra de culto a todos os Santos, Orixás, Patuás e Babalorixas.

Inúmeros lugares da Bahia comportam história singulares, que trazem consigo a valiosa cultura.

Mais do que uma viagem, conhecer a Bahia é uma experiencia para lá de transformadora, independente de onde você esteja, uma coisa é garantida, na Bahia você irá encontrar pontos turísticos inesquecíveis.

Comentários
Assista ao vídeo