Notícias - Motor

GPs do Canadá, Áustria e Grã-Bretanha terão os mesmos compostos do ano passado

13 de Junho de 2023

As três opções de compostos da Pirelli para os próximos GPs no Canadá, Áustria e Grã-Bretanha serão as mesmas do ano passado

A combinação mais macio possível será usada em Montreal e Spielberg: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio. Por outro lado, o C1 será o pneu duro em Silverstone, o C2 o médio e o C3 o macio.

Montreal, sede do GP do Canadá de Fórmula 1 Pirelli de 16 a 18 de junho, tem traçado considerado de médio a rápido. Embora o circuito Gilles Villeneuve possa ser considerado semipermanente, ele tem paredes e barreiras implacáveis bem ao lado do traçado, deixando pouca margem para erros, mas também apresentando pelo menos duas boas oportunidades de ultrapassagem. É uma pista onde a estabilidade na frenagem e a boa tração são vitais para ser competitivo. O GP do Canadá é um dos favoritos de muitos que acompanham a F1, não apenas porque muitas vezes é imprevisível – com o safety car sendo uma característica regular – mas também por causa da atmosfera única de Montreal ao longo da semana do GP.

Duas semanas depois do Canadá, o GP da Áustria acontece no veloz circuito de Spielberg, que tem o menor número de curvas do calendário: apenas 10 no total. O Red Bull Ring recebe a segunda Corrida Sprint da temporada no sábado, precedida pelo Sprint Shootout para determinar suas posições no grid.

De 7 a 9 de julho, a Fórmula 1 retorna ao local onde o campeonato começou: Silverstone, que tem um layout praticamente inalterado desde o primeiro GP da Inglaterra, em 1950. A nova especificação de pneus da Pirelli fará sua estreia em uma pista que é conhecida por colocar altas cargas de energia lateral através da borracha, como resultado das muitas curvas rápidas. Esta nova especificação, testada pelas equipes durante os treinos livres de sexta-feira na Espanha, é mais resistente à fadiga graças à introdução de um material já homologado originalmente planejado para 2024, mas é exatamente a mesma especificação que será usada até o GP da Áustria.

Comentários
Assista ao vídeo