Informes - Canal Jurídico

Posse solene da desembargadora Angela Pacheco de Rezende Lopes é celebrada no Palácio da Justiça

31 de Maio de 2023

Magistrada chega ao posto após 33 anos de carreira.

Foto: Divulgação/ KS e PS

Este novo horizonte, trazido e revelado com esta promoção, mostrou-me a mesma Justiça sonhada e idealizada quando jovem. O amor pela Justiça e pelo nosso Poder Judiciário não morre. Ao contrário, se fortalece com o decorrer da carreira”, afirmou a desembargadora Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes em seu discurso durante a cerimônia de posse solene no cargo mais elevado do Judiciário paulista, realizada ontem (25), no Palácio da Justiça, em evento conduzido pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.

A magistrada chega ao posto após 33 anos de carreira. O orador em nome do Tribunal, desembargador Galdino Toledo Júnior, exaltou a trajetória da colega. “Percebi, desde logo, seu conhecimento do Direito, a excelência, a rapidez e o rigor técnico de seu trabalho mas o mais importante, a busca pelo seu aperfeiçoamento ao sistema colegiado de julgamento. Uma magistrada preocupada em não aplicar simplesmente a letra fria da lei, mas em respeitar o princípio de exegese do Direito que recomenda que na interpretação da lei o julgador atenderá mais aos fins sociais a que ela se destina e às experiências do bem comum”, ressaltou. “Concluo essa singela oração cumprimentando a doutora Ângela por esta merecidíssima conquista. Saudação que estendo à nossa própria Corte, por contar com mais uma dedicadíssima e preparada julgadora”, finalizou.

Ao fazer uso da palavra, Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes relembrou as responsabilidades advindas da nova etapa que se inicia. “O mundo precisa sentir a paz e a Justiça contribui para o pacto civilizatório que nos protege da barbárie”, disse. Ela encerrou seu discurso com palavras repletas de carinho ao marido e aos três filhos, com quem dividiu os méritos pela conquista.
O presidente Ricardo Mair Anafe iniciou sua fala saudando o antecessor da empossada, desembargador Kioitsi Chicuta. “Foi um exemplo como magistrado”, afirmou. “Com certeza o desembargador Kioitsi Chicuta sente-se muito honrado em ser sucedido pela senhora”. O presidente compartilhou a satisfação em poder ter ouvido, assim como todos os presentes, palavras que expressaram sentimento de irrestrito amor à Justiça e aos familiares. “Esse amor é a demonstração plena do comprometimento do magistrado com o Poder Judiciário”, disse.

Angela Moreno Pacheco de Rezende Lopes – Nasceu em Santos (SP), em 1964. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Santos, turma de 1987. Ingressou na Magistratura em 1990, como juíza substituta da Comarca de Marília. Também judicou em Jacupiranga, Santa Bárbara D’Oeste e Capital, sendo removida para o cargo de juíza substituta em 2º grau em 2016, atuando mais recentemente na 28ª Câmara de Direito Privado.

Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estrado da justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público); o ministro Jorge Scartezzini; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), juiz Orlando Eduardo Geraldi; o desembargador José Antonio Encinas Manfré, representando o presidente do TRE-SP; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Wallace Paiva Martins Júnior, representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo; a procuradora do Estado e assessora da subprocuradoria-geral do Contencioso Tributário-Fiscal, Danielle Eugenne Migoto Ferrari Fratini, representando a procuradora-geral do Estado de São Paulo; o defensor público coordenador do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Felippe Belem de Gouvêa Reis, representando o defensor público-geral; o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; a presidente da Associação Paulista de Magistrados, juíza Vanessa Ribeiro Mateus; a conselheira da OAB SP Ana Luisa Porto Borges, representando a presidente da OAB SP; o diretor administrativo da Associação dos Advogados de São Paulo, André Almeida Garcia, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; o delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; o marido da empossada, Joaquim Vicente de Rezende Lopes, e os filhos, Pedro Henrique, Luís Guilherme e Marcos Vinícius; magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores da Justiça, familiares e amigos dos empossados.

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (fotos)

Comentários
Assista ao vídeo