Com estreia no dia 11 de maio, o programa duplo tem direção musical de Ira Levin, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro e direção cênica de Alexandre Dal Farra. A récita de 12 de maio, sexta, será transmitida gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro
Crédito: Heloísa Bortz |
O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, estreia no mês de maio mais uma montagem inédita com dois títulos de Kurt Weill (1900-1950) e Bertolt Brecht (1898- 1956).
Ira Levin (direção musical) e Alexandre Dal Farra (direção cênica), que também dirigiram Os Sete Pecados Capitais, em 2021, e A Ópera dos Três Vinténs, em 2022, voltam ao Theatro São Pedro para apresentar o programa duplo: Aquele Que Diz Sim e O Voo Através do Oceano, de Weill e Brecht. A montagem tem cenografia de Camila Refinetti e Stéphanie Fretin, iluminação de Wagner Antônio e figurino de Awa Guimarães. As récitas acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio.
No final da década de 20 e início da década de 30, Bertolt Brecht experimentava, ao lado de compositores, dentre os quais Kurt Weill, diferentes formatos de música e teatro, sendo os mais expressivos a ópera escolar, a peça radiofônica e a peça didática. Nesse momento, discutia-se, na Alemanha, uma reforma pedagógica, e o movimento da música escolar - do qual Kurt Weill participava - se ocupava dos parâmetros para a educação musical.
Aquele Que Diz Sim foi classificada, pelo próprio Brecht, como lehrstück (peça didática/peça de aprendizagem). O enredo versa sobre um menino que quer acompanhar o professor numa expedição para trazer da cidade um medicamento destinado à sua mãe doente. A viagem é tão perigosa que a mãe não quer deixá-lo partir. O professor também procura dissuadi-lo. Mas, o menino decide partir para ajudar sua mãe.
A montagem do Theatro São Pedro conta com o elenco composto por Manuela Freua (Menino), Luciana Bueno (A Mãe), Vitor Bispo (O Professor), Mar Oliveira (1º estudante), Vitorio Scarpi (2º estudante) e Rafael Siano (3º estudante).
Já o Voo Através do Oceano teve inspiração na primeira travessia aérea realizada por um único tripulante sobre o Oceano Atlântico. Entendida como uma ode ao avanço da ciência na conquista da natureza e ao esforço humano solitário, corporificado pelo aviador norte-americano Charles A.Lindbergh (1902-1974), que realizou este voo entre o estado de Nova York e Paris sem escalas.
A composição, que em sua primeira versão, intitulava-se O Voo de Lindbergh (Der Lindberghflug) foi escrita para ser apresentada como uma peça para rádio no Festival de Música de Câmara de Baden-Baden, na Alemanha. A primeira apresentação pública teve a regência de Hermann Scherchen e foi transmitida pela Rádio da Orquestra do Sudoeste Alemão. O elenco é composto por Flávio Leite, (O Aviador), Vitor Bispo (Barítono) e Anderson Barbosa (Baixo).
BILHETERIA
Os ingressos custam de R$ 100 (inteira) a R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos por meio do site https://feverup.com/m/
TRANSMISSÃO AO VIVO
A récita do dia 12 de maio, sexta-feira, às 20h, será transmitida ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro https://www.youtube.com/@
TEMPORADA LÍRICA 2023 | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
AQUELE QUE DIZ SIM / O VOO ATRAVÉS DO OCEANO
DE KURT WEILL (1900-1950)
BERTOLT BRECHT (1898- 1956)
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ira Levin, direção musical
Alexandre Dal Farra, direção cênica e concepção cenográfica
Camila Refinetti e Stéphanie Fretin, cenografia
Wagner Antônio, iluminação
Awa Guimarães, figurino
Tiça Camargo, visagismo
AQUELE QUE DIZ SIM
[ópera escolar em dois atos, com libreto de Bertolt Brecht, com colaboração de Elisabeth Hauptmann, adaptado da versão inglesa da peça Taniko, de Arthur Waley]
ELENCO
Manuela Freua (Menino)
Luciana Bueno (A Mãe)
Vitor Bispo (O Professor)
Mar Oliveira (1º estudante)
Vitorio Scarpi (2º estudante)
Rafael Siano (3º estudante)
O VOO ATRAVÉS DO OCEANO
[rádio-cantata em 16 números curtos, com texto de Bertolt Brecht e Elisabeth Hauptmann]
ELENCO
Flávio Leite, (O Aviador)
Vitor Bispo (Barítono)
Anderson Barbosa (Baixo)
CORO
Caroline Brito da Paixão, soprano
Cintia Cunha, soprano
Daniela Apolinário, soprano
Larissa Guimarães, contralto
Verônica Tavares, contralto
Bruno Costa, contratenor
Juan Becerra, tenor
Ramon Lisboa, tenor
Rodrigo Morales, tenor
Ádamo, baixo
Fúlvio Souza, baixo
Renan Messina, baixo
Ensaio Aberto: 9 de maio, terça-feira, 19h (gratuito)
Récitas: 11, 12, 13 e 14 de maio, quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
Ingressos: Plateia: R$ 100/ R$ 50 (meia)
1º Balcão: R$ 80/ R$ 40 (meia)
2º Balcão: R$ 60 / R$ 30 (meia)
https://feverup.com/m/128944
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos
THEATRO SÃO PEDRO
Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertóriotradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e Grande São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. Desde 2022, é responsável pela gestão do Guri no Interior, Litoral e Fundação CASA. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.