Cultura - Música

Casa Museu Ema Klabin apresenta o musical Cabaret das Polacas

14 de Abril de 2023

Musical mostra a história de mulheres de origem judaica que deixaram uma forte marca na vida urbana brasileira, entre fins do século XIX e a década de 1960

Musical Cabaret das Polacas

No próximo dia 15 de abril de 2023, das 17h às 18h, a Casa Museu Ema Klabin apresenta o musical Cabaret das Polacas. O espetáculo é baseado na história real de jovens judias, oriundas de aldeias pobres do Leste Europeu, que foram forçadas pelas circunstâncias a se prostituir quando chegaram ao Brasil. Com concepção, produção e roteiro da cantora e compositora Nicole Borger, o musical gratuito tem 100 lugares presenciais e será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

Seduzidas por falsas promessas de casamentos e uma vida melhor no novo continente, milhares de jovens judias foram convencidas por uma organização criminosa chamada Zwi Migdal a deixar seus lares e suas famílias em busca de novos destinos. 

No Brasil, essas mulheres foram repudiadas, tanto pela sociedade como pela própria comunidade judaica, o que as levou a criar associações de ajuda mútua para manter as tradições judaicas e o enterro digno. Em diversos países, elas construíram cemitérios e sinagogas próprias. 

Para realizar o musical, a cantora e compositora Nicole Borger dedicou-se a uma intensa pesquisa de repertório em Buenos Aires, Nova York e São Paulo e levantou diversas canções do período, algumas cômicas e outras dramáticas. 

“No musical Cabaret das Polacas prestamos uma homenagem carinhosa a essas mulheres, tirando sua história do canto obscuro e esquecido e dignificando sua coragem e resiliência diante da vida áspera que tiveram”, diz Nicole. 

O espetáculo é formado por Ahuva Flit, Rafael Zolko e Nicole Borger (canto e dramatização) e pelos instrumentistas Daniel Szafran (piano/teclado), Vicente Falek (acordeon) e André Fajersztajn de Almeida (clarinete). A direção cênica é de Leslie Marko e cenário e produção de Yara Leite e Adriana Amorim. 

Palestra

Além do musical, na quarta-feira, 12 de abril, das 19h às 21h, a professora Beatriz Kushnir, pós-doutora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministra a palestra Mulheres Polacas, uma temática atual. 

Neste encontro, baseado nas perspectivas de uma história da cultura, a palestrante expõe sua pesquisa sobre as polacas e seus desdobramentos. Elas fundaram sociedades de ajuda mútua em cada cidade onde viveram, nas quais buscavam construir e exercitar sua identidade cultural e religiosa. A pesquisa localizou cinco destas sociedades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Buenos Aires e Nova York, debruçando-se nas duas primeiras por encontrar documentação inédita.

O objetivo do encontro é trazer a fala de um grupo marginalizado e excluído e perceber sua trajetória, deixando de lado, assim, análises de terceiros e visões estereotipadas.

Serviço: 

Palestra Mulheres polacas, uma temática atual 

quarta-feira, 12 de abril de 2023 

das 19h às 21h

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/mulheres-polacas-uma-tematica-atual

Musical Cabaret das Polacas

sábado, 15 de abril de 2023

das 17h às 18h

100 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Entrada franca* 

https://emaklabin.org.br/tardes-musicais/musical-cabaret-das-polacas 

Acesse as redes sociais

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin:

 https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Site: https://emaklabin.org.br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Comentários
Assista ao vídeo