Flávia Villela, médica especialista em Dermatologia, explica quais são os cuidados ideais pós-folia
Manchas e lesões na pele são impactos do verão no Carnaval | Foto: Divulgação |
Os dias de folia podem causar danos à pele, além das possíveis “ressacas de Carnaval’’ e inchaço corporal que conhecemos. Para falar melhor sobre isso, Flávia Villela, que é médica especialista em Dermatologia, explica que o sol excessivo e a maquiagem em abundância por dias seguidos, assim como o suor e a falta de hidratação, influenciam diretamente na saúde e qualidade da nossa pele.
Segundo ela, ainda dá tempo de recuperar a pele saudável no período pós-carnaval, uma vez que as pessoas também interrompem os cuidados durante os bloquinhos e praias. “Durante os eventos carnavalescos, principalmente sob o sol forte de verão, as pessoas acabam suando muito e perdendo líquido, o que não é nada favorável para as glândulas da pele. Afinal, essa reposição de água e líquidos nem sempre acontece, assim como o uso e reposição do protetor solar é deixado de lado’’, diz.
A hidratação é um ponto importante, é preciso retomar a ingestão adequada de água e alimentação balanceada, além do uso utópico de dermocosméticos, prescritos pelo seu médico.
Impactos do verão no Carnaval
Esse é um momento propício para o aparecimento de lesões e manchas de pele. “As mulheres não removem corretamente a maquiagem e logo inserem mais produto onde já existia, e não se preocupam com os cuidados prévios com a pele devido ao ritmo intenso de festas”, reforça Flávia Villela.
Tratamentos capilares pós-carnaval também são importantes para recuperar os fios | Foto: Divulgação |
“O excesso de maquiagem, adereços, pinturas e colagens faciais e corporais acarretam cravos, espinhas, olheiras e manchas. Essas são as principais queixas dermatológicas em todas as temporadas do ano e não seria diferente no Carnaval. Isso acontece porque os poros são entupidos por esses artigos, o que gera uma pele mais oleosa e favorece o envelhecimento precoce’’, alerta a médica.
Para o corpo algumas sessões de drenagem para ajudar na diminuição do inchaço e retenção de líquido.
Como recuperar a pele
O próximo passo é remover os micropontinhos brilhantes dos fios, por isso, a importância de tratamentos capilares pós-carnaval também. Flávia Villela orienta que “o objetivo é hidratar profundamente o couro cabeludo e mechas das agressões externas, além de recuperar os danos também sofridos pelo calor, suor e sol’’.
A especialista ainda explica que poucas horas de sono sinalizam uma pele visivelmente cansada, sem viço, com olheiras e muito ressecada, sem contar o cansaço físico e mental.
Flávia Villela, médica especialista em Dermatologia, fala sobre o assunto do release | Foto: Divulgação |
E quem deseja devolver vitalidade, brilho e saúde para a pele após os bloquinhos ou a praia, pode apostar em alguns tratamentos de consultório que dão resultado imediato, como peelings e máscaras faciais, e a limpeza de pele mais profunda. Tudo isso para repor os nutrientes na pele do rosto.
“Esses tratamentos dermatológicos, associados a demais técnicas estéticas, podem amenizar manchas e ajudar na cicatrização de acne e remoção de impurezas. Deixar a pele respirar e atenção redobrada para o uso do protetor solar são outros fatores indispensáveis. Uma última dica é beber muita água e hidratar todo o corpo’’, finaliza ela.