Colaboradores - Ruvin Singal

Homenagem: Maria Tereza Grégori

19 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Thereza formou-se contadora e estudou também pintura. Desembaraçada, porém, bastante jovem conseguiu emprego de secretária, pois precisava ajudar a mãe viúva. Era vaidosa e sempre deixava um dinheirinho de lado, para comprar sapato e roupa. Começou a participar de um grupo, que se chamava "Letras e Artes", e esse grupo fazia exposições e palestras. Foi assim que foi trabalhar na Escola de Arte Dramática, dirigida pelo Dr. Alfredo Mesquita, celeiro de muitos artistas de teatro, cinema e, mais tarde televisão. Maria Thereza conhecia todos.

No começo da Televisão Tupi ela foi chamada por Abelardo Figueiredo para apresentar a "Revista Feminina", o primeiro programa do estilo, na televisão. À tarde, horário morto, até então. E ali a moça aconteceu. A Revista tinha de tudo, era realmente uma revista. A capa, sempre apresentada por Maria Thereza, trazia a pauta da revista. E dentro: moda, culinária, arte, divulgação de eventos, assuntos médicos, entre outros. Por treze anos esse programa esteve na TV Tupi. Foi ainda nessa fase que Maria Thereza, após uma viagem internacional, resolveu fazer o "Mercado de Trocas", também uma novidade no Brasil, à molde do "Mercado das Pulgas"de Paris. Bem inteligente, Maria Thereza passou a fazer isso também fora da televisão, e conseguiu um trabalho, uma fonte de renda extra.

É casada há mais de 40 anos e têm 2 filhos: Marcelo e Átila Junior. Da TV Tupi, Maria Thereza foi para a TV Bandeirantes. Novo sucesso. Ficou lá por vários anos também. E mais tarde esteve ainda na TV Gazeta. Essa terceira fase do programa foi a mais curta. Ficou no ar apenas um ano. Mas, ao todo, por mais de 25 anos a pioneira Maria Thereza apresentou às mulheres um programa de gabarito. Preocupou-se, ela sempre afirma, não só em divertir, mas ensinar e ajudar. Muitas mulheres, ela tem cartas que confirmam, tiveram suas vidas mudadas, ao assistir "Revista Feminina", ou por ouvir um conselho médico, ou por aprender uma arte, um artesanato, e depois colocar isso na prática, tornando-se profissionais. Maria Thereza sempre fazia concursos, encontros e festas. A característica principal de Maria Thereza, realmente é gostar das pessoas e as tratar com toda naturalidade. Estar diante das câmeras, para ela, era tão natural como estar em sua casa, no meio de amigas e de gente conhecida. Até hoje ela é assim, quando colabora com a "Coleta do Banco de Sangue", em São Paulo.

Maria Thereza Grégori uma das  mulheres mais  bonita e elegante que conheci. No aniversário da televisão brasileira, comemorou-se no Restaurante Gigeto, ao lado de sua irmã Baby Gregoy, onde tive a honra de ser fotógrafo para nossa coluna.
Infelizmente Maria Theresa nos deixou em 17/12..e já fica uma grande saudade e nossa HOMENAGEM!!!!

Comentários
Assista ao vídeo