Maior plataforma de fotógrafos do Brasil, o Fotop encerrou 2022 com o melhor ano de sua história, atingindo bons números em todos os seus segmentos de atuação. Com faturamento recorde e diversos profissionais cadastrados na plataforma, a empresa também atuou em mais de 1000 diferentes cidades em todo o país, mostrando uma presença ainda mais consolidada no mercado.
Entre os planos para 2023, a empresa está focada em ampliar a atuação em outros países e ampliar as possibilidade de ganhos para os fotógrafos em outros segmentos |
“Fomos duas vezes melhores do que tínhamos sido no nosso melhor ano até então. Tivemos mais de 10 mil eventos publicados na plataforma só na área esportiva. Conseguimos consolidar ainda mais nossa presença no mercado português, o que também abriu oportunidades para fotógrafos nossos no país”, afirmou André Chaco, CEO do Fotop.
Um dos motivos do grande sucesso de 2022 também se deve a quantidade de fotógrafos faturando com a plataforma, que ultrapassaram 1000. Isso gerou mais de 2,5 milhões de atletas fotografados e mais de 95 mil oportunidades de trabalho para os profissionais cadastrados na plataforma do Fotop.
André Chaco fotografando o Rally Dakar – Foto por: Duda Bairros |
“Sempre tivemos clareza da importância do nosso trabalho e o quanto tudo o que fazemos impacta na vida dos fotógrafos, mas quando fechamos o ano de 2022 e tivemos conhecimento que geramos mais de 90 mil oportunidades de ganho para fotógrafos, isso tornou tudo ainda incrível”, conta Chaco.
Para este ano, a ideia é expandir horizontes internacionais de trabalho e de segmento, especialmente no mercado de formatura e turismo. “A ideia é sempre fazer mais e melhor. Mas sendo mais específico, em termos de produto, estamos chegando com uma novidade/surpresa ainda neste primeiro trimestre que vai melhorar muito a atuação dos nossos fotógrafos, economizando tempo e facilitando a vida deles. Vamos ampliar ainda mais nossa participação em eventos. Somente de L`Étape teremos 3 edições, Maratona de Curitiba e outros eventos que já temos parceria. Então, como desafio, vamos aumentar a presença fora desse eixo Rio-SP, ter um produto mais versátil para outros mercados e tentar trazer mais eventos para o marketplace”, comentou Chaco.
Nova plataforma de marketplace é aposta em 2023
Como uma das principais novidades deste ano, o lançamento do novo marketplace do Fotop Serviços também nasce com a expectativa de gerar mais oportunidades ao mercado fotográfico.
Renato Cukier em evento do Ticket Sports – Foto por: Agência Ophelia |
“A principal diferença é que agora, quando um cliente faz o pedido de um serviço, os fotógrafos interessados poderão fazer a sua proposta, e o interessado escolhe aquele que melhor se enquadra na necessidade do projeto. E na própria plataforma o fotógrafo vai poder subir as fotos do trabalho, não tendo que enviar as imagens diretamente ao cliente fora desse ambiente seguro que o Fotop proporciona”, explicou Renato Cukier, COO da empresa.
Ainda segundo Cukier, a ferramenta também vai auxiliar na ampliação de escopo de serviços, tornando o Fotop uma plataforma para fotógrafos de todas as áreas de atuação. “O objetivo para este ano é gerar muito mais serviços fora dessa área de corrida e setor imobiliário. Ter um escopo mais amplo. Assim, todo fotógrafo com portfólio aprovado vai receber essas propostas de trabalho. A meta é transformar o Fotop num canal de oportunidades para fotógrafos de todos os segmentos”.
Setor imobiliário entre as prioridades de 2023
Para o setor imobiliário, Cukier finaliza reforçando o trabalho já iniciado em 2022, através do Fotop Serviços Business, onde estão os clientes com mais demanda de fotografia neste mercado, gerando ainda mais oportunidades de trabalho.