Informes -

Henri Castelli, Paloma Bernardi, Sophia Abrahão, Dani Moreno e Patati Patatá prestigiam Festa de Nat

13 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tarde de quarta, 11, foi especial para mais de 350 crianças que estiveram na Festa de Natal do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. Promovida em parceria com o Projeto Papo Cabeça, a celebração teve como padrinhos os atores globais Henri Castelli, Paloma Bernardi, Sophia Abrahão e Dani Moreno. A mestre de cerimônia foi a jornalista e apresentadora Analice Nicolau, tendo como destaque um show do Patati Patatá. As crianças e adolescentes que estão internadas, em tratamento ou foram tratadas na instituição e seus irmãos, receberam kits de presentes das mãos do Papai Noel.

Protagonista de Flor do Caribe, Henri Castelli se emocionou com o carinho recebido por parte das crianças. “É sempre bom demais estar junto das crianças, pois elas transmitem uma energia diferente, especial”, destaca o ator, que estava acompanhado da namorada, a jornalista Juliana Despírito, grávida de 8 meses.

Pela primeira vez em um evento especialmente dedicado às crianças com câncer, a atriz Sophia Abrahão, a Nathasha de Amor à Vida e que despontou como a Alice da novela infanto-juvenil Rebelde, se emocionou com os momentos compartilhados com as crianças. “Estou muito sensibilizada com a alegria destes pequeninos. Uma experiência, sem dúvida, inesquecível”, diz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eleita melhor revelação da TV pelo Prêmio Contigo 2013 por sua atuação como Aisha, em Salve Jorge, a atriz Dani Moreno afirma que a festa a fez recordar experiências pessoais bem marcantes. “Minha tia faleceu de câncer de mama, mesma doença que também foi diagnosticada na minha mãe, situações que fizeram com que eu pudesse vivenciar o quanto o paciente se debilita ao longo do tratamento e que ele anseia por atenção e amor. Foi justamente isso que quis transmitir para as crianças hoje”.

Grande revelação de Viver a Vida e com atuação também nas novelas Insensato Coração e Salve Jorge, além do musical Fama, a atriz Paloma Bernardi afirma que vai aconselhar colegas a visitar crianças em tratamento de câncer e outras doenças. “É fundamental que consigamos ter tempo e disposição para levarmos um sorriso para alguém que tanto necessita de atenção e que isso deve acontecer não só no Natal, e sim em todas as épocas. É necessário haver não apenas doação de algo material e sim doação de afeto, alegria e esperança”, enaltece,

Idealizadora do Projeto Papo Cabeça, Alezinha Roldan buscou no engajamento pela causa da prevenção e combate ao câncer uma forma de levar aos demais pacientes do A.C.Camargo o mesmo carinho dedicado pela equipe médica à sua filha, curada na instituição de um câncer raro de Cabeça e Pescoço. “Esta festa é um presente para estes pacientes tão especiais que, por não serem necessariamente de família com boa situação financeira, não conseguiam curtir uma grande festa de Natal”, diz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Queremos que as crianças se sintam valorizadas e cada vez mais integradas a uma rotina semelhante a qual ela teria fora do tratamento. Nossa missão é que o paciente encare sua permanência no hospital como apenas uma breve fase de sua vida e que uma trajetória longa e feliz aguarda por elas”, acrescenta a Gerente de Ensino do A.C.Camargo, Ana Hidalgo.

Mais de 7 entre 10 são curados - O câncer infantil no Brasil atinge uma a cada 600 crianças e adolescentes até os 15 anos. A boa notícia é que centros especializados no tratamento da doença, dentre eles o A.C.Camargo, registram entre 70% e 80% de sucesso no tratamento, ou seja, de 7 a 8 a cada 10 pacientes vivem, no mínimo, mais de 5 anos após o diagnóstico. De acordo com a diretora de Pediatria do A.C.Camargo, Cecília Lima da Costa, este dado é reflexo do avanço das pesquisas e dos protocolos de tratamento ao longo das últimas décadas. "Nos últimos 30 anos, o tratamento do câncer infantil deu um salto impressionante. No final dos anos 1970, segundo levantamento aqui do A.C.Camargo, apenas 20% das crianças com retinoblastoma (um câncer da retina do olho) podiam ser consideradas curadas, um índice que hoje está em 92%. Nas leucemias linfocíticas agudas essa taxa era de 20% e atualmente chega a 86% e esses são apenas alguns exemplos", enaltece a oncologista pediatra.

Os tipos de câncer que mais atingem as crianças são as leucemias, mais frequentemente na faixa etária dos 2 aos 5 anos de idade. Cânceres do sistema nervoso central vêm em seguida e, em terceiro lugar, os linfomas, que são cânceres do sistema linfático. Os tumores sólidos abdominais (tumor de Wilms e neuroblastoma) constituem uma parcela semelhante à dos linfomas. Completam a lista dos cânceres mais comuns em crianças os ósseos, os sarcomas de partes moles (sendo o rabdomiossaroma o mais frequente), de olho, os de células germinativas e os das glândulas supra-renais ou adrenais.

 

Comentários
Assista ao vídeo