Para manter-se atualizado no mercado, é importante atentar-se às tendências da tecnologia, como Machine Learning e Outsourcing
Investir em tecnologia é a melhor maneira de manter o potencial de crescimento de uma empresa. Além de mantê-la concorrente no mercado, a tecnologia aumenta produtividade, agiliza processos e melhora o relacionamento com clientes.
Seis recursos tecnológicos para empresas que estão em alta em 2022 | Foto: Pexels |
Diante desse cenário, surgem cada vez mais recursos tecnológicos para atender empresas, que devem ser aproveitados ao máximo. Porém, cada inovação contempla campos diferentes e cabe aos empreendedores analisarem qual é útil para seu negócio, a fim de não investir errado.
Conheça as tendências tecnológicas que estão transformando o funcionamento das rotinas empresariais em 2022.
Outsourcing de TI
Outsourcing é o termo em inglês para ‘terceirização’. É o ato contratar uma empresa externa para ficar responsável pela área tecnológica de TI. Tornou-se uma medida para empresas que precisam se adaptar às novidades rapidamente e de forma assertiva.
Pois, as responsabilidades de execução e atualização de softwares são repassadas para profissionais especializados na área, que trarão resultados reais para a corporativa. Logo, não há custo de implementação de infraestrutura de TI e nem de contratação, já que tudo vem com a empresa terceirizada.
O restante da equipe, que não é do setor de TI, também terá mais produtividade em suas áreas. Visto que só terão que focar em seus processos, enquanto problemas com sistema ficarão por conta do outsourcing.
A equipe de TI fica responsável por:
Computação em nuvem
Cloud Computing é um recurso dinâmico que surgiu para substituir sistemas físicos de bancos de dados, que possuem alto custo de manutenção e não conseguem interagir um com o outro.
O armazenamento em nuvem integra a maioria das atividades de uma empresa. Lá podem estar os dados da corporativa, de forma segura e acessível para todos, que tenham permissão, acessarem de qualquer lugar e a qualquer hora.
Basta um aparelho ligado ao ‘cloud’ para que uma atividade seja desenvolvida ao mesmo tempo que é compartilhada com outros funcionários.
Inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) não é uma ideia tão nova assim, mas ela está deixando de ser uma utopia e se aproximando da realidade. Um estudo do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) realizado em 2021 constatou que 66% dos líderes do setor concordam que a IA será a responsável pela maioria dos processos de inovação do setor industrial.
Diferentemente do que mostram em filmes, em que a IA é uma máquina capaz de se revoltar contra humanos, o sistema inteligente se baseia em uma infinidade de dados e padrões de comportamento para atender as demandas que foram lhe passadas. Muitas dessas demandas só eram feitas por humanos, pois dependiam do raciocínio cognitivo.
A partir da IA, as atividades que dependiam do pensamento humano, podem ser feitas com a mesma lógica, apresentando os mesmos resultados em muito menos tempo: fórmula perfeita de produtividade.
A perspectiva é que esse sistema se aperfeiçoe e passe a ser ainda mais útil para todas as áreas do meio corporativo, a partir da alimentação de algoritmos.
Machine Learning
Dentro da Inteligência Artificial, está o Machine Learning – aprendizado de máquina, que a partir da análise de dados, reconhecer padrões de comportamento humano e consegue simular a consciência humana para tomar decisões. É usado para prever o comportamento do cliente e oferecer soluções assertivas para possíveis cenários.
A parte mais atrativa desse sistema é sua capacidade de se aprimorar sem interferência humana, ou seja, ele é capaz de melhorar o entendimento da lógica humana sozinho, apenas analisando mais e mais dados. Apesar de serem autodidatas, precisam de profissionais qualificados para produzir as instruções de base.
Big Data
Mais um sistema de análise de dados, porém com um objetivo diferente: interpretar as tendências do mercado, comportamento de consumo e identificar possíveis clientes. Com o Big Data, os dados se tornaram um produto de comercialização de tão preciosos. Pois uma análise bem feita impacta diretamente nos resultados de vendas.
Esse sistema pode ser usado para escolhas internas da empresa, como a procura por um perfil de candidato para uma vaga, ou para prever o futuro econômico do país. Em anos eleitorais, são feitas apurações a partir do Big Data para prever as porcentagens de votos de cada candidato.
Hiperautomação
A automação já é uma realidade habitual das empresas, se trata do ato de tornar algumas atividades, antes feitas manualmente, automáticas, como o backup do computador. A hiperautomação une a automação com a automatização robótica, deixando os robôs ainda mais próximos dos humanos.
Em outras palavras, é a evolução da automação unida com a Inteligência Artificial. Quando é aplicada de forma estratégica, melhora a escalabilidade e produtividade das empresas.