Informes -

Prevenção da trombose também ajuda na qualidade de vida

26 de Outubro de 2022

A prevenção e os cuidados com a trombose são importantes, já que estamos falando de uma doença que, muitas vezes, não é percebida pelo paciente. Uma boa alimentação, reduzir o tabagismo e evitar ficar sentado por muito tempo ajudam na redução dos riscos.

Foto: Freepik / Divulgação

A prevenção e cuidados com a trombose podem garantir a saúde e o bem estar do paciente”, afirma o médico João Carlos Neto Araújo, clínico geral do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) estima que, todos os anos, aproximadamente 180 mil novos casos da doença surgem no Brasil. Porém, até mesmo as estatísticas são difíceis, já que a doença é “silenciosa”.

A trombose tem como característica o desenvolvimento de um coágulo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo, causando o entupimento do vaso e dificultando o retorno venoso ao coração. O Dr. João Carlos diz que a trombose atinge, principalmente, as veias das pernas (venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar).

Os fatores de riscos para desenvolver Trombose Venosa Profunda envolvem a idade; uso de medicações, como contraceptivos orais, quimioterápicos e tratamentos hormonais; obesidade; varizes nas pernas; gravidez e pós-parto; tabagismo; e doenças crônicas, como a insuficiência cardíaca; e doenças agudas, como infarto do miocárdio, e infecções, como pneumonia.
Veja a seguir algumas dicas.

Como prevenir a trombose
– Mantenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes;
– Faça atividades físicas ao menos 3 vezes durante a semana;
– Beba muita água para evitar a desidratação;
– Procure manter o peso ideal;
– Faça o uso de meias elásticas;
– No expediente ou em longas viagens, levante-se e faça pequenas caminhadas;
– Corte o cigarro e evite o consumo de bebidas alcoólicas;
– Eleve as pernas durante alguns minutos do dia;
– Visite o médico regularmente.

Comentários
Assista ao vídeo