Informes - GERAIS

Principais diferenças entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

17 de Outubro de 2022

Você já se perguntou qual é a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Por outro lado, você já se perguntou se existem diferenças entre as duas definições?

Foto: Divulgação/ Freepik

Tanto o Inbound Marketing quanto o Marketing de Conteúdo são conceitos relativamente novos, e a integração deles no meio digital no mercado brasileiro tem contribuído para um boom nessa discussão. Afinal, existe uma diferença ou são apenas sinônimos?

Como veremos neste post, esses dois conceitos não devem ser considerados “diferenças” ou “sinônimos”, mas sim como complementos um do outro para somar ao pipeline de vendas.

Vamos dar uma olhada em cada um desses dois conceitos e a relação entre eles:

O que é Inbound Marketing

Usando tradução livre, podemos definir Inbound Marketing como marketing de atração.

A ideia por trás do Inbound é que, em vez de as empresas usarem técnicas ortodoxas para buscar clientes, deixe que os consumidores o encontrem voluntariamente por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais e muito mais.

O que pode ser potencializado ao utilizar o CRM. Afinal, por mais que os clientes cheguem de forma orgânica, é possível oferecer conteúdos específicos para o público-alvo.

No inbound marketing, é o cliente que chega ao site da empresa, mas ao invés de fazer uma compra imediata, ele busca as respostas que precisa em primeiro lugar. Ou, eventualmente, para satisfazer a curiosidade e tropeçar, você precisa de uma solução.

Esta é uma tecnologia que se adapta bem à era atual, pois as pessoas usam cada vez mais os mecanismos de busca para encontrar respostas para suas perguntas.

Outro detalhe importante do inbound marketing é que os relacionamentos não são apenas de visitantes e clientes. Ao contrário do tradicional, existem funis de venda que seguem uma sequência um pouco mais complexa e detalhada com:

  • Visitantes;
  • Clientes em potencial;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

Ou seja, não é o tipo de relacionamento em que uma pessoa vai a uma loja e se torna cliente diretamente.

No Inbound, as vendas não são “empurradas”, mas acontecem com pessoas que já conhecem a empresa, já entendem os problemas que têm e as soluções que podem entregar.

Além disso, existem basicamente 5 passos básicos que fazem parte de uma estratégia de inbound marketing. Isso torna o método um processo de aquisição de clientes sistemático, escalável e previsível:

  1. Atrair

Traga visitantes para o seu site através do conteúdo que você cria. Atrair principalmente através de busca orgânica, busca paga, CRM vendas ou redes sociais.

  1. Conversão

Reúna os contatos do usuário para poder construir um relacionamento com eles, transformando-os em leads. A conversão pode ser feita oferecendo o produto gratuitamente na página de destino.

  1. Relacionar

Essa é a chave para direcionar os clientes em potencial para o momento da compra.

  1. Vender

O momento da compra fica mais fácil e rende mais resultados depois que o relacionamento anterior com o prospect já está mais próximo. Coordenar equipes de marketing e vendas para qualificar seus prospects para vender seus produtos para as pessoas certas.

  1. Analisar

Para manter a máquina funcionando e evoluindo, examine cada etapa e determine o que precisa ser ajustado.

O que é Marketing de Conteúdo

Para ir direto ao ponto, o marketing de conteúdo é todo o tipo de postagem produzida para educar, informar e entreter futuros clientes. Este é o combustível da Inbound.

A ideia é que as pessoas não apenas respeitem a marca e a usem como referência no futuro, mas também se tornem clientes.

Sua aplicação já aconteceu antes da era digital. Sim, o marketing de conteúdo offline existe. E já faz um tempo!

Por exemplo, digamos que sua empresa seja uma clínica estética. Você pode criar um blog de beleza e bem-estar e começar a produzir conteúdo desse assunto para atrair futuros clientes.

Ao contrário de uma assessoria de imprensa, o marketing de conteúdo não é sobre a empresa em si, é sobre o que ela pode oferecer (ou fazer) aos clientes.

Você pode, inclusive, utilizar o CRM gratuito para saber quais são os assuntos que geram mais resultados.

Existe inbound marketing para marketing de conteúdo?

O processo de inbound está diretamente ligado ao marketing de conteúdo, pois a geração de leads não pode ser alcançada sem um bom conteúdo.

Podemos resumir brevemente que o marketing de conteúdo é uma estratégia de relacionamento com o cliente, enquanto o inbound é uma tática de conversão e vendas.

A verdade é que não existe inbound marketing ou conteúdo separados. Nenhuma das partes pode sobreviver sem a outra.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Comentários
Assista ao vídeo