Informes - GERAIS

Evento do Dia das Crianças atraiu mais de 2 mil pessoas ao Parque Raya

14 de Outubro de 2022

Iniciativa sociocultural, realizada pela Unimed Ribeirão Preto, ofereceu uma série de atividades para as crianças, como contação de história, plantio de árvores, recreação, teatro infantil e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

 

Em Ribeirão Preto, o Dia das Crianças foi comemorado de uma forma bastante especial. Quem passou pelo Parque Luís Carlos Raya, na manhã de quarta-feira, dia 12 de outubro, se deparou com uma grande festa, preparada especialmente para o público infantil pela Unimed Ribeirão Preto.

 

Mais de 2 mil pessoas estiveram presentes na ação, que teve plantio de mudas realizado pelo projeto ArboreSer, apresentação de animais do canil da Polícia Militar, sessão de contação de história do projeto “Viajando com as Histórias” (com intérprete de Libras), teatro musical infantil, recreação com brincadeiras tradicionais e jogos de mesa, orientações práticas de primeiros socorros em crianças, ministradas por profissionais da equipe de socorristas da Unimed, entre outras atividades. O encerramento da festa ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto que executou repertório exclusivo de clássicos infantis e de músicas tradicionais da infância. As crianças também ganharam picolé, pipoca, algodão doce e bexiga.

 

Parceria com muitos benefícios

A ação, voltada para a toda a população, de forma gratuita, marcou a parceria da cooperativa médica com a Prefeitura Municipal - através do Programa Verde Cidade, da Secretaria Municipal de Infraestrutura -, que assumiu a conservação e manutenção do Parque Raya a partir do mês de outubro. “Assumimos um termo de compromisso pela zeladoria do parque, onde iremos cuidar das áreas verdes e manutenção do espaço público, para que o local esteja sempre com um ambiente agradável, democrático e inclusivo. Nossa proposta é incentivar o cuidado com a saúde e com o meio ambiente, proporcionando ações de envolvimento com a comunidade. Por isso, nada melhor do que comemorar essa parceria com um evento para toda a família, no Dia das Crianças”, explicou o CEO e diretor geral da Unimed Ribeirão Preto, Julio Cesar Paim.

 

Para a diretoria da cooperativa médica, o evento foi um sucesso e superou as expectativas de público. “Foi um evento especial para atender a população. E no Dia das Crianças, nossa intenção foi proporcionar um dia feliz, com entretenimento e diversão. Isso simboliza a importância das parcerias que só trazem benefícios para nossa comunidade”, disse o presidente da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira. “Foi um dia de festa e muito especial para todos nós. A variedade de atividades divertiu as crianças. Estamos felizes com essa parceria e em poder cuidar do parque daqui para frente”, lembrou o médico Moysés de Oliveira Lima Filho, vice-presidente da Unimed Ribeirão Preto.

 

Quem também passou pela festa foi o prefeito Duarte Nogueira. “Mais uma parceria da Prefeitura de Ribeirão Preto e a Unimed, que assume a gestão e conservação do Parque Raya para que nós possamos ter nessa área de lazer e convivência, um espaço limpo, bonito, agradável e seguro, para que os visitantes possam contemplar a natureza e se divertir”, comemorou.

 

Quem foi, aprovou

O empresário Gula Biagi, idealizador do projeto colaborativo de plantio ArboreSer, esteve no evento acompanhado por 20 voluntários que, juntos com as crianças, plantaram 20 mudas de árvores. Para Biagi, colaborar com o evento foi uma forma de despertar nas crianças o valor de uma árvore. “Estamos aqui lutando para que essas crianças tenham uma cidade mais arborizada. Nosso objetivo é despertar o interesse pela arborização. A parceria que a Unimed faz com os parques da cidade é extremamente importante porque ajuda o poder público e entrega um serviço de qualidade à população. E quem ganha com isso é a sociedade como um todo”, destacou o empresário.

 

Cláudia Aparecida Vicente Oliveira trabalha na área de atendimento da Unimed Ribeirão Preto e também esteve no parque, acompanhada pelo marido e os dois filhos. “Adoramos tudo. As brincadeiras e todas as atividades. Temos o costume de frequentar o parque aos finais de semana, mas hoje o dia está muito especial. As crianças estão adorando”, disse Cláudia.

 

Da mesma opinião compartilha o casal Flávia Vancin Massa e Anderson Massa, pais de Jamile, de 5 anos, e Aisha, de 6 anos. “Achei o evento extremamente organizado, com enorme diversificação de atividades e, principalmente, preocupação com a inclusão ao oferecer contação de histórias com intérprete de Libras. Fiquei muito feliz”, comentou Flávia.

 

Flávia Bliudzuis Passaglia é mãe dos gêmeos Bernardo e Helena, de cinco anos. A dupla não parou um segundo de brincar e se dividiu entre a contação de história e a interação com os personagens infantis. “A festa foi muito importante para a cidade porque há muito tempo não víamos um evento desse porte, com tantas atividades para as crianças de forma gratuita, principalmente no momento em que estamos passando, no pós pandemia. Realmente, a Unimed presenteou as crianças e, claro, os pais. A empresa pensou em todos os detalhes, desde a alimentação das crianças até as atividades lúdicas e interativas”.

 

Parque Municipal Dr Luís Carlos Raya

Localizado numa área de 40 mil metros quadrados na zona sul de Ribeirão Preto (rua Severiano Amaro dos Santos, s/nº, no Jardim Botânico), o parque   foi inaugurado em 2004, no espaço onde, por décadas, funcionou uma pedreira de basalto. O espaço possui extensa área verde, lagos e cachoeira artificiais, 1.100 metros de pista asfaltada para corridas e caminhadas, praça de alimentação, espaço coberto para leitura e palco coberto, sendo uma das principais áreas de lazer da cidade. O local homenageia o médico Luís Carlos Raya, um dos mais importantes nomes da Pediatria em Ribeirão Preto. A partir de outubro, o local ganha atenção especial da Unimed Ribeirão Preto que, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, assume os cuidados de conservação e manutenção do espaço. A responsabilidade de zeladoria a cargo da cooperativa na parceria acordada abrange a manutenção de toda as das áreas verdes do parque, com roçadas periódicas, replantios necessários e melhorias no paisagismo e na estrutura geral do local, sempre que necessário.

Comentários
Assista ao vídeo