Cultura -

Brasileiros conquistam espaço em região que é dominada pelos maiores artistas do mundo

14 de Outubro de 2022

The Four Elements, ou Os Quatro Elementos, estará em exibição nos dias 22 e 23 de outubro na galeria Caelum, no Chelsea, a poucos metros do High Line Park, uma das regiões mais badaladas de Nova York. O bairro é conhecido por abrigar as maiores e mais importantes galerias de arte que recebem expositores do mundo todo.

O fotógrafo Elton Davel e o casal de bailarinos Junio Enrique e Ana Luiza Luizi | Foto: Divulgação

A mostra é uma parceria entre o fotógrafo brasileiro Elton Davel e os bailarinos atuantes no Metropolitan Opera House, em Nova York, Ana Luiza Luizi e Junio Enrique, o “That Brazilian Couple”. O projeto reúne 26 fotografias que apresentam os dois bailarinos brasileiros interagindo com os quatro elementos: ar, água, terra e fogo. A exibição tem como objetivo enfatizar como a conexão do ser humano com a natureza é necessária. Em parte do manifesto, os artistas declaram: conectar-se com a natureza significa deixar de lado a crença de que somos muito importantes, quase divinos, e perceber, de uma vez por todas, que somos humanos”.

Além da exibição das fotografias, haverá o lançamento de um livro, com o mesmo título, abordando a concepção da proposta cultural. Um minidocumentário, que trata da obra, também está a caminho, com cenas dos bastidores da produção e diversas entrevistas.

Parte dos lucros com o projeto será destinada a povos originários da América Latina. Alguns indígenas nativos foram entrevistados e estarão presentes tanto no documentário quanto no livro. Os três parceiros da mostra afirmam que se sentem beneficiados por, fazendo o que amam, poderem ajudar pessoas em necessidade.

Povos indígenas

Há preocupação por parte do grupo sobre entender melhor a realidade desses povos indígenas não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Quando participaram de uma experiência no Brasil, Ana e Junio tiveram contato com um sanador indígena peruano chamado Luís Chipana, que os ensinou a utilizar os quatro elementos como instrumentos de cura. Eles participaram de alguns rituais e foram apresentados ao poder desses elementos para purificação espiritual. Luís é também um terapeuta que trabalha com os elementos de forma psíquica, energética e material.

Os povos indígenas são muitas vezes incorporados aos centros urbanos, ao mundo moderno, por causa da crescente industrialização. Eles perdem suas terras e vão para as cidades, abandonando sua ligação com a natureza. Quem não se adéqua à urbanização acaba por passar dificuldades.

O casal de bailarinos Ana Luiza Luizi e Junio Enrique por Elton Davel | Foto: Divulgação

Os Quatro Elementos

Os quatro elementos — terra, água, ar e fogo — são utilizados muitas vezes para explicar a natureza em sua totalidade. Eles estão presentes em inúmeras culturas, tanto no Ocidente quanto no Oriente. Segundo o filósofo grego Empédocles, por exemplo, tudo que existe no universo é composto pelos elementos primordiais.

Para os indígenas, a natureza é como se fosse uma família. O fogo e o ar são elementos masculinos, enquanto a água e a terra são femininos. Como o meio ambiente é composto pelos quatro elementos, os animais, plantas e homens são considerados todos integrantes dessa família.

Dessa maneira, todos somos parentes, sendo imprescindível preservar a natureza e o meio ambiente, respeitando suas leis em busca de harmonia. Vale ressaltar que os quatro elementos são importantes porque nenhum ser vivo sobrevive sem a sua presença.

Segundo um trecho do livro, “a consciência de que o ser humano é parte da natureza desperta a capacidade de sensibilização com o que acontece com o planeta e leva a um desejo de ser guardião da substancial relação que o liga à mãe-terra”.

That Brazilian Couple

O casal de bailarinos é sucesso nas redes sociais, somando mais de 2 milhões de seguidores e mais de 1,5 bilhão de visualizações. Eles lançaram uma campanha no site de financiamento coletivo internacional Indiegogo clamando aos amantes das artes de todo o mundo a contribuírem para o sucesso da exibição em Manhattan, Nova York. Você pode acessar a campanha neste link.

A mostra, no dia 23 de outubro, terá transmissão ao vivo pela internet, de forma a contemplar as pessoas que não poderão ir ao evento em Nova York. Será apresentada uma performance especial dos bailarinos, com uma oportunidade de doação para os povos indígenas.

Ana e Junio, o “That Brazilian Couple”, estão ensaiando uma peça coreografada pelo irmão de Enrique, Humberto Teixeira, criada especialmente para a exibição, com uma música composta pelo indígena Luís Chipana.

Para saber mais, acesse: www.thefourelements.world

Comentários
Assista ao vídeo